Essenciais
Reino Unido: Últimas notícias

20% dos universitários no Reino Unido são estrangeiros, mesmo com crescimento desacelerado

Apesar de o crescimento desacelerar, o corpo estudantil do ensino superior do Reino Unido ainda é 20% internacional; brasileiros têm papel de destaque entre países sul-americanos

20% de todos os estudantes universitários no Reino Unido são estrangeiros

O novo relatório do Universities UK International aponta que quase 20% de todos os estudantes universitários no Reino Unido são estrangeiros. Publicada recentemente, a pesquisa chamada International Facts and Figures 2019 (“Fatos e Números Internacionais”) reúne informações sobre o corpo docente e discente estrangeiros das universidades britânicas, pesquisas internacionais, educação transacional, entre outros dados importantes que proporcionam uma visão geral da globalização no ensino superior no Reino Unido.

 

Estudar no Reino Unido

 

O relatório utiliza diferentes fontes oficiais para coletar e analisar os dados, como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD) e HESA, organização especialista em análise de dados sobre o ensino superior no Reino Unido.

 

Os destaques do relatório

 

Os estudantes internacionais representam:

 

  • 19,6% da população estudantil total no ensino superior do Reino Unido;
  • 14% de todos os estudantes de graduações;
  • 35,8% de todos os estudantes de pós-graduações;

 

Além disso...

 

  • Pesquisa: 55,2% de todas as publicações científicas do Reino Unido são produtos de colaborações internacionais de pesquisa;
  • Educação transnacional: 693.695 estudantes estão matriculados em cursos acadêmicos do Reino Unido no exterior;
  • Mobilidade: 7,8% dos estudantes de graduação do Reino Unido estudam, trabalham ou fazem trabalhos voluntários no exterior como parte do curso acadêmico;
  • Corpo docente: 20% de toda a equipe acadêmica das universidades do Reino Unido é internacional.

 

Os estudantes internacionais no Reino Unido

 

O Reino Unido ainda é o segundo destino de estudo mais popular do mundo entre estudantes internacionais, perdendo apenas para os Estados Unidos. No entanto, a média de crescimento da sua população estudantil estrangeira tem diminuído de ritmo ao longo dos anos – caiu de 0,5% em 2015 para 0,3% em 2016 –, enquanto países como Austrália, Canadá, Estados Unidos e Alemanha tiveram um crescimento respectivo de 13,9%, 10,4%, 7,1% e 6,9%.

 

No ano letivo de 2017-2018, 139.145 dos estudantes internacionais no Reino Unido eram da Europa e 319.340 eram não europeus. Dentre estes últimos, 50,6% estavam matriculados em graduações, 39,4% em pós-graduações profissionais e 9,6% em pós-graduações de pesquisa.

 

Já em relação à nacionalidade, os países mais representados entre os estudantes estrangeiros no Reino Unido no mesmo ano eram China, Índia, Estados Unidos, Hong Kong e Malásia. Já entre a Europa, as nacionalidades de destaque foram italiana, francesa e alemã.

 

As áreas de estudo acadêmicas mais populares no Reino Unido entre os estrangeiros foram as seguintes:

 

1. Negócios e Estudos Administrativos

2. Engenharia e Tecnologia

3. Estudos Sociais

4. Artes Criativas e Design

5. Ciências Biológicas

6. Direito

7. Áreas aliadas à Medicina

8. Línguas

9. Ciência da Computação

10. Ciências Físicas

11. Arquitetura, Construção e Planejamento

12. Comunicação de Massa e Documentação

13. Medicina e Odontologia

14. Educação

15. Estudos Históricos e Filosóficos

16. Ciências Matemáticas

17. Áreas Combinadas

18. Agricultura e áreas relacionadas

19. Ciência Veterinária

 

De fato, as áreas relacionadas a business e administração atraíram 37,1% de todos os estrangeiros estudando no país em 2017-2018. Engenharia e Tecnologia receberam 31,9%.

 

Segundo o relato, receber novos estudantes internacionais todos os anos traz benefícios econômicos a todo o Reino Unido. O impacto econômico líquido do grupo de alunos estrangeiros em 2015-2016, ao longo da duração de seus estudos, foi de £ 20,3 bilhões. Só em Londres, por exemplo, o impacto chegou a £ 4,64 bilhões, o maior de todas as regiões britânicas.

 

Educação Transnacional

 

Outra possibilidade para quem quer estudar um curso acadêmico do Reino Unido sem precisar se mudar de país é a Educação Transnacional. Em 2017-2018, as universidades britânicas ministraram cursos deste tipo para 693.695 estudantes em 225 países e territórios diferentes pelo mundo inteiro.

 

O Reino Unido é um líder global em Educação Transnacional, conhecida pela sigla TNE. Uma prova disso é que há 1,5 vezes mais alunos cursando um diploma britânico no exterior do que há estudantes internacionais no país. Do número total, 81.285 estudaram em organizações parcerias no exterior e 68.665 em cursos a distância, flexíveis ou distribuídos.

 

Os brasileiros no Reino Unido

 

O número de estudantes vindos da América do Sul ao Reino Unido ainda é muito pequeno e cresceu apenas 0,65% nos últimos anos. No entanto, as parcerias de pesquisa cresceram significativamente, principalmente entre o Peru, e também o número de professores latino-americanos nas universidades britânicas.

 

O Brasil ainda tem um papel de destaque entre os países sul-americanos:

 

  • Entre 2017-2018, havia 5.385 estudantes da América do Sul no Reino Unido. Os brasileiros representavam a maior porcentagem de 4,3% - 1.670 estudantes;
  • Entre 2017-2018, havia 1.470 professores e acadêmicos da América do Sul nas universidades britânicas. O Brasil também representava a maior porcentagem neste quesito: 15,1%.
  • Entre 2015-2018, o Brasil era o principal colaborador em pesquisas internacionais na América do Sul. 13.913 publicações britânicas neste período tiveram um coautor brasileiro.

 

Leia também:

Estrangeiros estão muito satisfeitos com estudos no Reino Unido, segundo pesquisa

Escócia incentiva vinda de estudantes internacionais e o multiculturalismo nas universidades

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Reino Unido
Graduação
SOBRE O AUTOR

20% de todos os estudantes universitários no Reino Unido são estrangeiros

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.