Essenciais
Reino Unido: Inscrevendo-se em uma universidade - Leitura recomendada

Cursos de graduação na Inglaterra: como se inscrever?

Como se inscrever em cursos de graduação no Reino Unido.

Cursos de graduação na Inglaterra: como se inscrever?
15227

Para se inscrever em uma graduação na Inglaterra, você precisará comprovar que já é formado no ensino médio (colegial). Além disso, tem que provar que possui certa proficiência no inglês para encarar as demandas acadêmicas de se cursar o ensino superior na Inglaterra.

 

Cada uma das universidades possui suas próprias especificações, por isso é muito importante checar com cada uma individualmente. No entanto, uma exigência unânime é a submissão do diploma do colegial, comprovando ter 12 anos completos de ensino fundamental e médio (ou primário e secundário, como são chamados no exterior). Outra obrigatoriedade é realizar teste de inglês para estrangeiros para comprovar ter a fluência necessária exigida pela instituição. Você pode optar pelo IELTS ou pelo TOEFL – mas antes de prestar qualquer um deles, certifique-se que a sua instituição de interesse reconhece as provas como parte do processo seletivo.

 

Visto de estudante

 

Como um estudante internacional, você precisará conquistar um visto de estudantes específico do Reino Unido, o Tier 4 (General) student visa. Para isso, é necessário apresentar no consulado britânico o seu diploma do colegial, o documento que comprove a realização do teste de proficiência em inglês e a prova de que você já pagou a sua matrícula em alguma universidade inglesa. Além disso, é preciso confirmar ter a quantia financeira suficiente para se manter no país. A sua instituição deve estar presente na lista de Highly Trusted Sponsors, o que significa que ela é autorizada a receber estudantes internacionais.

 

Processo seletivo para graduações na Inglaterra

 

O UCAS (Universities and Colleges Admissions Service) é a organização britânica responsável pela realização do processo seletivo de estudantes internacionais interessados em graduações no Reino Unido. Você deve começar o seu processo com antecedência para ter tempo suficiente de se preparar e se inscrever com calma e confiança. Cheque o site oficial do UCAS para mais informações sobre as exigências do processo seletivo.

 

O sistema de inscrição da UCAS lhe permite fazer todo o processo online, pelo website da organização. Além de ser mais prático, rápido e econômico, você pode mudar ou fazer um update das suas informações na sua inscrição a qualquer momento antes de enviá-la. Uma vez enviada, você também pode acompanhar o progresso da sua inscrição de forma online.

 

Você precisará providenciar:

 

  • Detalhes pessoais (comprovante residencial, passaporte, fotos, se você procurará por ajuda financeira para pagar o curso, se possui alguma deficiência ou necessidade espeicial, entre outros).
  • Nacionalidade (você pode escolher duas nacionalidades, caso tiver mais de uma).
  • Opções de curso: você pode escolher até cinco cursos na sua área de estudo para se inscrever de uma vez só pelo UCAS (com exceção de medicina, odontologia e ciências veterinárias, que podem optar por apenas quatro).
  • Educação: documentos que comprovem ter completado o ensino médio e outras atividades que lhe ajudaram a se preparar para o ensino superior.
  • Histórico de empregos
  • Declaração pessoal: personal statement – uma redação dizendo à universidade por que você quer ser aprovado por ela.
  • Referências escolares: pode ser uma carta de referência escrita por um professor do ensino médio com quem você tem uma boa convivência.
  • Declaração final

 

Quando a inscrição pelo UCAS irá custar?

 

Se você escolher se inscrever em mais de um curso, universidade, ou faculdade, você precisa pagar £23 GBP (aproximadamente R$ 76,20). Agora se estiver se inscrevendo em apenas uma opção de curso ou instituição, pagará £12 GBP (R$ 39,70). Estes valores são referentes ao processo seletivo para o ano acadêmico de 2013.

 

Prazos finais (deadlines) para o próximo ano acadêmico:

 

15 de janeiro de 2013 – prazo para enviar a sua inscrição ao UCAS (exceto para medicina, odontologia e inscrições para a Oxford e Cambridge, que já foram recebidas até o dia 15 de outubro).

24 de março de 2013 – prazo para enviar a sua inscrição ao UCAS para cursos relacionados às áreas de arte e design.

 

Leia mais:

Como aumentar as suas chances de conquistar uma bolsa de estudo no exterior

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Pesquise por cursos

Reino Unido
Graduação
SOBRE O AUTOR

Cursos de graduação na Inglaterra: como se inscrever?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.