Essenciais
Reino Unido: Últimas notícias

Reino Unido reafirma comprometimento com estudantes internacionais em carta aberta

O governo do Reino Unido confirmou o seu compromisso com os estudantes internacionais em uma carta aberta. Nós reunimos os principais tópicos para você.

Reino Unido reafirma comprometimento com estudantes internacionais em carta aberta

De instituições renomadas e um dos sistemas de ensino superior mais famosos do mundo à vida estudantil dinâmica e opções de trabalho após a graduação, o Reino Unido permanece um dos principais destinos de estudo mais desejados entre estudantes de todas as partes. Com a pandemia do coronavírus e os desafios significativos que ela acarretou, alunos estrangeiros interessados em estudar no exterior se encontram incertos sobre o que fazer. De fato, há ainda muitas questões em relação a restrições de viagens internacionais, processo de visto, requisitos de admissão acadêmica e datas de início dos cursos.

 

Mostrando-se ciente da situação, o governo do Reino Unido tem procurado garantir o seu compromisso em ajudar quem ainda quer estudar no país. Isso ficou bastante claro na carta aberta publicada pelo ministério de Educação e Universidades dos quatro países que formam o Reino Unido – Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.

 

Entenda o que foi declarado na carta a seguir.

 

Eu ainda posso me inscrever para o ano acadêmico de 2020/2021?

 

As universidades do Reino Unido estão aceitando inscrições de estudantes internacionais com a intenção de retornar o aprendizado ao campus por meio de fases ainda em 2020.

 

Uma pesquisa recente conduzida pelo grupo Universities UK identificou que 97% das instituições continuam comprometidas a acolher alguns estudantes no campus a partir do semestre de outono, com início em setembro, se as circunstâncias permitirem. Além disso, 83% das universidades esperam também poder oferecer oportunidades sociais presenciais.

 

Estes resultados indicam que você ainda pode ter a chance de estudar no Reino Unido este ano, inclusive em universidades com pesquisas científicas de alta qualidade na vanguarda da luta contra a Covid-19.

 

O Reino Unido tem quatro das dez melhores universidades do mundo e 18 no top 100 segundo o QS World University Rankings 2021. Com uma reputação acadêmica dessas, é natural não só que os estudantes estrangeiros continuem interessados em um curso no país como também as universidades se empenhem ao máximo para atender da melhor maneira possível ao seu corpo discente, independente da nacionalidade.

 

Há uma nova maneira de se formar no Reino Unido?

 

Sim. Uma nova rota de formação acadêmica foi criada pelo governo do Reino Unido a fim de melhorar a oferta de opções para estudantes internacionais e facilitar um pouco o processo. Se você concluir a sua graduação ou pós-graduação em uma universidade ou provedor de educação superior do Reino Unido, tiver histórico em conformidade com as regras do país e um visto Tier 4 válido, você se qualificará a permanecer no Reino Unido por até dois anos adicionais para trabalhar após a conclusão dos seus estudos.

 

Estas regras também se aplicam aos estudantes que já estiverem no Reino Unido antes do dia 6 de abril de 2021.

 

No entanto, a principal dúvida no momento é se essa nova rota é válida para quem começar os estudos online por causa da pandemia do coronavírus e depois se transferir para o campus, quando for seguro ter aulas presenciais novamente. O governo permitiu que, devido às circunstâncias, as novas regras passem a valer para quem começar ou estiver continuando os estudos acadêmicos online de uma universidade britânica.

 

Portanto, você não perderá o seu direito de trabalhar no Reino Unido após a sua formação. E também, se o seu curso começará online e depois retornará ao campus quando possível, você ainda tem o status legal para solicitar um visto Tier 4, viajar como estudante para o Reino Unido e passar a ter aulas presenciais posteriormente.

 

Como o governo do Reino Unido tem agido em meio à pandemia?

 

Como o governo do Reino Unido tem agido em meio à pandemia?

 

O governo do Reino Unido também reintegrou a sua intenção de seguir e aderir às orientações de saúde pública e científicas. Para manter a população atualizada, criou um site oficial dedicado à divulgação de informações e serviços de apoio.

 

Como estudante internacional, você estará sujeito às medidas atuais de quarentena em andamento, com objetivo de limitar a transmissão e exposição ao vírus.

 

Isso significa que você:

 

  • Precisará informar o seu contato e endereço quando chegar ao Reino Unido;
  • Deverá permanecer de quarentena obrigatória pelos primeiros 14 dias no país;
  • Terá de usar máscara no transporte público da Inglaterra e Escócia;
  • É incentivado a usar a máscara em qualquer ambiente pequeno ou fechado, quando não for possível manter o distanciamento social adequado e seguro.

 

O governo está trabalhando juntamente às universidades a fim de garantir a gestão do processo de reabertura das atividades nos campi adequadamente e todo o suporte necessários à chegada dos estudantes internacionais.

 

De quais outras maneiras o governo do Reino Unido tem apoiado os estudantes internacionais?

 

O governo se comprometeu em garantir que todos os processos se flexibilizem o máximo possível para ajudar os interessados em estudar no país. Uma das promessas é agilizar a solicitação e emissão de vistos de estudante Tier 4 sem comprometer ou impedir os planos de estudantes do mundo inteiro.

 

No entanto, o governo aconselha que, se você quer estudar no Reino Unido, comece o processo do visto o quanto antes possível. Mesmo que não possa iniciá-lo no momento devido à pandemia, pesquise e se familiarize com a solicitação com antecedência e providencie todos os documentos necessários, inclusive os requisitos de admissão universitária. Ter a documentação preparada faz toda a diferença.

 

O Reino Unido leva muito a sério a segurança de seus estudantes internacionais. Por isso, está continuamente monitorando as restrições de viagens e de fronteira para atualizar suas orientações e informações em tempo real de acordo com qualquer mudança. Isso se estende, inclusive, à retomada de serviços como os centros de solicitação de vistos.

 

Todas essas mudanças afetarão a qualidade do curso?

 

A resposta mais curta é não. É verdade que os requisitos de admissão e métodos de ensino poderão ser modificados um pouco no ano acadêmico que se inicia no segundo semestre de 2020. Entretanto, o alto padrão das universidades do Reino Unido e o reconhecimento internacional do seu ensino superior não serão afetados

 

Isso se mantém verdadeiro inclusive se você resolver começar os seus estudos online. Várias instituições do Reino Unido foram rápidas em adaptar os seus programas ao ambiente virtual de maneira inovadora e com alta qualidade para não precisar interromper ou atrasar o ano acadêmico dos seus estudantes.

 

O governo tem trabalhado com as universidades e o Office for Students da Inglaterra, um órgão independente regulador do ensino superior, a fim de assegurar o acesso a uma educação de alta qualidade e oportunidades profissionais após a graduação para todos os estudantes internacionais.

 

A garantia de qualidade também é conduzida pela Quality Assurance Agency and Education Scotland (QQA Scotland), na Escócia, e pelo Higher Education Funding Council for Wales, do País de Gales.

 

De fato, uma pesquisa realizada pelo Universities UK International (UUKi) mostrou que 83% dos estudantes que concluíram um diploma acadêmico de uma instituição do Reino Unido disseram que isso os ajudou a encontrar um emprego em diferentes países pelo mundo.

 

Portanto, se você está considerando estudar no Reino Unido ou já até começou o seu processo, pode ter certeza do comprometimento sério do governo com a qualidade do ensino, bem-estar estudantil e resultados positivos após a formação.

 

Leia a carta aberta na íntegra e mantenha-se informado sobre o mundo da educação internacional.

 

Leia também:

 

(Texto original publicado no Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA