
No final do mês de agosto, a London Metropolitan University perdeu a licença que os permitiam receber estrangeiros na instituição. Esta foi a primeira vez que a UK Border Agency (UKBA) tira o direito de uma instituição inglesa de ter não-europeus em seu corpo discente. A decisão deixou mais de 2 mil estudantes em uma situação complicada, com chances de serem deportados para os seus países de origem.
O governo britânico e organizações universitárias como a Universities UK, a HEFCE e a National Union of Students se mobilizaram para ajudar os 2.700 estrangeiros a encontrarem e se matricularem em cursos alternativos para conquistarem novos vistos de estudante. A medida começará a ser contada no dia 1º de outro, quando a UKBA pretende entrar em contato diretamente com cada um dos estudantes por cartas enviadas via correio. A partir daí, os estudantes internacionais terão 60 dias para seguirem as orientações da UKBA e tornarem-se novamente imigrantes legais na Inglaterra ou deixar o país voluntariamente.
A UK Border Agency postou normas de procedimentos em seu site oficial:
“Se você é um estudante que segue todos os requerimentos legais para estudar no Reino Unido com um Tier 4 [visto de estudante britânico], a força-tarefa irá ajudá-lo a encontrar outra instituição educacional licenciada para responsabilizar-se pelos seus estudos antes que o seu período de 60 dias expire. Se for bem sucedido na procura de uma nova instituição, você poderá continuar os seus estudos no Reino Unido. As regras para o Tier 4 poderão ter mudado desde sua inscrição original, por isso é preciso lê-las com atenção. Por exemplo: os requerimentos de proficiência em inglês mudaram em 2011.”
O que fazer se a sua universidade na Inglaterra perder a licença para ter estrangeiros no corpo discente?
A UKBA irá mandar por correio um informe indicando que sua estadia no país será permitida por mais apenas 60 dias após o recebimento da carta (por isso é importante que a agência tenha o seu endereço atual para que o informe chegue a suas mãos a tempo). Depois disto, você precisa se inscrever para conquistar o Tier 4, visto de estudante britânico, novamente, seguindo as regras atuais – caso estas tenham mudado desde que você conquistou o seu primeiro visto. Para isto, você precisa ter a confirmação de matrícula em um curso britânico (Confirmation of Acceptance for Studies-CAS), portanto já deve ter encontrado uma alternativa de estudos em outra instituição educacional.
Encontre aqui cursos na Inglaterra.
Leia mais: