Essenciais
Reino Unido: Inscrevendo-se em uma universidade

O Clearing dá uma segunda chance de ser admitido no Reino Unido

Inscreveu-se no Reino Unido, mas não foi admitido? O serviço Clearing, do UCAS, permite que você se inscreva novamente em algum vaga ainda disponível!

O Clearing dá uma segunda chance de ser admitido no Reino Unido
93

Com um propósito similar ao da “segunda chamada” das universidades brasileiras, o serviço Clearing une as vagas remanescentes das universidades do Reino Unido aos estudantes que ainda não conseguiram uma admissão.

 

Oferecido pelo UCAS, o serviço central de inscrições no Reino Unido, o Clearing acontece todos os anos de julho a setembro e é utilizado pelos candidatos que não foram admitidos nas universidades escolhidas, ou então aqueles que foram admitidos, mas desistiram da opção.

 

Quem pode usar o Clearing?

 

Primeiramente, para poder usar o Clearing, você precisa ter feito suas inscrições no Reino Unido pelos sistema do UCAS.

 

Você pode participar do Clearing se:

 

  • Não tiver recebido oferta de admissão de nenhuma das universidades nas quais você se inscrever;
  • Tiver sido admitido, mas recusado todas as ofertas recebidas;
  • Tiver sido admitido, mas não aceitou nenhuma oferta de admissão até o prazo final;
  • Não tiver nenhuma oferta confirmada porque você não preencheu todos os requisitos obrigatórios da universidade;
  • Não aceitar alguma alteração que tenha ocorrido no curso, data de início dos estudos e/ou pontuação para admissão;
  • Tiver pagado a taxa total de £ 23para apenas uma inscrição, mas o curso foi cancelado;
  • Não tiver se inscrito até o dia 30 de junho, prazo final do UCAS, e a sua inscrição não foi enviada a nenhuma das universidades selecionadas.

 

Se você se enquadra em uma das opções listadas acima, pode recorrer ao UC AS para encontrar vagas que ainda estejam disponíveis.

 

Como fazer o Clearing?

 

Para usar este serviço, você deve acessar a sua conta pessoal no UCAS e fazer novamente toda a sua inscrição. Faça também o upload de todos os seus documentos obrigatórios novamente.

 

A diferença é que, desta vez, você não seleciona nenhuma opção de universidade. Quando você faz a sua inscrição, o UCAS lhe envia um email de confirmação com um link de acesso à sua página de Track, que seria um “acompanhamento” do processo, e ao seu número do Clearing.

 

A partir deste momento, você tem três opções para encontrar o seu curso:

 

 

O contato direto com as universidades, em todo caso, é importante, para que ela possa avaliar a sua inscrição e informar sobre vagas restantes.

 

Você deve passar o seu número de Clearing para que a equipe de admissões da instituição tenha acesso aos seus dados no site da UCAS. Se eles avaliarem e aceitarem a sua inscrição, devem informar quais cursos ainda estão abertos e qual é o prazo final para a inscrição.

 

Selecionar uma opção de Clearing

 

Quando você já tiver escolhido o seu curso e a universidade tiver permitido a inscrição, você deve voltar à sua página de Track no UCAS e adicionar a sua opção. Você só tem permissão de escolher um curso por vez e a adição de uma opção no Clearing significa automaticamente que você já aceitou a vaga.

 

O status oficial passa a ser de “You are in Clearing” (Você está em Clearing) ou “Clearing started” (Clearing teve início).

 

Lembrando que as vagas disponíveis são para o mesmo ano letivo em que você se inscreveu inicialmente. Ou seja, se as suas inscrições no UCAS eram para o ano letivo de 2017, as vagas de Clearing também serão.

 

Pode ser que, mesmo tendo confirmado anteriormente uma vaga para você, a universidade cancele a inscrição. Aí, você pode selecionar outra opção.

 

Rever suas opções

 

Digamos que, no início do seu processo pelo UCAS, você se inscreveu em cinco universidades diferentes do Reino Unido, mas não foi aceito em nenhuma. Agora, no Clearing, pode ser que nenhuma das suas opções iniciais tenham vagas remanescentes.

 

Por isso, se você decidir realmente passar pelo Clearing e tentar uma vaga para o ano letivo, precisará estar aberto a novas opções, tanto de universidade e curso quanto de localização no Reino Unido. Pode ser você não encontre, inclusive, vagas para a sua área de estudo.

 

O Clearing é um plano B.

 

Avalie o que é melhor para você: ser flexível e escolher opções diferentes, mesmo que não sejam as suas escolhas iniciais; ou esperar pelo próximo ano letivo para tentar se inscrever novamente na universidade e curso exatos que você quiser.

 

Visite o site oficial do Clearing do UCAS.

 

Leia também:

O processo seletivo no Reino Unido

Estudar no Reino Unido com nacionalidade europeia

Pesquise por cursos

Reino Unido
Graduação
SOBRE O AUTOR

O Clearing dá uma segunda chance de ser admitido no Reino Unido

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Dê uma olhada...