Essenciais
Reino Unido: Inscrevendo-se em uma universidade

O que eu preciso para estudar Moda no Reino Unido?

Fashion Design: quais são os requisitos de admissão para conseguir fazer Moda no Reino Unido como estudante internacional?

O que eu preciso para estudar Moda no Reino Unido?
238

Nas palavras da própria Coco Chanel, “a moda não é algo que existe apenas em vestidos. A moda está no céu, a moda tem a ver com ideias, com a forma que vivemos, com o que está acontecendo”. Se você enxerga moda em tudo, nos padrões das cores do céu, nas flores, nas formas, na luz, na natureza... Então, esta pode ser a sua vocação. E o Reino Unido é um dos destinos de estudo mais populares do mundo quando o assunto é Moda, lado a lado com Milão, Paris e Nova York.

 

estudar no Reino Unido

 

Estudar Moda no Reino Unido vai muito além do conhecimento teórico. As universidades britânicas preparam os estudantes para este setor extremamente competitivo, inovador e em constante evolução globalmente. Um estudante de Moda deve estar atento às mais diferentes tendências ao redor do mundo e ter a sensibilidade de enxergar as coisas ao seu redor como fonte de inspiração em potencial.

 

Em um curso de Moda, você explorará todos os aspectos econômicos, sociais, éticos, ecológicos, culturais e sustentáveis da indústria. E ainda, talvez a melhor parte, terá a chance de desenvolver a sua própria identidade visual que resultará na confecção de produtos reais – sejam eles roupas, calçados, acessórios, maquiagem, estampas, joias e até mesmo móveis.

 

Quais requisitos você precisará para estudar Moda no Reino Unido? De maneira geral, a resposta para esta pergunta varia amplamente de acordo com a universidade, a especialização do seu curso, o nível dos seus estudos – graduação ou pós-graduação? – e até mesmo a cidade.

 

Por que estudar Moda no Reino Unido?

 

A inspiração criativa vem das mais inesperadas fontes, até mesmo das suas experiências mais cotidianas. Basta estar aberto a enxergar tudo pelas lentes da Moda. No Reino Unido, especialmente em Londres, as inspirações estão em toda parte: na arquitetura, nos parques, nas cabinas telefônicas, nas pessoas, nas lojas, nas ruas, nos museus, nos teatros... Uma cidade tão maravilhosa como a capital britânica é uma fonte inesgotável de estímulos criativos.

 

Londres será sempre uma das capitais do mundo da moda, atraindo os mais famosos estilistas internacionais. Escolher a cidade como seu destino de estudo proporcionará um contato direto com o mundo da moda em sua forma mais plena, sem contar a possibilidade de presenciar um dos eventos mais aguardados todos os anos – a London Fashion Week!

 

Não bastasse tudo isso, grandes nomes da moda renomados pelo mundo inteiro, seja de estilistas, modelos ou ícones, vêm do Reino Unido. Você com certeza já ouviu falar em um desses nomes: Alexander McQuen, Stella McCartney, Anna Wintour, Victoria Beckham, Vivienne Westwood, Kate Moss, Edward Enninful, Naomi Campbell, Jenny Pachkam, Alice Temperley, Charles James, entre diversos outros.

 

Pré-requisitos

 

Estudar moda no Reino Unido

 

Você sempre se interessou por desenho e trabalhos manuais? Tem vontade de ver suas ideias saírem da mente e do papel para se tornarem produtos reais? Apenas gostar de comprar roupas e saber se vestir não serão pré-requisitos suficientes para estudar Moda. Você precisa de um pensamento analítico e crítico sobre roupas, interessar-se pela sua história e cada um de seus processos.

 

Por ser um programa acadêmico bastante prático, ter desenvoltura prévia com costura pode ajudar. Além disso, você deve sentir-se à vontade com a liberdade criativa e estar aberto à crítica construtiva. Em um curso de Moda, o estudante passa uma grande quantia de tempo trabalhando de maneira independente em seus projetos, para colocar em prática o que aprendeu em sala de aula, e depois será avaliado e receberá um feedback constante dos professores.

 

Você também terá a chance de expor os seus trabalhos, participar de desfiles e apresentações ou até mesmo atender clientes reais.

 

Requisitos acadêmicos para estudar Moda no Reino Unido

 

Primeiramente, você precisará comprovar proficiência na língua inglesa. O mais comum é que as universidades do Reino Unido peçam uma nota mínima específica no IELTS, exame oficial no país.

 

No geral, os candidatos precisam tirar 6.0 como resultado geral e 5.5 em cada seção da prova para ser considerado à admissão em graduações; ou 6.5 geral e 6.0 em cada seção da prova para pós-graduações. Já nos Foundation Program, geralmente o primeiro programa de estudos de todos os estrangeiros que querem cursar uma graduação no Reino Unido, a nota obrigatória no IELTS cai para 4.0. Algumas universidades aceitam o equivalente em outros testes oficiais de proficiência no inglês, como TOEFL, Cambridge e Pearson.

 

O caminho sugerido para quem pretende estudar Moda em uma universidade britânica é começar por um programa preparatório que resulte em um Foundation Diploma em Arte & Design. É importante lembrar que o sistema de ensino médio do Reino Unido difere em vários aspectos do brasileiro. Para conseguir a admissão, você precisará de uma pontuação específica (normalmente, 128) em uma qualificação reconhecida no país como Level 3: A-Levels, BTECs, Diplomas 14-19 ou um Bacharelado Internacional. Saiba mais sobre isso aqui.

 

Algumas universidades aceitam, inclusive, a nota no ENEM ou vestibular brasileiro.

 

Apesar de ser recomendável fazer um diploma preparatório na área de Arte e Design, notas altas nas disciplinas de matemática e inglês ajudam nas suas chances de admissão. Como de costume em qualquer processo seletivo acadêmico no país, você deverá providenciar o seu histórico escolar com boas médias, uma carta motivacional explicando e comprovando o seu interesse pela área, e provavelmente uma ou mais cartas de recomendação.

 

A inscrição em graduações no Reino Unido é feita pelo UCAS, serviço centralizado de application acadêmica, por isso, pode ser que o sistema peça por outros documentos ao longo do processo.

 

Portfólio e entrevista

 

Um diferencial no processo de admissão dos cursos de Moda é que as universidades podem exigir o envio de um portfólio pessoal de trabalhos que sirva como uma mostra de seus designs e conceitos, especialmente aqueles com potencial para serem desenvolvidos durante os estudos acadêmicos. Esta é a sua chance de mostrar a sua identidade visual, linha de pensamento e também os seus talentos.

 

Em alguns casos, os candidatos pré-selecionados são chamados para uma entrevista, que pode ser por telefone, Skype ou pessoalmente.

 

Onde estudar Moda no Reino Unido

 

 

Exemplos reais de requisitos para cursos de Moda no Reino Unido

 

Estudar moda no Reino Unido - London College of Fashion

 

A London College of Fashion, Faculdade de Moda da famosa University of the Arts London (UAL), requer que o estudante apresente uma qualificação ou uma combinação de qualificações Level 3 no Reino Unido, como duas notas C ou mais em A-Levels (incluindo as matérias de inglês, matemática, arte, design, tecidos e ciências); um Foundation Diploma em Arte e Design; um Diploma Estendido de BTEC em Arte e Design, entre outros.

 

A nota mínima no IELTS é de 6.0 geral e 5.5 em cada seção da prova e o candidato precisa enviar o seu portfólio. Ao avaliar estes documentos, a Faculdade analisa experiência acadêmica e profissional relacionada à área, a qualidade da carta de motivação e as referências dos candidatos.

 

Além disso, a London College of Fashion procura identificar diferentes aspectos, como:

 

  • Uma conscientização atual sobre a moda em termos de desenvolvimento de material, novos designers e tendências;
  • O potencial para alcançar altos padrões de produções técnicas;
  • Habilidade de registrar e desenvolver ideias de design por meio de desenhos;
  • Capacidade de trabalhar como membro de uma equipe;
  • Habilidade de trabalhar de maneira independente para desenvolver o seu próprio conhecimento e habilidades necessárias para o curso.

 

Isto tudo refere-se ao Bacharelado de Artes em Design e Desenvolvimento da Moda. Os requisitos variam um pouco para os outros cursos da própria universidade.

 

O Bacharelado de Artes em Moda e Marketing da University of Derby não exige nenhuma matéria específica no A-Levels, mas pede que o candidato atinja uma pontuação de 112 no UCAS, e também aceita um diploma BTEC ou de Acesso com 60 créditos (Access to HE Diploma). A nota no IELTS é a mesma que da UAL. A Derby não pede por um portfólio, mas faz entrevistas com os candidatos.

 

Durante a entrevista na Derby, você responderá perguntas como:

 

  • Por que você quer estudar Moda na University of Derby?
  • Por que você escolheu a University of Derby?
  • O que você quer fazer no futuro?
  • Quem ou o que te inspira?
  • Você pode falar um pouco sobre as produções/shows/performances das quais você já participou?

 

Como pode ver, cada universidade britânica tem o seu próprio conjunto de requisitos para a admissão em um curso de Moda. O ideal é visitar a página oficial de cada instituição de seu interesse para verificar os critérios individualmente e estar preparado para o momento da sua inscrição.

 

Leia também:

Estudante de moda explica o processo seletivo para pós-graduação no Reino Unido

Programas preparatórios no Reino Unido – Um passo para o seu diploma perfeito

O que são os cursos BTEC?

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Reino Unido
Graduação
SOBRE O AUTOR

O que eu preciso para estudar Moda no Reino Unido?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.