Essenciais
Reino Unido: Destino de Estudo

40 fatos e curiosidades sobre o Reino Unido

40 fatos e curiosidades sobre o Reino Unido: história, geografia, culinária, cultura, esportes e aleatoriedades

40 fatos e curiosidades sobre o Reino Unido

Conheça alguns fatos e aleatoriedades sobre o Reino Unido:

 

História do Reino Unido

 

1. As pirâmides não são os monumentos mais antigos do mundo, não. O Stonehenge, no Reino Unido, além de ser o mais antigo, também é conhecido como um dos sete milagres do mundo. Os cientistas acreditam que ele tenha sido criado há mais de 3.000 a.C. Localizada na planície de Salisbury, próxima a Londres, e composta por círculos concêntricos de pedras de até cinco metros de altura (e algumas toneladas cada), a estrutura é um Patrimônio Mundial da Unesco cheio de mistérios. A posição das pedras ajuda a recolher dados sobre o movimento dos corpos celestiais, para identificar datas específicas, como, por exemplo, os solstícios e os equinócios.

 

História do Reino Unido

 

2. A Universidade de Oxford é a instituição de ensino superior mais antiga do Reino Unido, fundada em 1096. Até 1877, os professores da universidade não tinham permissão de se casar.

 

3. Até 1832, Oxford e Cambridge eram as únicas universidades do país. Não é à toa que estas são as instituições de ensino britânicas mais famosas e renomadas do mundo! Atualmente, entretanto, há mais de 100 universidades por todo o Reino Unido.

 

4. Em 2015, a Rainha Elizabeth se tornou a excelência da monarquia a reinar por mais tempo no mundo inteiro. Ela assumiu o trono em 1953! (Parte da história do reinado da Rainha Elizabeth pode ser acompanhado na série The Crown, da Netflix.)

 

5. O Castelo de Windsor, construído em 1080, ainda é a residência da família real britânica – a mais antiga e maior residência real do mundo. No entanto, a casa oficial da monarquia (da rainha e do rei) é o famoso Palácio de Buckingham, em Londres.

 

Castelo de Windsor, Reino Unido

Castelo de Windsor, na cidade de Windsor em Berkshire, Inglaterra, Reino Unido.

 

6. Os casamentos reais são feriados nacionais no Reino Unido. Um dia depois da cerimônia, a população tem uma folga no trabalho.

 

7. A Margaret Thatcher foi a primeira mulher eleita como primeira-ministra do Reino Unido. Além disso, também foi a pessoa que permaneceu por mais tempo nessa posição.

 

8. Entre 1066 e 1362, a língua oficial do Reino Unido foi o francês.

 

9. A moeda oficial nacional, a libra esterlina (GBP), é a mais antiga do mundo ainda em uso, com uma história impressionante de 1.200 anos.

 

Geografia do Reino Unido

 

10. O Reino Unido é formado por quatro países diferentes: Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. Já a Grã-Bretanha, a oitava maior ilha do mundo, compreende as nações da Inglaterra, Escócia e País de Gales. Ou seja: Reino Unido e Grã-Bretanha são duas coisas distintas!

 

11. Apesar de fazer parte do Reino Unido, a Irlanda do Norte fica em uma ilha a parte dividida com a República da Irlanda, a oeste da Grã-Bretanha.

 

Mapa do Reino Unido

 

12.  Reino Unido tem apenas 15 parques nacionais, no entanto, eles representam oito por cento de todo o território do país.

 

13. Não há nenhum vulcão ativo no Reino Unido.

 

14. Além do Stonehenge, há ainda 26 Patrimônios Mundiais no Reino Unido, como a cidade de Bath, o Castelo e a catedral de Durham, as torres de Edimburgo, etc.

 

15. O maior rio do Reino Unido é o Severn, que se estende por 354 quilômetros entre Inglaterra e País de Gales. No entanto, o maior rio da Inglaterra é o famoso Tamisa (Thames), que atravessa Londres, de 346 quilômetros.

 

Rio Tamisa, em Londres

O rio Tamisa, em Londres.

 

16. A Inglaterra e a França estão conectadas pelo segundo maior túnel subterrâneo do mundo. O Eurotúnel (Channel Tunnel), que vai de Dover na Inglaterra a Calais na França, tem pouco mais de 50 quilômetros, sendo 37 deles debaixo d’água, a 75 metros de profundidade. Com trens de alta velocidade da Euroestar, é possível ir de Londres a Paris em pouco mais de duas horas.

 

17. Embora seja um país relativamente grande, independente de onde você estiver no Reino Unido, você nunca estará a mais de 115 quilômetros do mar.

 

População do Reino Unido

 

18. O Reino Unido tem a 23ª maior população do mundo – há aproximadamente 63.742.000 habitantes no país.

 

19. Só em Londres, a capital do Reino Unido, há mais de oito milhões de cidadãos que se comunicam em um idioma diferente do inglês. De fato, acredita-se que há mais de 300 línguas faladas na cidade.

 

20. O inglês é o idioma oficial do país, mas há uma miríade de sotaques por todos os lugares. Ele muda amplamente de região a região, por isso é normal encontrar sotaques diferentes a poucos quilômetros. Além disso, o Reino Unido também reconhece o escocês, o gaélico, o irlandês e o córnico.

 

21. O Reino Unido não tem uma religião oficial, mas 60% dos britânicos consideram algum formato do cristianismo – e 27% se declaram ateus, a segunda maior doutrina do país.

 

22. A expectativa de vida no país é de 80 anos. Quando alguém completa 100 anos no Reino Unido, passa a receber um cartão personalizado de aniversário da Rainha todos os anos.

 

23. O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido – National Health Service (NHS) – oferece cobertura gratuita de assistência médica a todos os cidadãos britânicos. Mesmo assim, as pessoas podem optar por um plano de saúde particular, se quiserem.

 

Culinária do Reino Unido

 

24. Você pode achar que é estereótipo, mas não é: o chá é mesmo extremamente popular no Reino Unido. Estima-se que a população britânica bebe em média 165 milhões de xícaras de chá todos os dias. (Nos Estados Unidos, por exemplo, o consumo é 20 vezes menor.) Os britânicos também têm costume de colocar leite no chá.

 

Chá britânico

 

25. Os pratos típicos mais famosos do Reino Unido são carne assada (roast beef), peixe com fritas (fish and chips) e a carne e pão Yorkshire (Yorkshire beef and pudding). No entanto, os britânicos votaram no Chicken Takka como o prato nacional, uma receita indiana.

 

26. De fato, o condimento curry é famosíssimo no Reino Unido. Além disso, há mais restaurantes indianos em Londres do que em Mumbai ou Nova Deli, dois grandes centros urbanos da Índia.

 

Leia também:

5 receitas de pratos típicos do mundo (Compartilhamos a receita de Yorkshire pudding neste artigo)

6 pratos natalinos típicos do Reino Unido

 

Cultura e esportes do Reino Unido

 

27. J.K. Rowling, a autora da série de livros sobre o bruxo Harry Potter, foi a primeira escritora a se tornar bilionária pelas suas obras literárias. Em 2014, seu patrimônio líquido total chegou a US$ 1 bilhão.

 

28. Por ser uma operadora pública mantida pelos cidadãos do país, o famoso canal de TV britânico BBC não exibe anúncios e propagandas. E é por isso também que toda casa no Reino Unido que tenha uma televisão paga uma taxa de licença de aproximadamente £ 145 por ano.

 

29. O poeta e dramaturgo William Shakespeare nasceu em 1564 em Stratford-upon-Avon, no Reino Unido. Conhecido como o maior escritor do idioma inglês, autor de obras como Romeu e Julieta e Hamlet, ele acrescentou cerca de 3.000 palavras à língua inglesa com suas obras.

 

30. A maior biblioteca do mundo encontra-se em King’s Cross, em Londres: a Biblioteca Britânica tem mais de 170 milhões de volumes no seu acervo.

 

Biblioteca Britânica

 

31. Os Jogos Olímpicos já aconteceram em Londres em três ocasiões: em 1908, 1948 e 2012.

 

32. O golfe foi inventado no Reino Unido, mais especificamente na Escócia, provavelmente por volta de 1457. Por causa da sua popularidade, ele chegou a ser banido uma época por Jaime II por atrapalhar as atividades do exército. Hoje, o golfe é considerado um esporte nacional.

 

33. O Wimbledon Championship, realizado anualmente em Londres, é o torneio de tênis mais antigo do mundo – teve início em 1877. Ele faz parte do Grand Slam do tênis, com o Australian Open, o Torneio de Roland Garros e o US Open. Em 2019, o prêmio para o primeiro colocado era de £ 2,35 milhões.

 

Aleatoriedades sobre o Reino Unido

 

34. O Reino Unido não tem um dia nacional – embora o aniversário da rainha no dia 21 de abril seja o mais próximo da comemoração de dia nacional.

 

35. O selo postal foi inventado no Reino Unido em maio de 1840. Ele continha a imagem da Rainha Victoria.

 

36. A Rainha Elizabeth não tem um passaporte. Todos os passaportes britânicos são emitidos em nome da rainha, portanto, ela própria não precisa de um. E ela já visitou mais de 100 países diferentes!

 

37. O lago Ness, onde a lenda diz existir um monstro avistado em diferentes momentos, se encontra nas Terras Altas da Escócia, no Reino Unido. Originalmente chamado de Loch Ness, ele se estende por 37 quilômetros.

 

38. O País de Gales tem a cidade com o nome mais longo do mundo: TLlanfairpwllgwyngyll-gogerychwyrndrobwlllllandysiliogogogoch. É sério! Mas os seus habitantes usam uma versão abreviada do nome (e as placas de trânsito no País de Gales contêm os nomes em galês e inglês, para facilitar um pouco).

 

Cidade no País de Gales

 

39. O suicídio já foi considerado um crime no Reino Unido. No final do século 19, se alguém fosse pego tentando se matar, seria preso e condenado à morte por enforcamento.

 

40. Todo mundo no Reino Unido tem acesso à água potável.

 

Leia também:

40 fatos e curiosidades sobre os Estados Unidos

35 fatos e curiosidades sobre o Canadá

3 universidades do Reino Unido com cursos online

 

Fonte: StudyingintheUK.org e Expatica

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO
PERFEITO

Encontre o curso perfeito para você

Responda algumas perguntas e nosso selecionador de cursos fará o resto por você

COMEÇAR SUA BUSCA