Essenciais
Reino Unido: Destino de Estudo

Guia do estudante internacional: Glasgow, na Escócia

Acolhedora, acessível e criativa. Descubra o que torna Glasgow, na Escócia, uma cidade tão atraente para estudantes internacionais.

Guia do estudante internacional: Glasgow, na Escócia

Uma cidade vibrante e próspera localizada às margens do Rio Clyde, no lado oeste da Escócia, Glasgow tem uma rica herança industrial que remonta à era pré-romana. Originalmente famosa pela construção naval e pelo comércio, ela evoluiu e agora é o lar de uma expansiva cena criativa, com muitas opções de entretenimento para os amantes da música, arte, teatro e mídia.

 

Glasgow também é famosa por sua arquitetura vitoriana, tornando-a um lugar histórico, interessante e, basicamente, incrível para se explorar e viver. A seguir, vamos te explicar

 

Estudar no Reino Unido

 

Onde estudar em Glasgow?

 

Duas das universidades de Glasgow estão entre as 300 melhores do mundo no famoso QS World University Rankings 2021:

 

 

A primeira delas recebe quase 30.000 estudantes internacionais de mais de 140 países e está classificada em segundo lugar em satisfação estudantil entre as universidades integrantes do Grupo Russell (pesquisa NSS 2020).

 

Há ainda outras universidades em Glasgow que merecem a sua atenção:

 

 

Quanto custa estudar em Glasgow?

 

Na Universidade de Glasgow, as taxas de ensino para estudantes internacionais começam em £ 17.650 por ano. No entanto, o custo aumenta para disciplinas como Engenharia, Enfermagem, Ciências Veterinárias. Nesse caso, a média é de £ 23.000 por ano. Já Odontologia custa £ 46.950 por ano, enquanto a Medicina custa £ 49.950.

 

Leia também: Quanto custa estudar no Reino Unido?

 

Vida de estudante e lazer em Glasgow

 

Uma maneira de conhecer a história e a cultura de Glasgow é visitando as galerias e museus mundialmente conhecidos que estão localizados na cidade. Um grande exemplo é a Kelvingrove Art Gallery and Museum, que tem 22 galerias com exposições de mais de 8.000 objetos. O melhor: essa atração é totalmente gratuita, um passeio perfeito para estudantes internacionais com orçamento limitado e com muita vontade de aprender sobre a cidade.

 

Há também o Hunterian Museum and Art Gallery, onde você pode ver o trabalho de Charles Rennie Mackintosh, um arquiteto e artista proeminente nascido em Glasgow, mas conhecido pelo mundo todo. O Hunterian faz parte da Universidade de Glasgow, localizada em diferentes prédios ao redor do campus.

 

Estudar em Glasgow, na Escócia

 

Vida noturna

 

Glasgow ganha vida à noite com seus muitos ambientes populares de música ao vivo, comédia, cinemas e shows espalhados pela cidade. A cidade também é famosa por sua cultura tradicional de pub e música folclórica, que vai ser bem gostoso de conhecer como um estrangeiro, mesmo se você não bebe álcool.

 

Glasgow também abriga a Scottish Opera, Scottish Ballet e The Royal Scottish Orchestra – ópera, balé e orquestra escocesas –, ótimo para quem gosta de ver apresentações ao vivo de todos os tipos.

 

Esportes

 

Sede dos Jogos da Commonwealth em 2014, Glasgow é conhecida por seu amor pelos esportes. Os mais populares incluem golfe, rúgbi, futebol, tênis e remo. Glasgow também abriga os maiores estádios de futebol da Escócia, incluindo o Celtic Park, o Hampden Park e o estádio Ibrox para uma experiência imersiva, se você gosta de ver partidas ao vivo.

 

Clima

 

Glasgow tem bastante chuvas ao longo do ano, mas os meses de verão podem ser quentes e temperados. Isso é algo a ser considerado na hora de escolher se quer estudar em Glasgow, especialmente se você está acostumado com um clima quente em seu país.

 

Ao chegar em Glasgow, pode ser que leve um tempo para você se ajustar com o clima no início.

 

Habitantes

 

Apesar de os habitantes de Glasgow aparentemente serem durões, nela a máxima é verdadeira: “o povo faz o lugar”. Ela foi eleita a cidade mais acolhedora do mundo pelo Rough Guide em 2021! Isso a torna um lugar agradável e receptivo para os estudantes internacionais, que logo se sentem em casa.

 

Outra coisa: você pode achar difícil entender os habitantes locais por causa do forte sotaque de Glasgow, mas com o tempo você se acostumará.

 

Mais uma prova de que esse é um país acolhedor: a Escócia incentiva admissão de estudantes internacionais em suas universidades e o multiculturalismo.

 

Transporte

 

É bastante fácil de se locomover por Glasgow, construída em um sistema de grade, por isso simples de entender. O metrô é uma das melhores formas de viajar pelo centro da cidade, operando a cada cinco minutos com um custo inicial de apenas £ 1,55.

 

No entanto, dá muito bem para conhecer cidade também a pé ou de bicicleta, se você quiser se manter ativo enquanto explora a cidade. Para ajudar com os custos da viagem, os estudantes também podem comprar um railcard (cartão único) por £ 30 para economizar até um terço em todas as viagens de transporte público.

 

Você também pode acessar facilmente outras cidades na Escócia, como Edimburgo, que fica a apenas uma hora de trem.

 

O custo de vida em Glasgow

 

Estudar em Glasgow, na Escócia

 

Várias vezes eleita a cidade mais acessível no Reino Unido para comprar uma casa, Glasgow é relativamente mais barata do que outras grandes cidades. Glasgow tem um custo de vida 43% mais barato do que Londres segundo o site Expatisan.

 

Aqui vai uma lista de itens de uso diário e despesas para você ter uma ideia do custo de vida em Glasgow em 2021, de acordo com o site Numbeo:

 

  • Refeição em um restaurante - £ 14,00
  • Ingresso de cinema - £ 10,00
  • Cappuccino - £ 2,82
  • 1 litro de leite - £ 0,91
  • Pão (unidade) - £ 0,94
  • Aluguel de um apartamento fora do centro da cidade - £ 477 por mês.

 

Ficou com vontade de estudar em Glasgow?

 

Use o nosso Selecionador de Cursos, uma ferramenta gratuita que te ajudará a encontrar o seu curso no exterior perfeito de acordo com as suas preferências e objetivos.

 

Leia também:

 

(Texto original publicado no site Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA