Essenciais
Suíça: Financiamento Estudantil

4 bolsas de estudo na Suíça para estudantes internacionais

Quatro opções de bolsas de estudo para estudantes internacionais interessados em um curso em uma universidade na Suíça

4 bolsas de estudo na Suíça para estudantes internacionais

Apesar de as taxas de ensino para estudantes internacionais na Suíça serem mais baratas do que as de outros destinos de estudo, o custo de vida é alto. Por isso, uma ajudinha financeira é sempre bem-vinda. Existem diferentes tipos de bolsas de estudo que valem a pena serem conferidos enquanto você escolhe o seu curso na Suíça.

 

A seguir, nós selecionamos quatro delas!

 

1. Bolsas de Estudo de Excelência do Governo Suíço para Estudantes Estrangeiros

 

Financiadas pelo governo suíço, as Bolsas de Estudo de Excelência (Excellence Scholarships) são concedidas a estudantes estrangeiros de todas as partes do mundo como uma forma de incentivar a pesquisa e engajamento internacionais.

 

Os bolsistas são selecionados pela Comissão Federal de Bolsas de Estudo para Estudantes Estrangeiros (FCS – Federal Commission for Scholarships), que oferece dois tipos diferentes de bolsas pelo mesmo esquema:

 

  • Bolsa de estudo de pesquisa (research scholarships): para estudantes de pós-graduação de qualquer área. Os candidatos devem ter no mínimo um mestrado e ser nomeado por um tutor acadêmico de uma universidade suíça;
  • Bolsa de estudo de arte (art scholarships): para estudantes de arte interessados em um mestrado na Suíça. Para se inscrever, primeiramente, o candidato deve ter sido admitido em um conservatório ou universidade de artes do país.

 

As bolsas de estudo de excelência cobrem o valor do curso e ainda incluem um estipêndio mensal, acomodação e seguro de saúde. As inscrições são gratuitas!

 

2. Bolsas de Estudo de Excelência da ETH Zurique

 

A ETH Zurique – Instituto Federal de Tecnologia de Zurique – oferece dois tipos de programas de bolsas de estudo para os estrangeiros interessados em um de seus mestrados. No entanto, eles não são chamados “de excelência” à toa: apenas os candidatos que fizerem parte dos 10% com melhor desempenho no bacharelado previamente conquistado são selecionados.

 

  • Excellence Scholarship and Opportunity Programme (ESOP): Este programa concede bolsas de estudo integrais que também cobrem o custo de vida e inclui supervisão específica durante todo o mestrado;
  • Master Scholarship Programme (MSP): Este programa tem as mesmas características que o ESOP e inclui também um pequeno estipêndio para o bolsista.

 

Os dois programas valem por toda a duração do mestrado. Para se inscrever, os candidatos precisam de formulário preenchido, carta de motivação, uma pré-proposta para a dissertação do mestrado e duas cartas de recomendação.

 

A inscrição em qualquer um desses dois programas deve ser feita separadamente à inscrição no mestrado da ETH Zurique – ou seja, você precisa ser admitido no mestrado e na bolsa de estudo por seleções diferentes.

 

3. University of Geneva Excellence Masters Fellowships

 

A Faculdade de Ciências da University of Geneva se uniu a vários patrocinadores para oferecer uma bolsa de estudo de excelência a estudantes internacionais interessados em um mestrado da instituição.

 

Os estudos estão disponíveis nas áreas de biologia, química, bioquímica, astronomia, ciências da terra, ciências ambientais, matemática, ciências da computação, ciências farmacêuticas e física.

 

Com forte foco em pesquisa, estas bolsas de estudo de excelência da Genebra valem CHF 10.000 a 15.000/ano por toda a duração do mestrado e também selecionam apenas os estudantes que integrarem os 10% dos melhores estudantes de bacharelados previamente concluídos. Para poder renová-la no final do primeiro semestre, o estudante deve ter tido um bom desempenho nos estudos.

 

4. Marie Curie International Incoming Fellowships (IIF) for Developing Countries

 

Esta bolsa de estudo é especial: ela não é válida apenas na Suíça, e sim em todas as universidades da Europa. A intenção é que o programa se torne o principal da Europa para doutorados, financiando mais de 25.000 PhDs e concedendo mais de € 6 bilhões para pesquisas e desenvolvimento de carreira de estudantes vindos de todas as partes do mundo.

 

A Marie Curie iniciou o programa Internationa Incoming Fellowships para desenvolver cooperação científica entre a Europa e países do terceiro mundo. O objetivo era oferecer as ferramentas adequadas aos pesquisadores para que pudessem aprofundar seus trabalhos na universidade escolhida por eles e, em retorno, enriqueceria a instituição com seus conhecimentos e resultado de seus trabalhos.

 

A bolsa de estudo é válida por 12 a 24 meses e os candidatos devem ter pelo menos quatro anos integrais de experiência com pesquisa ou um doutorado.

Pesquise por cursos

Suíça
Graduação