Essenciais
Reino Unido: Últimas notícias

Estrangeiros estão muito satisfeitos com estudos no Reino Unido, segundo nova pesquisa

Além da satisfação com os estudos, a nova pesquisa identificou que os estudantes internacionais formados no Reino Unido têm maior média salarial.

Estrangeiros estão muito satisfeitos com estudos no Reino Unido, segundo nova pesquisa

O resultado de uma nova pesquisa realizada com mais de 16.000 estudantes internacionais formados no Reino Unido identificou um alto nível de satisfação em relação à experiência acadêmica e também à perspectiva profissional após a graduação. Aproximadamente 82% dos participantes acreditam que o diploma britânico compensa o investimento financeiro e 83% também responderam que o estudar no país os ajudou a conseguir um emprego.

 

estudar no Reino Unido

 

A pesquisa International Graduate Outcomes 2019 foi encomendada pelo Universities UK International (UUKi), organização que representa universidades britânicas globalmente, e realizada pelo iGraduate. Os respondentes estudaram em 58 instituições de ensino superior diferentes do Reino Unido e mais de 10.000 vieram de países de fora da Europa.

 

Um panorama sobre o sucesso dos ex-alunos internacionais do Reino Unido

 

Segundo o relatório publicado, “os resultados da pesquisa indicam que, uma vez graduados, os ex-alunos internacionais das universidades do Reino Unido seguem carreiras bem-sucedidas e gratificantes e que a maioria deles reconhece o papel do diploma britânico como veículo para o sucesso”. Além disso, estes mesmos graduados acabam desempenhando uma função fundamental como embaixadores do ensino superior do Reino Unido pelo mundo.

 

Noventa por cento dos respondentes se disseram satisfeitos com a experiência de aprendizado e o apoio recebido das universidades britânicas e 82% estão “satisfeitos” ou “muito satisfeitos” com suas carreiras. Mais da metade diz receber “acima da média” ou “bem acima da média” salarial dos profissionais do setor que se formaram em seus respectivos países de origem.

 

Quando o assunto é manter uma relação profissional com o Reino Unido, os resultados também são positivos. Quase oito em dez participantes pretendem fazer negócios com o Reino Unido; 81% querem criar vínculos profissionais com parceiros britânicos; e nove em cada dez retornariam ao Reino Unido em viagens de férias.

 

E o que isso significa?

 

Para os estudantes, isso comprova tanto o suporte que as universidades britânicas oferecem aos alunos internacionais quanto a ênfase dada à perspectiva de carreira e preparo para o mercado de trabalho durante os estudos. Inclusive, 88% dos pesquisados se sentiram acolhidos no país.

 

Para o Reino Unido, isso significa melhorar a imagem do ensino superior britânico no exterior, uma vez que os ex-alunos acabam atuando como embaixadores globais em seus países de origem, e aumentar as conexões profissionais e parcerias de pesquisa pelo mundo.

 

Segundo o relatório, comparado aos estudantes que se formaram no país de origem, a maioria dos graduados sentem que a experiência no Reino Unido os deixou interessados em manter negócios no país.

 

Perspectiva profissional

 

Setenta e oito por cento dos estudantes não europeus da pesquisa estão exercendo algum emprego remunerado ou encontram-se matriculados em outro programa de estudos. Dos que estão trabalhando, 58% foram contratados por uma companhia, organização ou entidade; 7% são autônomos ou freelancers; e 8% criaram um negócio próprio.

 

Os cinco principais setores de empregabilidade entre os respondentes foram educação, finanças, computação e TI, saúde e trabalho social, e pesquisa e desenvolvimento científicos.

 

A vantagem salarial de quem se forma no Reino Unido também é clara. A média do salário anual de todos os pesquisados que estão empregados integralmente é de £ 30.094 para quem concluiu uma graduação no Reino Unido; £ 31.619 para pós-graduação profissional; e £ 43.430 para pós-graduações de pesquisa.

 

Algumas das universidades do Reino Unido participantes da pesquisa:

 

Clique no link de cada universidade para saber mais sobre o que elas oferecem aos estudantes internacionais:

 

 

Veja aqui o relatório completo sobre a pesquisa.

 

Estratégias para aumentar interesse internacional

 

A pesquisa vem em boa hora para reforçar as iniciativas do governo com intuito de atrair mais estrangeiros ao ensino do país. Atualmente, o Reino Unido está trabalhando em uma estratégia para alcançar a ambiciosa meta de 600.000 matrículas internacionais até 2030. No momento, este número é de aproximadamente 460.000.

 

Um dos aspectos que podem estar atrapalhando o crescimento do interesse internacional são as rígidas políticas de trabalho após os estudos introduzidas ao longo da última década. A nova iniciativa deverá suavizar um pouco as leis para que os estudantes estrangeiros de graduações e mestrados possam permanecer no Reino Unido por seis meses adicionais após a graduação com o objetivo de trabalhar no país. Para estudantes de doutorados, a estadia adicional deve chegar a um ano. Atualmente, todos os estrangeiros têm permissão de permanência de apenas quatro meses.

 

Mesmo com as novas estratégias, as leis de trabalho após estudo do Reino Unido ainda continuarão mais rígidas do que outros grandes destinos, como aponta uma pesquisa realizada pela Associação Educação Internacional da Austrália (IEAA). O Reino Unido aparece em nono lugar, atrás de Nova Zelândia, Canadá, Austrália, Alemanha, Estados Unidos, Holanda, Irlanda e Suécia. Todos eles, de maneira geral, proporcionam melhores oportunidades profissionais para os estrangeiros depois de concluírem os estudos.

 

A Estratégia de Educação Internacional do governo britânico deve focar em quatro regiões consideradas de “alto valor”, onde serão priorizadas as campanhas de recrutamento: América Latina, China Hong Kong, Oriente Médio e Norte da África, e a Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

 

Leia também:

Escócia incentiva vinda de estudantes internacionais e o multiculturalismo nas universidades

Graduate Schemes no Reino Unido: O que são e como conseguir um emprego?

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Reino Unido
Graduação
SOBRE O AUTOR

Estrangeiros estão muito satisfeitos com estudos no Reino Unido, segundo nova pesquisa

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.