
A Black Friday é um feriado norte-americano, criado nos Estados Unidos, que acontece sempre na última sexta-feira de novembro (em português, Sexta-Feira Negra) um dia após o famoso Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças). A data é uma celebração do início de temporada de compras para o Natal, por isso, criou-se a tradição de oferecer promoções e ofertas no comércio de todo o país, e com o tempo a tradição foi adotada pelo resto do mundo. Inclusive no Reino Unido.
Black Friday 2015 deve bater o recorde no Reino Unido
Este ano, a Black Friday cairá no dia 27 de novembro. No Brasil, diversas lojas e comércios, principalmente as de e-commerce, vêm oferecendo promoções e anúncios de preços baixos desde o início do mês.
Segundo o site The Telegraph, no Reino Unido, o ano de 2015 deve bater recorde na data. A expectativa é de que, pela primeira vez na história do país, gaste-se £ 1 bilhão durante as 24 horas da Black Friday. Isto significa que a população do Reino Unido deverá gastar £ 12.384 por segundo em compras online. O famoso site de vendas Ebay declarou ao Telegraph que espera receber a visita virtual de nove milhões de britânicos no dia 27 e vender 25 itens por segundo. Apesar de os números britânicos serem impressionantes, os Estados Unidos continuam distantes na dianteira: os americanos gastam em média US$ 1,721 bilhões durante a Black Friday. A Alemanha é o segundo maior mercado mundial na data, seguido pela França e pelo Canadá.
As principais marcas do Reino Unido durante a Black Friday são Amazon, John Lewis, Argos, Asda e AO.com. A maioria das promoções, mesmo no Brasil, tem início às 8 da manhã, mas algumas já abrem as suas vendas promocionais com a virada do dia, à meia noite.
Cyber Monday
A “Segunda-Feira Cibernética” é o nome da segunda-feira que sucede o Thanksgiving Day e a Black Friday e que também traz algumas novas promoções online.
Boxing Day
No Reino Unido, esta data é mais famosa, mas também é celebrada em outros países como Canadá, Hong Kong, Austrália e Nova Zelândia. O Boxing Day acontece no dia 26 de dezembro, feriado no dia que procede ao Natal e também é marcado por promoções.
Uma dica para a Black Friday no Brasil
Aproveitando o embalo no consumismo gerado pela data, muitos comércios criam campanhas promocionais enganosas. Uma forma de evitar cair em “pegadinhas” da Black Friday é pesquisando os preços de produtos que você pretende comprar com pelo menos duas semanas de antecedência. Anote o valor de cada um dos itens e compare com os preços promocionais anunciados na sexta-feira.
O desconto realmente vale a pena? O preço continua o mesmo? O que algumas lojas, principalmente as virtuais, costumam fazer é aumentar todos os preços de seus produtos algumas semanas antes da Black Friday para aparentar terem dado um desconto substancial quando a sexta chega. Por isso, uma boa pesquisa prévia de preços é sempre aconselhável.
Leia mais:
Thanksgiving Day – Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos