Essenciais
Suíça: Quando chegar lá

5 coisas para fazer na Suíça

A Suíça tem passeios e encantos inacreditáveis que irão fazer com que você se apaixone pelo país durante os seus estudos!

5 coisas para fazer na Suíça

Quando você estuda no exterior, quer conhecer o máximo possível o país estrangeiro, além de conseguir o seu diploma. Com certeza, poder viajar e explorar uma cultura totalmente diferente é uma das melhores partes desta experiência!

 

Com isso em mente, nós listamos cinco coisas que você não pode deixar de fazer enquanto estiver estudando na incrível Suíça!

 

1. Conhecer a CERN – Organização Europeia para Pesquisa Nuclear

 

 

A CERN (European Organization for Nuclear Research) não só é uma pioneira em descobertas científicas desde a sua fundação como também o berço da world wide web após a sua criação pelo cientista britânico Tim Berners-Lee em 1989. Basicamente, é um lugar indispensável de se visitar!

 

Localizada na fronteira entre Suíça e França, você pode conhecer o maior laboratório de física do mundo com um tour guiado e gratuito. Para aqueles que estiverem cursando uma área de estudo de ciências, não há muitos lugares mais interessantes do que a CERN para entender como e por que nós estamos aqui. Mas o passeio é válido para estudantes de qualquer área!

 

Em funcionamento desde 1954, a Organização tenta compreender a origem do nosso mundo. Usando o acelerador de partículas mais poderoso do mundo, os seus cientistas fazem com que os prótons colidam em uma velocidade quase similar à da luz a fim de recriar os primeiros momentos do universo. Depois, físicos do mundo inteiro analisam os dados por meio de uma rede de computadores de alcance global.

 

Além disso, centenas de estudantes de universidades locais são convidados pela CERN todos os anos a participar de treinamentos inigualáveis em pesquisa e engenharia. Quem sabe você não pode ser um deles?

 

Você nem estaria lendo isto se não fosse pelo trabalho deles, que tal fazer uma visita em homenagem ao Tim, o inventor da web?

 

2. Visitar os Alpes Suíços

 

 

Não poderíamos deixá-los de fora, não é mesmo? Se você for para a Suíça, precisa conhecer os famosos Alpes Suíços! Uma das mais espetaculares cordilheiras do mundo, lá você encontra uma grande variedade de atividades e pode explorar a maravilhosa zona rural da Suíça.

 

Uma das opções é se hospedar no resort Zermatt para esquiar, com vista para Matterhorn, a montanha que aparece nas embalagens dos chocolates da Toblerone.

 

Se você estiver interessado em aprender a esquiar durante a sua estadia na Suíça, uma ótima ideia é fazer parte do clube de esqui da sua universidade, que também vai te ajudar a conhecer novas pessoas com o mesmo objetivo.

 

Outra forma maravilhosa de conhecer a região é à bordo do Bernina Express, uma estonteante rota de trem que passa por um dos patrimônios mundiais da Suíça. Com janelas panorâmicas do chão ao teto e comentários sobre os locais visitados, você vai se encantar pelas paisagens, independente da estação do ano!

 

3. Visitar Gruyères e comer queijo

 

 

Se você ama queijo, a Suíça é o destino certo!

 

Os suíços são mundialmente reconhecidos pelos seus saborosos fondues de queijos, com certeza, um dos melhores lugares do país para prová-los é na cidade de Gruyères.

 

Localizado na região oeste da Suíça, é neste exótico vilarejo que se encontra a famosa fábrica de queijo La Maison du Gruyère. O tour multi-sensorial é um sonho para os apreciadores de queijo, guiando por todo o processo da produção do gruyère.

 

Você pode até assistir aos especialistas da fábrica preparando as 48 peças diárias com mais de 400 litros de leite a cada 35 quilos de queijo!

 

4. Deliciar-se na fantástica fábrica de chocolate Maison Cailler

 

 

Assim como o queijo, o chocolate suíço também é famoso pelo mundo inteiro. Você já provou Toblerone, Lindt ou Milka? Todas estas maravilhas nasceram na Suíça!

 

Para os chocólatras, temos uma sugestão de passeio que vai parecer uma volta no paraíso: La Maison Cailler – The Swiss Chocolate-Maker em Broc, próximo à Gruyères. Conheça a história da fábrica, como ela ganhou espaço na Europa e refinou o chocolate suíço através do século 19. E a melhor parte: o tour é generoso na quantia de chocolate que os visitantes podem provar!

 

(Fica aqui uma dica: os melhores chocolates são servidos no final da visita.)

 

Há também um cinema exibindo filmes relacionados ao tema e você pode tentar fazer o seu próprio chocolate em uma das sessões de culinário do estúdio.

 

O que mais um chocólatra poderia querer?

 

5. Ir ao Festival de Jazz de Montreux

 

 

Talvez a Suíça não seja o primeiro lugar que aparece na sua mente quando o assunto é jazz. Mas o país tem um festiva famoso às margens do lago de Genebra.

 

Com duas semanas de duração e público de mais de 200 mil pessoas, Montreux é o segundo maior festival anual de jazz do mundo. Sua primeira edição aconteceu em 1967 e, desde então, já recebeu os maiores nomes deste gênero musical, como Miles Davis, Nina Simone e Ella Fitzgerald.

 

Se o jazz não for a sua praia, você pode curtir o festival mesmo assim, porque ele foi expandindo os estilos musicais do seu line up e atualmente traz artistas tão variados quanto Tom Jones e Kasabian!

 

Normalmente realizado no final de junho, o Montreux Jazz Festival é um programa perfeito para o verão na Suíça!

Pesquise por cursos

Suíça
Graduação
SOBRE O AUTOR

5 coisas para fazer na Suíça

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.