Essenciais
Reino Unido: Inscrevendo-se em uma universidade

UCAS: Tudo sobre o serviço de admissão centralizado no Reino Unido

O que é o UCAS? Saiba tudo sobre o Serviço de Admissões de Universidades e Faculdades, processo centralizado de admissões acadêmicas do Reino Unido.

Estudar no Reino Unido: Tudo sobre o UCAS

Se você pretende estudar no Reino Unido, provavelmente já ouviu falar sobre o UCAS. Ele é uma parte fundamental do processo seletivo em universidades britânicas, criado para facilitar o acesso ao ensino superior no país. Neste artigo, respondemos todas as principais dúvidas sobre o Serviço de Admissões de Universidades e Faculdades.

 

Estudar no Reino Unido

 

1. O que é o UCAS?

 

O UCAS é a sigla de Universities and College Admissions Service, uma organização do Reino Unido, criada em 1992, que funciona como um serviço centralizado para o processo de inscrição em graduações e pós-graduações de universidades e faculdades britânicas.

 

2. O que é uma UCAS application?

 

Se você vir essa expressão no site de alguma universidade do Reino Unido, isso significa que ela realiza o seu processo de seleção pelo UCAS. Todas as inscrições feitas pelo serviço centralizado são preenchidas e enviadas online.

 

3. O que é o UCAS Track?

 

O UCAS Track permite que você verifique o andamento de sua inscrição no UCAS a partir do momento que ela for enviada. Com esse serviço, você também consegue saber se recebeu alguma oferta de admissão das universidades nas quais se candidatou.

 

4. Como é o login no UCAS?

 

O see login no UCAS inclui as informações necessárias para entrar na sua conta. Ele consiste em um nome de usuário e uma senha que você mesmo cria ao começar a usar o serviço.

 

Você usa seu login do UCAS para dar início à sua UCAS application e também para acessar o UCAS Track. Por isso, é muito importante memorizar as suas informações de login.

 

5. O que são os pontos UCAS?

 

A pontuação UCAS – UCAS points ou UCAS Tariff points – são o número de pontos que uma qualificação vale no sistema. A maioria dos cursos universitários terá um número mínimo de pontos UCAS necessários para serem aceitos como parte do processo seletivo.

 

Cada qualificação prévia que você tenha concluído, seja A-Level, BTEC, bacharelado internacional ou equivalente, valerá um certo número de pontos UCAS. Quanto maior a sua média, mais pontos UCAS vale a sua qualificação.

 

6. Como são calculados os pontos UCAS?

 

A melhor maneira de calcular seus pontos UCAS é usando uma calculadora de pontos, como essa do Whatuni?.

 

7. E se minha qualificação prévia não valer pontos no UCAS?

 

Mesmo se uma universidade usar o UCAS Tariff points para todos os requisitos de admissão no curso, ela ainda pode aceitar qualificações que não recebem pontuação pelo processo centralizado.

 

Portanto, é muito importante verificar os requisitos exigidos por cada universidade nas quais estiver interessado, ou entrar em contato com o provedor diretamente se ainda não tiver certeza.

 

8. Um curso preparatório equivale a quantos pontos UCAS?

 

Os pontos que você ganha com um foundation course são iguais aos de um A-Level do Reino Unido, pois são considerados no mesmo padrão. Veja a tabela a seguir para entender como um preparatório e um A-Level são pontuados no UCAS:

 

UCAS: processo seletivo no Reino Unido

 

9. O que uma inscrição pelo UCAS exige?

 

Depois de criar o seu login no site oficial, a inscrição pelo UCAS exige o mesmo tipo de informação que normalmente você precisaria para se inscrever diretamente na universidade:

 

  • Seus dados pessoais
  • Que tipo de suporte extra você pode precisar na universidade
  • Qual curso que você escolheu para se inscrever (incluindo o código do curso, código da instituição e data de início)
  • As escolas que você frequentou previamente
  • As qualificações que você já tem e/ou ainda está cursando
  • Quais empregos você teve (incluindo a sua função e o tempo que passou nela)
  • Sua declaração pessoal
  • Suas referências

 

10. Quais documentos terei de providenciar para a inscrição no UCAS?

 

Você não precisará anexar nenhum documento à sua UCAS application. Sua carta de referência será enviada diretamente pelo seu professor ou tutor, se você ainda estiver na escola; ou pela referência que você escolheu, se estiver se inscrevendo de forma independente ou como um aluno adulto.

 

No entanto, é útil ter em mãos os seguintes documentos, pois você deverá preencher algumas informações que constam neles:

 

 

11. Quanto custa uma inscrição no UCAS?

 

O custo da inscrição no UCAS é de £ 20 se você optar por se inscrever em apenas um curso. Caso desejar se inscrever em dois ou mais cursos, o custo é de £ 25.

 

12. Em quantos cursos posso me inscrever pelo UCAS?

 

Você pode escolher até cinco cursos (todos de uma vez ou alguns mais tarde). Não há ordem de preferência e suas universidades e/ou faculdades não verão onde mais você se inscreveu até que você responda a todas as ofertas de admissão que receber.

 

13. Onde obter o formulário de inscrição UCAS?

 

Você encontra o seu formulário de inscrição UCAS online por meio do registro no UCAS Apply.

 

14. Como enviar a inscrição UCAS?

 

Você envia sua inscrição UCAS através do seu perfil no UCAS Apply.

 

15. Existe alguma bolsa ou desconto para a inscrição no UCAS?

 

Não há bolsas ou descontos que você possa solicitar para financiar o valor da sua inscrição no UCAS.

 

16. Quais são os prazos de inscrição pelo UCAS?

 

Normalmente, você pode começar as suas inscrições em maio e o primeiro prazo para a maioria dos cursos é em outubro (para início do curso no ano seguinte). Em fevereiro, abre o UCAS Extra. As respostas das universidades devem chegar em maio.

 

Os dias específicos mudam ano a ano, portanto, verifique essa informação diretamente no site oficial do UCAS.

 

17. O que é o UCAS Extra?

 

O UCAS Extra é um serviço gratuito. Se você já usou suas cinco opções de cursos originais, ele permite que você adicione outra opção de ensino superior. As condições são:

 

  • Ter feito a sua inscrição por meio do UCAS;
  • Não ter recebido ofertas de admissão das suas escolhas iniciais de universidades;
  • Não estar aguardando nenhuma outra decisão de suas cinco inscrições iniciais.

 

18. Quando é o UCAS Extra?

 

O UCAS Extra abre no dia 11 de fevereiro e fecha no 4 de julho.

 

19. O que é o Clearing?

 

Clearing é um processo do UCAS que ajuda os candidatos que não conseguiram atender aos requisitos de admissão de suas escolhas originais a tentarem a seleção em universidades que ainda têm vagas disponíveis.

 

20. O que é uma personal statement da universidade?

 

Uma personal statement – declaração pessoal ou carta de motivação – é projetada para apoiar a sua inscrição na universidade. É uma oportunidade de explicar por que você gostaria de estudar um determinado curso, listar suas habilidades e articular como suas experiências anteriores desenvolveram o seu interesse pela área de estudo.

 

Leia também: Dicas para escrever a sua personal statement

 

21. O que é uma personal statement do UCAS?

 

Uma personal statement do UCAS é a declaração pessoal que você anexa à sua inscrição na universidade pelo processo de seleção do UCAS. Ela deve ter pelo menos 1.000 caracteres e no máximo 4.000 caracteres ou 47 linhas - o que acontecer primeiro.

 

22. Quantos UCAS points eu preciso para a admissão na Oxford University?

 

Isso depende do curso no qual você estiver se inscrevendo. A pontuação mais baixa necessária é 144 UCAS points. Em alguns casos, eles podem aceitar um pouco menos.

 

23. Quantos UCAS points eu preciso para a admissão na Cambridge University?

 

Isso também vai depender do curso. A pontuação mais baixa necessária é de 152 UCAS Points. Em alguns casos, eles podem aceitar um pouco menos.

 

24. Trabalhos voluntários valem pontos no UCAS?

 

Apenas realizando um ASDAN Community Volunteering Qualification, você pode ganhar até 50 UCAS Points extras. São dois níveis: no nível Award, você ganha 30 pontos extras no UCAS; já no nível Certificate, são 50.

 

25. O UCAS é apenas para estudantes nativos?

 

Não, você pode se inscrever no UCAS sendo estudante internacional interessado em uma graduação ou pós-graduação no Reino Unido.

 

26. Como se inscrever no UCAS sendo um estudante adulto?

 

O UCAS aceita candidaturas de mature students. O processo é o mesmo como se fosse um aluno saindo do ensino médio ou da faculdade. Ao preencher o formulário, você mesmo deverá fornecer os detalhes da sua referência.

 

27. O que significa referência na inscrição pelo UCAS?

 

A reference é alguém que pode verificar a sua capacidade acadêmica, ética de trabalho e caráter. Se você ainda for estudante de uma escola ou faculdade no momento da inscrição no UCAS, a sua referência será escrita por um professor ou tutor assim que você pagar a taxa de inscrição. Sua escola enviará a referência diretamente ao UCAS.

 

Você mesmo precisará enviar essas informações se for um estudante adulto ou independente (que não estiver recebendo a ajuda da escola/faculdade). Peça para alguém adequado escrever a sua referência antes de começar a sua inscrição e reúna todos os dados corretos sobre ela.

 

A pessoa escolhida receberá um email do UCAS, solicitando que preencham uma referência com as diretrizes relevantes em anexo.

 

28. Posso mandar minha inscrição sem uma referência?

 

Não, todas as inscrições do UCAS precisam de uma referência acadêmica ou profissional.

 

29. Como me inscrever pelo UCAS de maneira independente?

 

Crie a sua conta no UCAS para fazer o seu registro online. Você terá a opção de selecionar a inscrição independente e precisará providenciar por conta as informações da sua referência – o aluno que se escreve com a ajuda da sua escola ou faculdade não precisa fazer isso, porque a instituição envia a referência diretamente ao UCAS.

 

30. Preciso comprovar a minha proficiência no inglês?

 

Para a maioria dos cursos, se você não fala inglês como primeira língua, precisará provar as suas habilidades no idioma. Para isso, deve prestar um dos testes aprovados no Reino Unido (Secure English Language Test - SELT):

 

  • IELTS
  • LanguageCert
  • Pearson (PTE)
  • Trinity College London
  • TOEFL
  • Cambridge Assessment English (C1 Advanced ou C2 Proficiency)

 

Visite o site oficial do UCAS.

 

Preparado para a sua inscrição?

 

Agora que você sabe tudo sobre o UCAS, encontre o seu curso ideal no Reino Unido com a ajuda da nossa ferramenta gratuita Selecionador de Cursos.

 

Leia também:

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA