Essenciais
Reino Unido: Destino de Estudo

A Black Friday no Reino Unido e o Boxing Day

A Black Friday deve bater recorde de vendas no Reino Unido em 2015; país tem outras datas marcadas pelas promoções online.

A Black Friday no Reino Unido
1526

A Black Friday é um feriado norte-americano, criado nos Estados Unidos, que acontece sempre na última sexta-feira de novembro (em português, Sexta-Feira Negra) um dia após o famoso Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças). A data é uma celebração do início de temporada de compras para o Natal, por isso, criou-se a tradição de oferecer promoções e ofertas no comércio de todo o país, e com o tempo a tradição foi adotada pelo resto do mundo. Inclusive no Reino Unido.

 

Black Friday 2015 deve bater o recorde no Reino Unido

 

Este ano, a Black Friday cairá no dia 27 de novembro. No Brasil, diversas lojas e comércios, principalmente as de e-commerce, vêm oferecendo promoções e anúncios de preços baixos desde o início do mês.

 

Segundo o site The Telegraph, no Reino Unido, o ano de 2015 deve bater recorde na data. A expectativa é de que, pela primeira vez na história do país, gaste-se £ 1 bilhão durante as 24 horas da Black Friday. Isto significa que a população do Reino Unido deverá gastar £ 12.384 por segundo em compras online. O famoso site de vendas Ebay declarou ao Telegraph que espera receber a visita virtual de nove milhões de britânicos no dia 27 e vender 25 itens por segundo. Apesar de os números britânicos serem impressionantes, os Estados Unidos continuam distantes na dianteira: os americanos gastam em média US$ 1,721 bilhões durante a Black Friday. A Alemanha é o segundo maior mercado mundial na data, seguido pela França e pelo Canadá.

 

As principais marcas do Reino Unido durante a Black Friday são Amazon, John Lewis, Argos, Asda e AO.com. A maioria das promoções, mesmo no Brasil, tem início às 8 da manhã, mas algumas já abrem as suas vendas promocionais com a virada do dia, à meia noite.

 

Cyber Monday

 

A “Segunda-Feira Cibernética” é o nome da segunda-feira que sucede o Thanksgiving Day e a Black Friday e que também traz algumas novas promoções online.

 

Boxing Day

 

No Reino Unido, esta data é mais famosa, mas também é celebrada em outros países como Canadá, Hong Kong, Austrália e Nova Zelândia. O Boxing Day acontece no dia 26 de dezembro, feriado no dia que procede ao Natal e também é marcado por promoções.

 

Uma dica para a Black Friday no Brasil

 

Aproveitando o embalo no consumismo gerado pela data, muitos comércios criam campanhas promocionais enganosas. Uma forma de evitar cair em “pegadinhas” da Black Friday é pesquisando os preços de produtos que você pretende comprar com pelo menos duas semanas de antecedência. Anote o valor de cada um dos itens e compare com os preços promocionais anunciados na sexta-feira. O desconto realmente vale a pena? O preço continua o mesmo? O que algumas lojas, principalmente as virtuais, costumam fazer é aumentar todos os preços de seus produtos algumas semanas antes da Black Friday para aparentar terem dado um desconto substancial quando a sexta chega. Por isso, uma boa pesquisa prévia de preços é sempre aconselhável.

 

Leia mais:

Thanksgiving Day – Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos

Natal longe de casa

Tradições natalinas nos Estados Unidos

“Nollaig Shona”: o Natal na Irlanda

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Reino Unido
Graduação
SOBRE O AUTOR

A Black Friday no Reino Unido

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.