Essenciais
Reino Unido: Inscrevendo-se em uma universidade

Como se candidatar a uma graduação da Oxford como estudante internacional

O passo a passo para começar a sua inscrição como estudante internacional em uma graduação da University of Oxford, uma das principais instituições de ensino superior do mundo.

Como se candidatar à Oxford no Reino Unido

University of Oxford. Nem precisa falar muito mais do que isso, porque a reputação dessa instituição já diz tudo. Ela é uma das maiores potências acadêmicas do mundo. Se o seu sonho é estudar em Oxford, mas não faz ideia nem por onde começar, esse artigo é para você. Analisamos a fundo todas as informações do site oficial da instituição e reunimos aqui tudo o que você precisa saber para começar a se preparar a fim de concorrer a uma vaga disputadíssima na Oxford.

 

Catálogos universitários: Reino Unido

 

A estrutura acadêmica da Oxford

 

A University of Oxford tem uma estrutura acadêmica diferente das demais. Embora façam parte da grande comunidade central da Universidade, os estudantes integram uma faculdade, departamento, escola ou comunidade interdisciplinar menor. A Oxford é formada por 39 faculdades distintas, que são financeiramente independentes e autogovernadas e que se relacionam com a Universidade como em um sistema federal.

 

Há aproximadamente 100 departamentos para áreas de estudo específicas na Oxford, supervisionados por quatro divisões acadêmicas:

 

  • Ciências Médicas;
  • Ciências Matemáticas, Físicas e da Vida;
  • Humanas;
  • Ciências Sociais.

 

Cada um desses departamentos é organizado à sua maneira e oferece uma variedade de disciplinas acadêmicas. Além disso, eles se dividem em subdepartamentos e centros de pesquisa menores e mais especializados.

 

Por último, existe também o Departamento de Educação Continuada que oferece a estudantes adultos mais de 1.000 opções anuais de cursos mais flexíveis, em meio período, aulas noturnas, online, aos finais de semana e programas de verão.

 

O processo seletivo da Oxford

 

O processo seletivo para as graduações da Oxford é coordenado pela Universidade, mas as faculdades são responsáveis pela seleção e admissão.

 

Para as pós-graduações, a Universidade também faz a seleção dos estudantes, mas, uma vez admitidos, eles também são selecionados por uma faculdade.

 

Todos os candidatos à Oxford se inscrevem pelo serviço centralizado do UCAS até o dia 15 de outubro todos os anos. Tantos os estudantes nativos quanto os internacionais passam pelo mesmo processo seletivo.

 

Como se candidatar à Oxford University no Reino Unido

 

O processo seletivo da Oxford para estudantes internacionais

 

A University of Oxford é uma das instituições mais internacionais do mundo. Segundo o site oficial, um terço de todos os seus estudantes é estrangeiro, incluindo 17% de todos os alunos de graduação, vindos de mais de 150 países diferentes.

 

Apesar do processo ser o mesmo para todos, a admissão de candidatos estrangeiros envolve uma série de elementos admissionais, como o reconhecimento de qualificações educacionais internacionais e a comprovação de proficiência na língua inglesa.

 

1. Prazo de Inscrição

 

A primeira coisa que você precisa se atentar ao prazo de inscrições da Oxford no dia 15 de outubro, bem antes do que a maioria das universidades britânicas. Isso significa que até essa data você precisa ter todos os documentos necessários e passado por todos os estágios do processo, inclusive qualquer teste seletivo obrigatório. Por isso, a Universidade recomenda começar o processo no UCAS em junho.

 

2. Inscrição pelo UCAS

 

Ao criar a sua inscrição pelo UCAS, você precisará informar:

 

  • Detalhes pessoais (inclusive um email que você deverá verificar regularmente, porque é para ele que o UCAS enviará qualquer informação em relação à sua inscrição);
  • Informações sobre o seu histórico educacional e qualquer qualificação que você já tenha;
  • Uma declaração pessoal explicando por que você está interessado no curso escolhido;
  • Uma carta de referência escrita por um professor ou orientador;
  • Uma taxa de inscrição obrigatória do UCAS.

 

3. Declaração pessoal

 

Na seção de Personal Statement na sua inscrição pelo UCAS, você deverá escrever apenas uma redação que será lida por todas as instituições nas quais você estiver se inscrevendo. O UCAS permite a candidatura em até cinco cursos de uma vez. Como a sua declaração pessoal não será especificamente para a Oxford se você for tentar a admissão em mais universidades, o ideal é que você foque nas suas razões para escolher a sua área de estudo.

 

No nosso artigo 10 dicas sobre a bolsa de estudo Chevening há vários conselhos eficientes de como conhecer suas motivações para estudar no exterior e para escolher uma área específica que podem lhe ajudar a entender como desenvolver a sua personal statement.

 

Os recrutadores da Oxford estão interessados, particularmente, na sua capacidade e potencial acadêmico. Eles querem identificar se os candidatos estão realmente comprometidos à área de estudo que desejam estudar na Universidade.

 

No entanto, não basta apenas dizer que você é apaixonado pela disciplina. Você precisa mostrar aos recrutadores o seu envolvimento real com a área de estudo, como, por exemplo, participação em atividades extracurriculares.

 

Tente contar sobre experiências específicas relacionadas ao curso que você quer estudar na Oxford, avaliá-las, explicar o que você aprendeu com elas e como lhe ajudaram a desenvolver suas compreensão sobre o assunto.

 

4. Carta de referência

 

A Oxford não considera inscrições que não contenham uma carta de referência escrita por um professor ou outra pessoa qualificada a comentar sobre a aptidão acadêmica do candidato, como um orientador, o diretor da sua escola ou um chefe.

 

A recomendação deve ser escrita em inglês. Se a pessoa que você convidar para escrevê-la não se sentir confortável para discorrer no idioma, ela pode pedir a ajuda de alguém ou então o candidato deve recorrer a uma tradução certificada.

 

5. Testes de admissão

 

Como o processo da Oxford é concorridíssimo – são mais de 20.000 candidatos para aproximadamente 3.250 vagas todos os anos –, algumas faculdades e áreas de estudo solicitam testes de admissão como uma forma de ajudar a selecionar candidatos mais preparados. Se você quiser uma chance real e justa de concorrer, precisa prestar o teste mais adequado até o prazo do dia 15 de outubro.

 

Nesta página oficial da Oxford, você encontra um menu para descobrir se o seu curso de interesse exige algum teste de admissão. Para concorrer à Medicina ou História, por exemplo, você precisará prestar respectivamente o BMAT (Biomedical Admissions Test) e o HAT (Histoty Aptitude Test).

 

Esses testes, no entanto, não fazem parte do processo do UCAS, por isso, você deve se inscrever no exame necessário por conta própria. Até o prazo final do processo na Oxford, você deve ter um número de registro no teste.

 

6. Qualificações internacionais

 

De maneira geral, para ser admitido a uma graduação da Oxford, você precisa ter qualificações educacionais que equivalham aos A-Levels, o ensino médio de preparatório acadêmico do Reino Unido.

 

Candidatos brasileiros precisam necessariamente de um Certificado de Ensino Médio ou resultado em uma prova seletiva como Vestibular, ENEM ou PAS.

 

7. Proficiência na língua inglesa

 

Candidatos de países que não possuem o inglês como idioma oficial devem prestar um exame de proficiência e atingir uma das notas mínimas listadas na tabela abaixo para concorrer à admissão na Oxford.

 

A nota mínima depende do seu curso de interesse:

 

  • Os cursos de Ciência da Computação, Matemática, Matemática e Ciência da Computação, Matemática e Estatística exigem um nível padrão.
  • Todos os demais cursos exigem um nível superior.

 

TESTE

NÍVEL PADRÃO

NÍVEL SUPERIOR

IELTS Acadêmico

Nota geral de 7.0 e no mínimo 6.5 em cada seção da prova.

Nota geral de 7.5 e no mínimo 7.0 em cada seção da prova.

TOEFL

Nota geral de 100 e no mínimo:

22 em Listening;

24 em Reading;

25 em Speaking;

24 em Writing.

Nota geral de 110 e no mínimo:

22 em Listening;

24 em Reading;

25 em Speaking;

24 em Writing.

Cambridge Certificate of Advanced English (CAE)

Nota geral de 185 e no mínimo 176 por componente.

Nota geral de 191 e no mínimo 185 por componente.

Cambridge Certificate of Proficiency in English (CPE)

Nota geral de 185 e no mínimo 176 por componente.

Nota geral de 191 e no mínimo 185 por componente.

GCSE em Língua Inglesa

Média B ou 6

O-Level em Língua Inglesa

Média B

Bacharelado Internacional (Nível Padrão)

Nota 5 em Inglês (como Língua A ou B)

Bacharelado Europeu

Nota 70% em Inglês

 

8. Entrevista

 

Se você for pré-selecionado, passará também por uma entrevista. Normalmente, pouco menos da metade dos mais da 20.000 candidatos é convidada para essa parte do processo, que acontece entre novembro e dezembro.

 

Os avaliadores, que quase sempre são professores do seu curso, procuram identificar suas habilidades de estudar e aprender em um ambiente como as salas de aulas da Oxford, e também sua automotivação e entusiasmo em relação à área de estudo.

 

 

Critérios de seleção

 

Como a competição é acirrada, a Oxford procura estudantes com excelentes desempenhos escolares. No entanto, como indica o site oficial da Universidade, as suas notas e resultados em exames são apenas parte do processo seletivo holístico. Os recrutadores querem ter uma ideia completa de quem você é e de todo o seu potencial. As atividades extracurriculares são relevantes apenas quando ajudam a demonstrar como você atende aos critérios de seleção do seu curso.

 

O candidato, em todos os seus documentos e ao longo de todo o processo, é avaliado em busca dos requisitos que o torna um estudante em potencial para a Universidade.

 

Os critérios de seleção são específicos para cada um dos cursos oferecidos pela Oxford. Veja alguns exemplos:

 

1. Direito

 

Os estudantes interessados nos bacharelados na área de Direito, como Jurisprudência ou Estudos de Direito na Europa, devem demonstrar:

 

  • Dedicação: motivação e capacidade de trabalhar intensamente;
  • Capacidade de raciocínio: ser capaz de analisar e resolver problemas usando abordagens lógicas e críticas; fazer distinções e separar o que é relevante do irrelevante; saber fazer uma argumentação sustentada e convincente, etc.
  • Comunicação: vontade e capacidade de expressar ideias de forma clara e eficaz, de ouvir e de dar respostas consideradas.

 

2. Economia e Gestão

 

A seleção do Bacharelado em Economia e Gestão busca candidatos com:

 

  • Interesse e motivação para estudar a organização de negócios e a economia;
  • Independência e flexibilidade de espírito;
  • Capacidade de analisar e solucionar problemas lógica e criticamente;
  • Capacidade de construir e avaliar argumentos criticamente;
  • Vontade e habilidade de expressar ideias com clareza e eficiência tanto oralmente quanto por escrita.

 

3. História e Inglês

 

O curso conjunto de História e Inglês procura identificar nos candidatos aspectos como:

 

  • Curiosidade intelectual;
  • Flexibilidade;
  • Clareza conceitual;
  • Precisão e atenção aos detalhes;
  • Engajamento crítico;
  • Entusiasmo pela histórica e literatura inglesa;
  • Imaginação e compreensão históricas;
  • Articulação;
  • Sensibilidade ao uso da linguagem.

 

Veja a lista completa de cursos de graduação oferecidos pela University of Oxford.

 

Taxas de ensino

 

A média das taxas de ensino pagas por estudantes internacionais na Oxford – que sempre são mais caras do que para estudantes nativos – é de £ 25.740 a £ 36.065 por ano.

 

É isso! Basicamente, agora você já sabe tudo o que precisa para começar a sua inscrição em uma graduação da Oxford. Ficou alguma dúvida? A Universidade tem uma página dedicada aos candidatos internacionais.

 

Leia também:

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA