
Para se inscrever em uma graduação na Inglaterra, você precisará comprovar que já é formado no ensino médio (colegial). Além disso, tem que provar que possui certa proficiência no inglês para encarar as demandas acadêmicas de se cursar o ensino superior na Inglaterra.
Cada uma das universidades possui suas próprias especificações, por isso é muito importante checar com cada uma individualmente. No entanto, uma exigência unânime é a submissão do diploma do colegial, comprovando ter 12 anos completos de ensino fundamental e médio (ou primário e secundário, como são chamados no exterior). Outra obrigatoriedade é realizar teste de inglês para estrangeiros para comprovar ter a fluência necessária exigida pela instituição. Você pode optar pelo IELTS ou pelo TOEFL – mas antes de prestar qualquer um deles, certifique-se que a sua instituição de interesse reconhece as provas como parte do processo seletivo.
Visto de estudante
Como um estudante internacional, você precisará conquistar um visto de estudantes específico do Reino Unido, o Tier 4 (General) student visa. Para isso, é necessário apresentar no consulado britânico o seu diploma do colegial, o documento que comprove a realização do teste de proficiência em inglês e a prova de que você já pagou a sua matrícula em alguma universidade inglesa. Além disso, é preciso confirmar ter a quantia financeira suficiente para se manter no país. A sua instituição deve estar presente na lista de Highly Trusted Sponsors, o que significa que ela é autorizada a receber estudantes internacionais.
Processo seletivo para graduações na Inglaterra
O UCAS (Universities and Colleges Admissions Service) é a organização britânica responsável pela realização do processo seletivo de estudantes internacionais interessados em graduações no Reino Unido. Você deve começar o seu processo com antecedência para ter tempo suficiente de se preparar e se inscrever com calma e confiança. Cheque o site oficial do UCAS para mais informações sobre as exigências do processo seletivo.
O sistema de inscrição da UCAS lhe permite fazer todo o processo online, pelo website da organização. Além de ser mais prático, rápido e econômico, você pode mudar ou fazer um update das suas informações na sua inscrição a qualquer momento antes de enviá-la. Uma vez enviada, você também pode acompanhar o progresso da sua inscrição de forma online.
Você precisará providenciar:
- Detalhes pessoais (comprovante residencial, passaporte, fotos, se você procurará por ajuda financeira para pagar o curso, se possui alguma deficiência ou necessidade espeicial, entre outros).
- Nacionalidade (você pode escolher duas nacionalidades, caso tiver mais de uma).
- Opções de curso: você pode escolher até cinco cursos na sua área de estudo para se inscrever de uma vez só pelo UCAS (com exceção de medicina, odontologia e ciências veterinárias, que podem optar por apenas quatro).
- Educação: documentos que comprovem ter completado o ensino médio e outras atividades que lhe ajudaram a se preparar para o ensino superior.
- Histórico de empregos
- Declaração pessoal: personal statement – uma redação dizendo à universidade por que você quer ser aprovado por ela.
- Referências escolares: pode ser uma carta de referência escrita por um professor do ensino médio com quem você tem uma boa convivência.
- Declaração final
Quando a inscrição pelo UCAS irá custar?
Se você escolher se inscrever em mais de um curso, universidade, ou faculdade, você precisa pagar £23 GBP (aproximadamente R$ 76,20). Agora se estiver se inscrevendo em apenas uma opção de curso ou instituição, pagará £12 GBP (R$ 39,70). Estes valores são referentes ao processo seletivo para o ano acadêmico de 2013.
Prazos finais (deadlines) para o próximo ano acadêmico:
15 de janeiro de 2013 – prazo para enviar a sua inscrição ao UCAS (exceto para medicina, odontologia e inscrições para a Oxford e Cambridge, que já foram recebidas até o dia 15 de outubro).
24 de março de 2013 – prazo para enviar a sua inscrição ao UCAS para cursos relacionados às áreas de arte e design.
Leia mais:
Como aumentar as suas chances de conquistar uma bolsa de estudo no exterior