Essenciais
Reino Unido: Destino de Estudo

Você conhece os títulos da realeza britânica?

Rei, príncipe, duque, conde... Entenda o que significa cada um dos títulos da nobreza da família real britânica.

Você conhece os títulos da realeza britânica?

Se você assistiu à série The Crown e também ficou se perguntando o que significava todos aqueles títulos da realeza, esse artigo é para você. Entenda o que significa ser rei, duque, conde, barão e muito mais!

 

Estudar no Reino Unido

 

Rei e Rainha

 

O rei é o chefe de Estado. De maneira geral, ele é um soberano do reino com poderes monárquicos. O único título acima do patamar de um rei é o de imperador. O equivalente feminino, a rainha pode ser a esposa do rei ou então uma soberana no seu próprio direito por hierarquia, como é o caso da Rainha Elizabeth, no Reino Unido.

 

Há alguns símbolos associados a essas figuras, como uma coroa, um manto real, um ceptro, entre outros, que de fato oficializavam a sua autoridade.

 

Príncipe e Princesa

 

Príncipes e princesas são os herdeiros de um rei ou de um imperador. São monarcas integrantes de uma família real, basicamente descendentes de um soberano.

 

No Reino Unido, o herdeiro direto ao trono, recebe o título de Príncipe de Gales. No caso atual, esse é o cargo príncipe Charles, primogênito da Rainha Elizabeth e o Duque de Edimburgo.

 

Imperador e Imperatriz

 

O imperador ou imperatriz é o maior título da nobreza, sendo o principal status social que se pode alcançar.

 

Duque e Duquesa

 

Os duques e duquesas são membros da nobreza, logo abaixo do monarca, que, historicamente, controlavam um ducado. Os duques eram os governantes das províncias e os colegas de mais alta patente do rei. A esposa de um duque é uma duquesa.

 

O duque ou Duquesa costumavam ser chamados de "Vossa Graça" pelos seus funcionários ou ordens menores. Embora o príncipe William seja chamado Duque de Cambridge, por fazer parte da família real, é melhor tratá-lo por “Sua Alteza Real” por ser membro da família real.

 

Se um duque não faz parte da família real, todos devem chamá-lo de “Sua/Vossa Excelência” ou ainda “Sua/Vossa Graça”.

 

Os filhos e filhas de um duque são conhecidos pelo título honorário de "Lorde" ou "Lady". Pela tradição do herdeiro, o filho mais velho geralmente adquire um título menor. O grau dependerá dos títulos disponíveis para a família - não necessariamente o primeiro grau logo abaixo da classificação de Duque.

 

Na Alemanha, Áustria e Rússia, eles são chamados de arquiduque e arquiduquesa ou então de grão-duque e grã-duquesa. Nesse caso o tratamento torna-se “Sua/Vossa Alteza Sereníssima”.

 

Marquês e Marquesa

 

O marquês e a marquesa são nobres de classificação hereditária usada em todas as monarquias da Europa. Os territórios controlados por um marquês eram geralmente chamados de março.

 

A esposa de um marquês é uma marquesa. Na nobreza inglesa, ele está logo abaixo do duque. Os servos e as classes mais baixas os chamavam de “Vossa Senhoria”, “Vossa Graça” ou “Vossa excelência”. Além do uso formal de seu título, esse casal pode ser chamado de Sir e Lady. Os filhos de um marquês são chamados de Sir e Lady também.

 

Na Espanha, por exemplo, os marqueses recebem o título de Grande da Espanha.

 

Grandeza

 

O título de “Grande” é um tratamento honorífico dados a certos nobres, os “Grandes do Reino”. Antigamente, tratava-se de uma recompensa por serviços prestados à nação, em especial em guerras.

 

Em Portugal, por exemplo, os duques, marqueses e condes tinham as Honras de Grandeza ligadas ao seu título, por isso, também eram chamados de “Grandes do Reino”.

 

Conde e Condessa

 

Em anglo-saxão, conde significa “guerreiro” e está logo abaixo do marquês. O título de Conde era frequentemente conferido por um monarca ao indivíduo como título honorífico para serviços especiais prestados, sem um real estado feudal.

 

A esposa de um conde é uma condessa. Os servos e as classes mais baixas se referiam ao casal como "Meu Senhor e Minha Senhora" ou "Vossa Senhoria" – ou em inglês, Milord e Milady.

 

Além do uso formal de seu título, o casal também pode ser chamado de Sir e Lady. Todas as filhas de um conde têm direito ao título de Lady, mas apenas o filho primogênito é chamado de Sir. Os filhos restantes são "Comendadores", título utilizado apenas em correspondências escritas.

 

Visconde e Viscondessa

 

O visconde e a viscondessa são membros da nobreza e estão logo abaixo do Conde. A esposa de um visconde é uma viscondessa. Os servos ou classes mais baixas se referiam ao casal por “Visconde e Viscondessa”, no uso formal de seu título, ou então simplesmente Sir e Lady.

 

Os filhos de Viscondes são "Honoráveis", título utilizado apenas em correspondências escritas.

 

Barão e Baronesa

 

No sistema de títulos britânicos, os barões estão logo abaixo dos viscondes – considerados de baixa nobreza. Ele também distingue os homens que comprometeram a sua lealdade à pátria, geralmente sob a forma de serviço militar.

 

A esposa de um barão é uma baronesa. Podemos tratá-los como "barão e baronesa". Os filhos de barões não têm direito a títulos e são tratados por Mister ou Miss.

 

“Os cinco principais títulos de nobreza formam uma escadinha hierárquica que obedece à seguinte ordem, a começar do mais poderoso: duque, marquês, conde, visconde e barão. Na Idade Média, cada um desses fidalgos recebia do rei um pedaço de terra onde eles mandavam e desmandavam, ajudando na administração do reino”, explica matéria da Superinteressante.

 

Lorde

 

Um lorde, em geral, é uma das situações listadas acima, que obtém um título de propriedade por direito hereditário ou por ter nascido na família certa. É um título nobiliárquico no Reino Unido, equivalente a Dom em Portugal.

 

Antigamente, significava ser um comandante de tropas de patamar alto e um homem de confiança do rei ou de um duque. Nos dias atuais, os membros da câmara alta do parlamento inglês também são chamados de lordes.

 

Sir

 

Sir (ou Senhor) é o título utilizado para designar um cavaleiro ou um baronete. Eles costumavam ser os homens com um grau honroso na hierarquia militar. Hoje, o mais comum são os Sirs que detém a dignidade não-hereditária conferida pelo soberano. A rainha habilita o possuidor do título de "Sir" prefixado ao seu nome, como, por exemplo, Sir Paul McCartney ou Sir Mick Jagger.

 

  • Cavaleiro: uma pessoa que ganha um título nobre por um soberano ou líder político graças aos seus serviços ao país e deixada de ser um simples servo.
  • Baronete: Diretamente inferior ao Barão, esse é o título mais recente da nobiliarquia, concedido por carta patente real por linhagem masculina. Ainda é superior que um cavaleiro.

 

Lady

 

Lady é um título nobiliárquico do Reino Unido que funciona como o feminino de lorde, equivalente ao Dona em Portugal. Pode ser usado a esposas dos lordes ou por mulheres com seus próprios direitos na hierarquia.

 

Dame

 

A Dame (ou Dama) é feminino equivalente ao Sir. É uma honraria concedida pela própria rainha a mulheres que elevam o nome do país ao mundo, como, por exemplo, as atrizes Dame Julie Andrews e Dame Maggie Smith.

 

É um título adquirido pelo próprio direito e independente do casamento.

 

Como surgiu a família real britânica?

 

“A família real se mantém no poder graças à poderosa imagem que a monarquia construiu sobre a identidade nacional britânica e a estabilidade do país”, diz um artigo do TAB. Mas como ela surgiu?

 

A família real do Reino Unido é uma das instituições mais antigas da humanidade. Antigamente, eles podiam mandar e desmandar, sem limites. Em 1215, a Carta Magna assinada limitava o poder absoluto da Realeza, instituindo o Parlamento.

 

Por isso, hoje, existe a monarquia parlamentarista no país. O poder é exercido pelo Primeiro-Ministro eleito; a Rainha e a sua família têm um papel mais simbólico. Segundo o TAB, eles estão envolvidos com aproximadamente 3 mil instituições de caridade, tendo como principal função apoiar importantes causas sociais.

 

Desde 1917, a família real britânica pertence à Casa de Windsor por nascimento ou por casamento.

 

Os títulos da família real

 

Leia também:

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook