Essenciais
Reino Unido: Destino de Estudo

Por que Londres venceu de melhor cidade estudantil do mundo?

Descubra por que Londres ficou em primeiro lugar no QS Best Student Cities, das melhores cidades do mundo para estudantes internacionais.

Por que Londres é a melhor cidade estudantil do mundo?

Londres foi eleita a melhor cidade para estudantes internacionais no QS Best Student Cities 2022, desbancando outros grandes destinos como Berlin, Boston, Montreal, Sydney, Paris e Seul. O que faz dela um lugar incrível para se viver e estudar? Por que ela é a melhor cidade estudantil do mundo? Entenda a seguir.

 

Estudar em Londres

 

Leia também: 10 melhores cidades estudantis do mundo.

 

Cidade de Londres

 

A cidade de Londres, além de atrair estudantes, é um dos principais destinos turísticos do mundo. É um lugar em que você nunca fica entediado porque tem muita coisa para fazer.

 

Segundo o site da Coventry University, há mais de 7.000 bares e pubs, mais de 5.000 restaurantes e, pasmem, mais de 350 ambientes para apresentações musicais. Mesmo ao viver com um orçamento de estudante que, convenhamos, pode ser bem apertado em uma cidade grande, especialmente com a alta da libra esterlina, há muita coisa para fazer de graça ou por preços baratinhos.

 

A cidade abriga alguns dos melhores museus do mundo, incluindo o Museu de História Natural, o Museu Britânico, o Museu Imperial da Guerra e o Victoria and Albert Museum. A melhor parte? Cultura gratuita. Sim, todos eles são não cobram ingresso para entrar, então você pode facilmente passear, aproveitar a cidade e conhecer a cultura do país sem gastar.

 

Outra opção, quando não estiver chovendo, são os parques frondosos de Londres. Quase metade de Londres é classificada como um "espaço verde", porque 47% da cidade é composta por parques, áreas comunais, espaços de prática de exercícios ao ar livre e muito mais. Então, mesmo em uma cidade grande – são 1.572 km² e 8,9 milhões de habitantes –, você ainda pode ter contato com a natureza.

 

O parque mais famoso é o Hyde Park, no centro de Londres, que, junto dos jardins adjacentes chamados Kensington, formam a maior área verde da cidade, com 2,5 km². Se você gosta de correr, caminhar, fazer piquenique, observar as árvores ou simplesmente se deitar na grama para ler um livro, esse vai se tornar o seu lugar preferido enquanto você estudar em Londres.

 

Estudar em Londres: Hyde Park

Verão no Hyde Park, o maior parque da cidade de Londres, na Inglaterra.

 

As universidades de Londres

 

Uma das maiores razões para Londres ganhar o primeiro lugar no mais recente ranking da QS é que ela tem um número impressionante de 18 universidades entre as melhores do mundo, classificadas no QS World University Rankings 2022. Inclusive, duas delas ocupam uma das dez primeiras posições: a Imperial College London em sétima e a University College London (UCL) empatada em oitava.

 

As 18 universidades localizadas em Londres são as seguintes:

 

 

Com essa lista impressionante, Londres tem, de longe, o maior número de universidades do que qualquer outra cidade do Reino Unido, com quatro delas entre as 50 melhores do mundo. Além disso, a capital também tem o maior número de estudantes universitários no Reino Unido.

 

Royal Holloway, University of London - Estudar em Londres

Campus da Royal Holloway University of London.

 

Comunidade internacional de Londres

 

Estudar e trabalhar em Londres é também fazer parte de uma grande comunidade internacional. Ela é uma das cidades mais diversas e multiculturais do mundo, com cidadãos e estudantes de todos os lugares.

 

Se você estiver com saudades de casa, certamente encontrará outras pessoas que compartilham da sua cultura e mercados que vendem produtos brasileiros para matar a vontade de uma comidinha caseira.

 

Mais de trinta e seis por cento dos residentes de Londres nasceram fora do Reino Unido, fazendo dela uma cidade verdadeiramente global. Isso significa que muitas regiões de Londres têm um gostinho genuíno de outras culturas, como a população de Bangladesh de Tower Hamlets e as casas de curry de Brick Lane.

 

Apesar de ter uma enorme população estudantil de cerca de 276.400 alunos, segundo a QS, a cidade de Londres é tão grande que ela não chega a ser considerada uma "bolha estudantil", quando os universitários representam uma porção maior da população.

 

Oportunidades de carreira em Londres

 

Londres é o centro europeu e global de muitos setores, em especial de finanças, com sedes de grandes bancos como o Barclays e o Banco da Inglaterra localizados na cidade.

 

Londres ficou em quarto lugar no ranking de atividades de empregadores, um dos indicadores usados para avaliar as cidades e criar o ranking. Isso mostra o que os graduados das universidades de Londres são procurados, requisitados e contratados pelos empregadores. Além disso, você pode ter a chance de conseguir um estágio profissional durante os seus estudos e construir um networking que durará muito depois de formado.

 

E muitas empresas internacionais recrutam em Londres, como Google, Amazon e Unilever!

 

Custo de vida em Londres: um ponto negativo

 

O principal “problema” de se estudar em Londres é, de fato, o custo de vida. A cidade não é uma das opções mais baratas para estudantes internacionais – ou até mesmo para as nativos, porque o aluguel e o custo de vida são significativamente mais elevados em Londres em relação ao resto do Reino Unido.

 

O valor médio das taxas de ensino para estudantes internacionais em Londres é de aproximadamente US$ 21.200, segundo o site da QS. Embora alto, esse valor ainda é bem mais baixo do que o de muitas universidades americanas.

 

A London School of Economics (LSE) recomenda que os alunos reservem cerca de £ 1.100 a £ 1.300 por mês para despesas adicionais, incluindo acomodação, contas, transporte ou lazer.

 

Para brasileiros, esse pode ser um investimento significativo, considerando que a libra esterlina custa mais de R$ 7 há algum tempo.

 

Bolsas de estudo em Londres

 

Por isso, é importante saber que várias universidades em Londres na lista acima oferecem diferentes formas de bolsas de estudo e assistência financeira. A London Metropolitan University, por exemplo, tem a International Excellence Scholarship que todos os candidatos internacionais integrais de graduação e pós-graduação podem concorrer para ganhar um desconto de £ 2.500 no primeiro ano de estudos.

 

A Royal Holloway, da University of Londres, tem bolsas de diferentes. Uma delas é a Bolsa de Estudos para Líderes do Futuro Internacionais, de £ 4.000, para 30 estudantes internacionais do primeiro ano com habilidades excepcionais de liderança.

 

Já a University of Westminster oferece bolsas de estudo integrais para estudantes de pós-graduação. Ela já concedeu bolsas a pessoas de mais de 50 países com base na excelência acadêmica, potencial de desenvolvimento e necessidade financeira.

 

Estudar na cidade de Londres: Por que Londres é a melhor cidade estudantil do mundo?

 

Quer estudar em Londres?

 

Encontre o seu curso em Londres com a ajuda do nosso Selecionador de Cursos. A ferramenta é gratuita, fácil de usar e mostra resultados de acordo com as suas preferências e objetivos.

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA