Essenciais
Reino Unido: Últimas notícias

Novo lockdown no Reino Unido: o que isso significa para estudantes internacionais?

Como está a situação das universidades e centros de visto do Reino Unido em meio ao mais recente lockdown contra o coronavírus no país.

Novo lockdown no Reino Unido: o que significa para estudantes internacionais?

O Reino Unido adotou um novo lockdown em todo o país – incluindo Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte – a partir da última terça-feira (05) devido ao número crescente de novos casos de coronavírus, o que o mundo tem chamado de segunda onda.

 

Para o setor da educação, isso significa fechar novamente as portas de universidades, faculdades e escolas de ensino fundamental e médio. Elas permanecerão abertas apenas para crianças em situações vulneráveis ou filhos de trabalhadores de setores críticos. Os demais estudantes aprenderão remotamente até a metade de fevereiro, por enquanto.

 

Universidades britânicas em lockdown

 

Especificamente no ensino superior, as aulas das universidades permanecerão online também até mês que vem, exceto as de cursos em áreas consideradas críticas:

 

  • Medicina e Odontologia;
  • Profissões liadas à Medicina e Saúde;
  • Ciência Veterinária;
  • Educação (treinamento inicial para professores);
  • Trabalho Social;
  • Cursos que exigem avaliações de órgãos profissionais, estatutários e reguladores;
  • Cursos com atividades obrigatórias programadas para janeiro e que não podem ser adiadas.

 

Nesses casos, os estudantes continuarão a frequentar as instituições presencialmente mesmo durante o lockdown. Os demais devem permanecer em casa ou onde estiverem e começar o novo semestre online, como estipulado por cada universidade.

 

A instituição deve entrar em contato com seus alunos para orientar sobre as próximas semanas.

 

Eu sou estudante internacional, o que isso significa para mim?

 

Se você já está no Reino Unido, a orientação é permanecer em isolamento e procurar conviver apenas com quem mora com você. Caso more dentro da universidade, o governo britânico pede que não mude de acomodação ou viaje para casa durante o período letivo.

 

Se você estiver matriculado em um dos cursos considerados críticos, pode conviver em sala de aula com outros estudantes quando necessário. Todos deverão seguir os protocolos rígidos de segurança e distanciamento estipulado pela universidade de acordo com os critérios oficiais do governo. Fora de sala de aula, a orientação é que você conviva apenas com quem mora com você.

 

Se você estiver fora do Reino Unido, você precisará ser testado duas vezes antes de retornar à universidade ou, em vez disso, permanecer isolado por dez dias. No entanto, como as aulas permanecerão online por um tempo, o governo pede que você considere com cuidado a sua data de viagem se ela não for estritamente necessária.

 

No momento, inclusive, o Brasil fechou as fronteiras para os voos de/para o Reino Unido desde o dia 25 de dezembro de 2020. Este é talvez o item mais importante a ficar de olho: se a sua entrada será permitida no país.

 

Vistos de estudante para o Reino Unido durante pandemia

 

Os centros de solicitação de visto britânico no Brasil (Visa Application Centres da VFS Global) permanecerão em funcionamento em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. As agências de Porto Alegre e Recife reabrirão suas portas no dia 12 e 13 de janeiro, respectivamente.

 

A página oficial dos centros de vistos informa que, caso apresentar qualquer sintoma de Covid-19 (como febre alta, tosse ou dificuldade para respirar), receberá orientação para o reagendamento da entrevista.

 

Além disso, pede a sua atenção para o tempo de processamento dos pedidos de visto, que tem sido mais longo do que o comum no Brasil. Em média, os centros têm levado mais de 15 dias a partir da entrevista para processar o pedido e responder o solicitante. Atente-se à sua data de viagem para fazer o pedido do visto em tempo.

 

Sites oficiais

 

Para manter os seus planos de estudar no Reino Unido em 2021, mantenha-se informado por sites oficiais e de confiança:

 

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA