Essenciais
Reino Unido: Destino de Estudo

Onde estudar no Reino Unido – ALÉM de Londres

Quer estudar no Reino Unido, mas não em Londres? O país tem várias opções excelentes de destino de estudo além da capital. Veja nosso guia de cidades britânicas!

Onde estudar no Reino Unido – ALÉM de Londres

Londres continua sendo o principal destino dos estrangeiros que decidem estudar no Reino Unido. A capital é uma das cidades mais incríveis do mundo, mas sabemos que há alguns contras em relação a ela, como o custo de vida e a agitação de uma metrópole. Se você quer fugir um pouco do comum, o Reino Unido está cheio de opções de cidades excelente para estudantes internacionais. Veja as principais sugestões a seguir!

 

1. Manchester

 

Estudar em Manchester, no Reino Unido

 

Manchester tem um cenário artístico e musical prósperos que transcende todos os gêneros, do indie ao rock. De fato, os seus quatro teatros principais recebem os grandes sucessos do West End, região do centro de Londres famosa pelos musicais. Se você gosta de estar imerso em cultura, mas prefere uma cidade menos agitada e com menos turistas, Manchester pode ser uma excelente escolha.

 

Ela é uma cidade estudantil – cerca de 250.000 universitários vivem nela. Então, como seria de esperar, é jovem e a vida noturna tem uma sensação de festa constante, verdadeiramente original. Você encontrará mais opções de pubs ingleses, barzinhos, baladas e restaurantes do que em quase toda a Europa.

 

Instituições em Manchester e região:

 

2. Loughborough

 

Estudar em Loughborough, no Reino Unido

Imagem: University Loughborough (iStockPhoto/LMWH).

 

Localizada na região central do condado de Leicestershire, a Loughborough é tradicionalmente conhecida como uma cidade mercantil, embora também tenha uma atmosfera agitada de cidade grande.

 

Uma das razões para isso é University of Loughborough, uma das principais instituições do Reino Unido. Segundo o The Guardian League Table 2021, ela é a sétima melhor do país! Famosa pela sua paixão por esportes, a Universidade tem excelentes instalações, inclusive uma piscina olímpica de 50 metros. Além disso, ela oferece um programa de um ano de estágio para todos os cursos, por isso, independente da sua área de estudo, você se forma com experiência prática.

 

Outro grande atrativo da cidade Loughborough é o baixo custo de vida, comparado aos demais destinos do país, e a sua proximidade a outras cidades, como Nottingham e Leicester. Se você preferir estar em contato com a natureza, o Peak District fica a apenas uma hora de carro.

 

3. Aberdeen

 

Estudar em Aberdeen, no Reino Unido

Imagem: University of Aberdeen (iStockPhoto/Heartland-Arts).

 

Quase no meio do nada, cercada pela natureza das montanhas de Grampian, por incrível que pareça, Aberdeen, na Escócia, é uma cidade vibrante e cosmopolita. Portuária e com uma forte indústria de petróleo em alto-mar, ela recebe muitos estudantes e mão-de-obra estrangeira interessados em estudar e trabalhar no setor.

 

Ela é conhecida pelo apelido “cidade de granito” pela grande quantia de construções históricas feitas de calcário. Se você gosta de estudar em uma cidade com muita história para contar, Aberdeen pode ser sua escolha.

 

A University of Aberdeen, por exemplo, a grande instituição da cidade, foi criada em 1495 – é a quinta universidade mais antiga do Reino Unido! Aberdeen é uma das cidades estudantis mais acessíveis do Reino Unido. Rica em cultura e cercada por um belo litoral e áreas rurais, há muito a se ver e fazer além das salas de aulas, como teatro, museus e galerias de artes, a antiga vila de pescadores chamada Footdee, esportes, atividades ao ar livre, festivais e muito mais.

 

4. Coventry

 

Estudar em Coventry, no Reino Unido

Imagem: Catedral de Coventry à noite. (iStockPhoto/nrqemi).

 

Coventry fica a uma viagem de uma hora de trem de Londres e a apenas 20 minutos de Birmingham, oferecendo diversas possibilidades aos seus moradores e estudantes. Dito isso, é importante saber que a cidade é mais silenciosa, com um ritmo de vida mais tranquilo em comparação a outras partes do país.

 

Repleta de arte, cultura e história, ela é o cenário perfeito para um campus universitário, eleita a quinta melhor cidade estudantil do país pela QS em 2019. Não é à toa que a Coventry University e a University of Warwick recebem estudantes de todas as partes do país e do mundo.

 

No centro da cidade, você pode admirar a arquitetura icônica da cidade, como as ruínas da Catedral de Coventry (imagem), que foi gravemente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Instituições em Coventry:

  • A Coventry University recebe mais de 11.000 estudantes internacionais de 130 países diferentes. O seu campus principal está sempre em constante evolução, com novas construções e reformas, para oferecer as melhores instalações e recursos aos seus alunos e, consequentemente, a melhor experiência estudantil possível. Ela tem também um campus em Londres e um departamento especializado em curso online.
  • Eleita a oitava melhor universidade do Reino Unido e 62ª do mundo, a University of Warwick é formada por três faculdades – Artes, Ciências Sociais e Ciência, Engenharia e Medicina e – continua sendo pioneira nas áreas de estudo que leciona. O seu campus proporciona ótimo acesso ao centro de Coventry e às cidades próximas de Leamington Spa, Stratford-upon-Avon e Kenilworth.

 

5. Liverpool

 

Estudar em Liverpool. no Reino Unido

Imagem: University of Liverpool.

 

Liverpool é reconhecidamente uma cidade popular entre estudantes do mundo inteiro, graças ao seu baixo custo de vida, atmosfera multicultural e grande variedade de coisas para fazer além das salas de aulas.

 

Claro, não dá para falar de Liverpool sem mencionar os Beatles. A banda nasceu na cidade e até hoje há tours turísticos temáticos para beatlemaníacos conhecerem os pontos mais importantes na trajetória dos quatro liverpudlians mais famosos do mundo. Portanto, a cidade tem uma pegada musical muito forte.

 

Localizada no noroeste da Inglaterra, Liverpool também abriga clubes de futebol de fama internacional, como Liverpool e Everton, e tem o maior número de galerias e museus depois de Londres, além e oferecer uma grande quantia de pubs. E, para quem ama estar ao ar livre, há praias e espaços verdes para fugir da agitação da cidade.

 

Instituições em Liverpool e região:

  • A University of Liverpool é um membro fundador do renomado Russell Group, consistentemente classificada entre as 200 melhores universidades do mundo pelos principais rankings internacionais.
  • A Liverpool John Moores University tem uma rica história cultural e remonta às suas origens até 1823. Agora, orgulha-se de ser uma universidade cívica moderna que oferece cursos que são baseadas por pesquisas internacionalmente aclamadas, mas centradas na aprendizagem prática.

 

6. Leeds

 

Estudar em Leeds, no Reino Unido

 

Uma cidade metropolitana situada no belo condado de Yorkshire, Leeds é o quinto melhor destino europeu na lista da Lonely Planet. Com a sua bela arquitetura, ambientes de música ao vivo e um cenário artístico eclético, não é difícil entender a popularidade da cidade.

 

Além disso, ela é cheia de estudantes por causa da University of Leeds e outras instituições com sede na cidade e região. O custo de vida é mais barato e ela tem conexões com outros grandes destinos do Reino Unido.

 

Instituições de Leeds e região:

  • A University of Leeds faz parte do prestigioso Grupo Russell – um grupo de 24 universidades de pesquisa intensiva do Reino Unido. A instituição tem a terceira melhor experiência estudantil do Reino Unido, segundo ranking da Times Higher Education, que também classificou as instalações do seu campus como as segundas melhores no país.
  • A Leeds Beckett University foi criada há quase 200 anos e rapidamente se tornou uma das instituições mais populares do Reino Unido, recebendo hoje mais de 23.000 estudantes de 143 países. Ela oferece treinamento clínico, laboratórios de computação e ciências biomédicas, instalações esportivas, estúdios de cinema e de música, etc.

 

7. Southampton

 

Estudar em Southampton, no Reino Unido

 

Southampton é uma cidade na costa sudeste da Inglaterra, conhecida pela sua herança marítima. Ela é um dos principais portos do Reino Unido, com uma grande e próspera comunidade estudantil. Localizada próxima a outras excelentes cidades, como Portsmouth e Brighton, ela oferece uma vida noturna agitada e cenário musical.

 

A sua reputação é uma das várias razões para a University of Southampton ser uma das 100 melhores universidades do mundo de acordo com o ranking QS. Reconhecida pelo alto padrão de ensino e pesquisa, que abordam questões importantes da sociedade, a instituição ficou em 8º lugar no Reino Unido em intensidade de pesquisa pelo mais recente Research Excellence Framework.

 

Embora seja uma cidade estudantil agitada, ela também tem vários parques, como o The Common, que é um ótimo local para relaxar com os amigos.

 

8. Birmingham

 

Estudar em Birmingham, no Reino Unido

 

Birmigham tem se tornado uma das opções mais populares entre universitários do Reino Unido e não é de se estranhar. Há excelentes shoppings, a vida noturna quase pode rivalizar com Londres, há mais canais nela do que em Veneza e ela é famosa por sua cultura de curry – algo trazido pelos imigrantes indianos à cidade.

 

Além disso, há uma variedade de instituições excelentes localizadas nela:

 

Catálogos universitários: Reino Unido

 

Leia também:

 

(Texto original de Lizzie Horrocks publicado no site Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA