Essenciais
Reino Unido: Perspectivas profissionais

Graduate Schemes no Reino Unido: o que são e como conseguir um emprego?

Com os graduate schemes, os estudantes recém-graduados passam por programas de treinamento em grandes empresas do Reino Unido com a chance de efetivação.

Graduate Schemes no Reino Unido
248

Diversas empresas do Reino Unido oferecem algum tipo de esquema de graduação em quase todos os setores para que os estudantes recém-graduados no país consigam um emprego por meio de programas competitivos de treinamento logo após concluírem os estudos.

 

Estudar no Reino Unido

 

O que significa graduate scheme?

 

Um graduate scheme – em português, esquema após a graduação – é um programa de treinamento criado e conduzido por um empregador com a intenção de desenvolver futuros líderes para suas organizações. Estes esquemas costumam durar de um a dois anos, apesar de poderem ser mais longos, e estão disponíveis em diferentes áreas de especializações, desde finanças, varejo, recursos humanos e marketing até gestão e direito.

 

O estudante, como um trainee, terá responsabilidades desde o início o treinamento, que deve servir como uma grande oportunidade de ganhar experiências práticas e reais e de desenvolver uma ampla compreensão da profissão que eles pretender seguir, além de receber apoio para construir as habilidades essenciais relacionadas à carreira.

 

O relatório mais recente do High Fliers Research sobre o mercado de trabalho para recém-graduados relevou que pelo menos seis dos principais graduate schemes no Reino Unido oferecem salários iniciais de mais de £ 40.000, principalmente nos setores de investimento bancário, firmas de direito e companhias de petróleo e energia.

 

O estudante selecionado, por sua vez, precisa atender às necessidades do empregador em relação à função para qual foi contratado, como em um emprego normal. Os esquemas, no entanto, podem ser focados em um trabalho específico ou dividido em diferentes funções, equipes e localizações dentro da empresa por períodos determinados. Portanto, na hora de contratar, as empresas procuram por flexibilidade nos candidatos.

 

Os graduate schemes são muito concorridos, com um grande número de candidatos para cada vaga disponível todos os anos, principalmente em grandes empresas.

 

Quais empresas têm graduate schemes no Reino Unido?

 

Ao cursar uma graduação no Reino Unido, você terá diferentes opções de caminhos profissionais com os graduate schemes de vários tipos de empregadores. Por exemplo, se você estiver interessado em um esquema após a graduação na área de recursos humanos (HR), diversas grandes empresas, como a BP, KPMG e Tesco, têm oportunidades nesta área específica.

 

Se o seu interesse for uma carreira no setor da saúde, pode se inscrever no graduate scheme do NHS (National Health Service), o serviço nacional de saúde pública do Reino Unido. Conheça o Graduate Scheme do NHS, com oportunidades em gestão financeira, gestão geral, análise de saúde, informática da saúde, recursos humanos, e política e estratégias.

 

Outro setor popular e em crescimento é o de marketing. As vagas estão disponíveis em mídia, aparelhos móveis e internet, hospitalidade e gestão de eventos, entre outras áreas. Você pode se inscrever em esquemas de empresas como BBC, Sky, Apple e Virgin Media.

 

Todos os grandes bancos do Reino Unido têm algum tipo de esquema para estudantes formados em áreas de finanças, incluindo Barclays, Lloyds Banking Group e HSBC. E grandes empresas de varejo britânicas têm esquemas na área, como a Boots, Next, John Lewis e Marks & Spencer, que ajudam a treinar os recém-graduados em atendimento ao cliente, logística, cadeia de suprimentos, gerência e merchandising. A Amazon UK, por exemplo, emprega 19.000 pessoas pelo país em uma variedade de funções, desde coorporativo e operações até ciências e tecnologia. Por isso, às vezes é possível encontrar diferentes tipos de graduate scheme em uma mesma empresa. Outros exemplos são Google, Microsoft, BT e EE.

 

Quando e como me inscrever em um graduate scheme?

 

Graduate schemes no Reino Unido

 

Na maioria dos casos, você já pode se inscrever a partir do final do segundo ano de graduação (de junho em diante). O prazo de inscrição dos graduate schemes costumam ser em novembro ou dezembro do mesmo ano. No entanto, é aconselhável começar a se inscrever o quanto antes possível, uma vez que as organizações têm processos contínuos ou abertos, o que significa que recebem inscrições o ano todo, sem prazo final, entretanto, podem ir contratando novos graduados à medida que recebem as inscrições até que todas as vagas sejam preenchidas.

 

Como qualquer seleção de trabalho, os candidatos passam por um processo extenso e demorado de triagem. A primeira fase normalmente envolve uma inscrição online, na qual provavelmente será necessário providenciar currículo e cover letter. Depois, em uma segunda fase, os candidatos passam por entrevista e avaliações, inclusive um teste psicométrico, que pode ser de dois tipos – personalidade ou aptidão – e avaliar raciocínio diagramático, numérico, espacial e verbal.

 

Hoje em dia, muitos empregadores também fazem uso das mídias sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn para compartilhar informações e orientações úteis e informais aos candidatos sobre todas as fases do processo de seleção. Nas páginas do NHS, por exemplo, você encontra dicas de trainees atuais sobre como se preparar para a entrevista e preencher a inscrição online, além de poder fazer perguntas diretamente aos recrutadores.

 

Outra coisa que pode diferenciá-lo durante o processo seletivo de um graduate scheme são as suas notas na graduação. O Reino Unido tem um sistema de classificação de diplomas específico, como explicado aqui, por isso, em alguns casos, o estudante deve manter uma média 2:1 ou 2:2 para conseguir ser selecionado no esquema. Além das notas, você deve estar preparado para discutir sua experiência de trabalho, atividades extracurriculares, habilidades e motivações durante a entrevista.

 

O graduate scheme pode me oferecer uma vaga permanente?

 

Os programas começam entre agosto ou setembro, após a graduação dos estudantes. Depois da duração do esquema, é bem comum que os participantes recebam uma oferta de efetivação do empregador, apesar de não ser obrigatório e não acontecer em todos os casos.

 

Por isso, para saber se há chances de ser contratado após o período de treinamento, verifique as regras e histórico de cada programa específico. Além disso, é muito importante que você se dedique ao programa, demonstrando interesse, empenhando-se nas suas tarefas e mostrando resultado, para que o empregador tenha motivos reais para te contratar.

 

A diferença entre graduade scheme e graduate job

 

Os graduate jobs basicamente englobam todas as vagas de trabalho que exigem uma graduação do candidato. Ou seja, você só pode se aplicar assim que concluir o seu bacharelado e as oportunidades costumam ser funções iniciantes, sem precisar de muita experiência prévia. Já os graduate schemes são programas de treinamento, geralmente com um plano de aprendizado para seu participantes.

 

As vantagens do graduate scheme

 

Estes esquemas permitem que os recrutados se adaptem com mais facilidade ao ambiente de trabalho, desenvolvam habilidades relevantes e ganhem experiência prática, seja trabalhando em uma função específica dentro de uma equipe já estabelecida, ou então trabalhando em várias tarefas em diferentes áreas dentro da organização durante o período do esquema. Se o empregador contratar grandes turmas de recém-graduados, você terá a oportunidade de conviver e se socializar com várias pessoas na mesma situação.

 

Às vezes a empresa pode oferecer também oportunidades para que os participantes trabalhem em diferentes localizações do Reino Unido e até mesmo no exterior. Se isto for de seu interesse, analise esta possibilidade antes de se escrever, na descrição do graduate scheme.

 

O treinamento e a prática de algumas profissões no Reino Unido exigem a acreditação de uma associação ou órgão profissional relevante, como engenharia, contabilidade, recursos humanos, direito, construção, gestão, entre outras. Desta forma, o graduate scheme dá o suporte para que você consiga a qualificação necessária para praticar profissionalmente com a acreditação adequada.

 

Onde encontrar graduate schemes?

 

Empregos na Inglaterra

 

De maneira geral, há duas formas principais de encontrar oportunidades de trabalhar no Reino Unido após a graduação com um graduate scheme: direto com as empresas ou em sites de banco de dados de vagas profissionais.

 

Exemplos de empresas com graduate schemes:

 

 

Exemplos de sites de banco de dados de vagas em graduate schemes:

 

 

Graduate Scheme do governo no Reino Unido

 

O próprio governo do Reino Unido oferece programas de treinamentos e graduate scheme para estudantes recém-graduados no país. Um deles é o DESG Graduate Scheme (Defence Engineering and Science Group), do Ministério da Defesa. Segundo o site Gov.UK, este é o melhor programa de desenvolvimento para engenheiros e cientistas do Reino Unido, com duração de dois a três anos.

 

Saiba mais aqui.

 

Encontre a sua graduação no Reino Unido:

 

 

O pesquisa cursos e universidades no Reino Unido pelo Hotcourses Brasil, você pode filtrar os resultados de acordo com as suas preferências, como área de estudo, qualificação e opções de estudo. Ao encontrar opções de cursos que te interessem, clique no botão verde “Contate a universidade” ou “Mais informações para encontrar em contato direto com a instituição e tirar todas as usas dúvidas.

 

Com informações de Prospects e Target Jobs.

 

Leia mais:

Programas preparatórios no Reino Unido – Um passo para o seu diploma perfeito

Pesquisa no Reino Unido indica quais empresas querem contratar mais mulheres

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Reino Unido
Graduação
SOBRE O AUTOR

Graduate Schemes no Reino Unido

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.