Essenciais
Reino Unido: Quando chegar lá

6 pratos natalinos típicos do Reino Unido

6 pratos típicos deliciosos que costumam fazer parte do almoço de Natal no Reino Unido e outras tradições, como o discurso da Rainha.

6 pratos natalinos típicos do Reino Unido
414

Você resolveu estudar no Reino Unido e vai passar o seu primeiro Natal longe de casa? Aproveite para ter uma experiência britânica natalina autêntica com estes pratos deliciosos que listamos a seguir. Mesmo que você esteja no Brasil, pode colocar os seus dotes de chef em prática e tentar preparar as receitas em casa – você encontra facilmente todos os ingredientes por aqui.

 

Mãos à massa!

 

estudar no Reino Unido

 

1. Turkey and Stuffing

 

Peru de Natal

 

Sim, os britânicos têm o peru de Natal! Ele é uma das receitas mais famosas do país nesta data por ser o prato principal da ceia – quase todos os demais são acompanhamentos. Algumas famílias preferem rosbife ou pernil assado, mas o peru com certeza é o mais popular.

 

A ave costuma ser comprada inteira e congelada. Por isso, às vezes leva mais de um dia para prepará-la a tempo de ser servida na ceia (ou no almoço de Natal, mais popular no país). Primeiramente, o peru precisa ser descongelado; depois, levado ao forno com guarnições e molhos, e regado a muita gordura. Uma dica é deixar o peru no formo por 20 minutos para cada quilo e mais 90 minutos adicionais; ou seja, se o seu tiver três quilos, ele ficará no formo por uma hora além dos 90 minutos recomendados, totalizando duas horas e meia. (Cozinhar também é matemática!)

 

Os ingleses aconselham abrir o forno de vez em quando para molhá-lo com manteiga, azeite ou o que preferir, e também para tirar o excesso de gordura que acumula na assadeira. Você também pode forrar a assadeira com papel alumínio, colocar o peru e depois também cobri-lo com o alumínio para concentrar o calor do forno na carne. O tempero fica a seu gosto: noz-moscada, alho, cebolas, vinho, bacon...

 

O mais comum é que o interior do peru seja preenchido com o que eles chamam de stuffing – o “enchimento” ou o “recheio” da carne. Esta receita varia de acordo com a região e também é muito popular nos Estados Unidos, principalmente no Thanksgiving Day. Ele se parece com a nossa farofa. No Reino Unido, o stuffing costuma ser preparado com ervas, como alecrim e tomilho. Além de rechear o peru, ele também pode ser servido como um prato a parte.

 

Na hora do jantar, o ato de cortar o peru é um momento esperado. No inglês, isso se chama carving, que significa “escultura”, “ato ou arte de esculpir” ou “ato de trinchar”.

 

2. Roast Potatoes

 

Batatas assadas

 

Roast potatoes, roast turkey, roast chicken, roast beef, roast duck, roast goose, roast carrots*... De fato, há muitos pratos assados na ceia natalina britânica. Aí fica a gosto de quem for preparar a refeição. Nós escolhemos as batatas assadas porque ela é um acompanhamento do primeiro prato, o peru.

 

Não tem nada de muito elaborado ou diferente neste prato, mas vamos combinar que uma batatinha assada e dourada, bem temperada, é uma delícia e vai bem com tudo. No Reino Unido, elas são descascadas e picadas em pequenos pedaços quadrados e levadas ao forno regadas a azeite (algumas famílias gostam de regá-las com banha ou a gordura do peru). Também podem levar algum tipo de tempero, como sal, pimenta, alho, salsinha, alecrim e tomilho.

 

O certo é deixá-las no forno a 180 °C até que elas fiquem douradas nas bordas, o que geralmente leva mais ou menos 40 minutos, – dê uma cutucadinha em uma delas para se certificar de que está macia – e pronto!

 

Você pode também comprar batatinhas bem pequenininhas e assá-las inteiras, sem precisar cortar em pedaços. Algumas receitas pedem que você ferva as batatas na água em fogo baixo por cinco minutos antes de colocá-las no forno para assar, assim elas ficam mais molinhas.

 

Ah, o purê de batata também é popular por lá e normalmente é servido como acompanhamento da carne assada nessa ocasião. Os ingleses fazem o purê cremoso com leite e manteiga.

 

*Batatas assadas, peru assado, frango assado, carne assada (ou rosbife), pato assado, ganso assado, cenouras assadas.

 

3. Beef Wellington

 

Bife Wellington

 

O bife ou filé Wellington é uma receita deliciosa de carne envolta em tempero e massa folhada bem popular no Reino Unido. Mas não é um prato muito simples de preparar, não. Talvez você precise de algumas tentativas até acertar esta receita elaborada.

 

Nomeado em homenagem ao Duque de Wellington em 1851, o modo de preparo da carne foi inspirado em uma receita clássica francesa chamada boeuf em croute, um bife embrulhado em massa. O molho costuma levar cebola, alho, cogumelos, sal, pimenta, salsinha e o que mais você quiser de tempero. O correto é preparar a quantia suficiente para envolver toda a carne.

 

Espalhe esse molho ou patê, dependendo da consistência, em toda a massa folhada crua e depois use-a para embrulhar a carne (que já vai estar temperada da forma que você quiser) com o molho do lado de dentro; feche as bordas com cuidado para não abrir e pincele a massa com ovos batidos. Leve ao forno por aproximadamente 45 minutos, até a massa ficar bem douradinha por fora. É comum que a carne fique vermelha no interior, malpassada.  

 

Você pode servi-la com algum tipo de molho – no Reino Unido, chamado de gravy – e legumes cozidos.

 

4. Pigs in Blankets

 

Linguíça enrolada no bacon

 

Este prato tem um nome engraçadinho, porcos em cobertores, que nada mais é do que linguiça enrolada em bacon. Simples e delicioso! (Bom, não para vegetarianos, mas a receita pode ser adaptada com cenoura ou batata enrolada em alguma massa ou legume cortado fininho, como berinjela ou abobrinha.)

 

Os britânicos usam uma variedade de linguiças e salsichas pequenas para preparar esse prato a fim de explorar diferentes sabores. Basta enrolá-las em tiras bem finas de bacon, prendê-las com um palito de dente para não desmancharem e colocá-las para assar. Você pode assá-las separadamente ou na mesma assadeira que o peru de Natal – nos últimos 30 minutos, mais ou menos.

 

O certo é tirá-las do forno quando o bacon estiver dourado e crocante. Se for preparar os porquinhos no cobertor separadamente, não se esqueça de untar a assadeira com uma camada generosa de azeite para que eles não grudem no fundo. O tempero varia: sal, pimenta, mel, etc. Algumas pessoas gostam também de enrolar uma ameixa seca junto com salsicha.

 

5. Yorkshire Pudding

 

Pudim de Yorkshire

 

O pudim de Yorkshire é um prato tradicionalíssimo do Reino Unido, mas não é bem um pudim como o que nós estamos acostumados no Brasil. Ela é preparado com uma mistura de ovos batidos, leite e trigo, mas é servido como acompanhamento da refeição e não de sobremesa, porque fica mais parecido com um pãozinho. Isso mesmo, você come o pudim de Yorkshire com o peru de Natal!

 

Faça a receita com quatro ovos, uma xícara de leite, uma xícara de trigo, duas colheres de chá de óleo e uma pitada de sal. Misture os ingredientes secos e depois acrescente os líquidos misturando tudo com cuidado para não ficar empelotado. Asse a mistura por aproximadamente 20 minutos em forminhas pequenas untadas – tipo muffin ou cupcake – até ficar dourado.

 

O ideal é deixar a massa descansar por algumas horas na geladeira antes de assá-la e também acrescentar à massa duas colheres de chá de água gelada na hora de colocar no forno. Na verdade, o segredo de uma receita perfeita de Yorkshire Pudding é derramar essa massa gelada em gordura quente e depois colocá-la para assar: na própria forminha, coloque uma colherinha de chá de óleo quente no fundo e então preencha com uma pequena quantia da massa – lembrando que ela vai crescer bastante, então não coloque muito para que não transborde.

 

Apesar de o Yorkshire Pudding ser um prato tradicionalmente salgado, para se comer com o resto da refeição de Natal, como o peru e as linguiças com bacon, há também receitas natalinas típicas de pudim doce para serem servidas de sobremesa. Um pudim clássico de natal – Christmas Pudding – costuma ter nozes e muita fruta, como uvas passas, maçã e outras cristalizadas.

 

6. English Trifle

 

Sobremesa English Trifle

 

Esta é uma sobremesa deliciosa tradicional no Reino Unido, feita de camadas de bolo, creme, frutas e vinho, geralmente servida em taças ou copos individuais. A receita varia; ela pode levar pão de ló (chamado de sponge cake em inglês) no lugar do bolo, e outros ingredientes como geleia, gelatina, biscoitos amassados, suspiro e chantilly. Já as frutas costumam ser morangos, framboesas, amoras, bananas, entre outras.

 

A primeira camada na taça normalmente é a do bolo ou pão de ló embaixo para fique molhadinho ao absorver os líquidos doces que serão colocados por cima. Você também pode molhá-lo em algum licor ou vinho antes de colocá-lo na taça. Depois, vá acrescentando camada por camada: frutas, creme (podendo ser também flan ou manjar), geleia, etc. – se quiser, repita algumas camadas. Termine com o suspiro e o chantilly por cima.

 

Além de delicioso, o Enhlish trifle fica lindo e colorido!

 

O site da BBC Good Food tem todas as receitas típicas do Reino Unido, caso você queira preparar uma receita tradicional – e também já aproveita para treinar o seu inglês.

 

O almoço de Natal no Reino Unido e o discurso da Rainha

 

Almoço de Natal

 

No Reino Unido, a principal refeição de comemoração do Natal acontece no almoço do dia 25 de dezembro, ao invés da ceia no dia 24 à noite, como é costume aqui no Brasil – lembrando que é inverno no Hemisfério do Norte durante esta época.

 

Outros pratos e acompanhamentos comuns no almoço além dos listados acima são:

 

  • Vegetais cozidos ou assados;
  • Pão caseiro;
  • Molho de cranberry;
  • Molho de pão (feito de migalhas de pão, com creme de leite, leite, manteiga e cebolas);
  • Couve-de-bruxelas;
  • Sopa de diferentes tipos, como alho-poró e batata;
  • Torta de maçã ou de frutas e nozes;
  • Bolo de Natal: massa com frutas e cobertura de marzipan com decoração de temas natalinos.

 

As famílias com crianças costumam ir para a cama antes da meia-noite para que o Papai Noel possa fazer a visita à casa sem ser incomodado. É comum deixar um copo de leite e uma tortinha doce para que o bom velhinho faça um lanchinho durante a visita e também cenouras cruas para as suas renas! Na manhã de Natal, as crianças acordam ansiosas para abrir os seus presentes.

 

Toda tarde do dia 25 de dezembro, após ou durante o tradicional almoço de Natal (dependendo do horário que a família gostar de fazer a refeição), a Rainha faz um discurso de aproximadamente dez minutos com uma mensagem temática transmitido pelos canais BBC1, ITV, Sky 1 e Sky News. A mensagem muda ano a ano, mas geralmente ela fala sobre os principais eventos dos últimos doze meses. Em 2018, por exemplo, houve o casamento da Príncipe Harry e Meghan Markle e o nascimento do Príncipe Louis.

 

Leia também:

Quais são as tradições de Natal nos Estados Unidos

Os lugares mais bonitos na Suíça para visitar durante o feriado de Natal

O Natal na Irlanda

Lista de presentes de Natal para quem vai estudar no exterior

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Reino Unido
Graduação
SOBRE O AUTOR

6 pratos natalinos típicos do Reino Unido

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.