Uma pesquisa realizada pela Association of Graduate Recruiters (AGR) no Reino Unido apontou que as estudantes do sexo feminino são menos propensas a se candidatar a altos cargos após a graduação, mas mais propensas a conseguir a vaga se elas se candidatassem.
A pesquisa com alguns dos principais empregadores de jovens recém formados descobriu que, apesar de 54% dos estudantes serem mulheres, elas representam apenas 47% de todos os candidatos dos esquemas de recrutamento. Mesmo assim, 49% das vagas são oferecidas a mulheres, segundo as respostas de 170 empresas britânicas.
Melhorar a diversidade de gêneros nos programas de recrutamentos de recém graduados é um dos principais desafios atuais destas empresas. No entanto, de acordo com a pesquisa, quando as mulheres se candidatam, as chances de conseguirem a vaga são maiores. Mesmo em áreas predominadas pelo sexo masculino, como engenharia e tecnologia da informação, homens e mulheres têm chances proporcionais de serem contratados.
Por exemplo: as mulheres representam 17% dos estudantes graduados em TI e 15% em engenharia no Reino Unido, mas conseguem 27% e 25% das vagas, respectivamente, em esquemas de recrutamento nestas áreas, segundo a pesquisa da AGR. Isto significa que os homens representam 83% e 85% do corpo discente de TI e engenharia, no entanto, 73% e 75% deles conseguem empregos após a graduação.
Em direito, a situação é contrária. Sessenta e três por cento dos estudantes graduados são mulheres, mas apenas 58% conseguem as vagas nas seleções de recrutamento. De acordo com a pesquisa, os empregadores estão se esforçando para aumentar o número de mulheres contratadas por eles. Três quartos das empresas que responderam a pesquisa já possuem estratégias de diversificação, e a maioria delas diz que corrigir o desequilíbrio de gênero é uma de suas prioridades atuais.
A Association of Graduate Recruiters (Associação de Recrutadores de Graduandos) é um órgão profissional independente e sem fins lucrativos representante de mais de 750 organizações que recrutam recém graduados e os ajudam a se desenvolver profissionalmente.
Graduate Jobs
Os graduate jobs, no exterior, se referem aos empregos e caminhos profissionais que exigem um diploma acadêmico dos candidatos. Existem as grandes empresas e empregadores com um fluxo constante de novos talentos que costumam oferecer graduate jobs para estudantes recém formados, normalmente com a intenção de desenvolvê-los e treiná-los para assumir posições de gerência no futuro. O processo de recrutamento é chamado de graduate scheme ou graduate training. São como os trainees e os programas de aprendizes oferecidos por grandes empresas brasileiras.
(Com informações da BBC.)
Leia mais: