Essenciais
Reino Unido: Financiamento Estudantil

Brasileira admitida na Warwick fala sobre a seleção e processo de busca por bolsas de estudo

Natasha foi admitida no curso de Política Econômica Internacional na Universidade de Warwick. Na entrevista, ela explica sobre o processo de admissão e bolsas de estudo no Reino Unido.

Natasha foi admitida no curso de Política Econômica Internacional na Universidade de Warwick. Na entrevista, ela explica sobre o processo de admissão e bolsas de estudo no Reino Unido.
406

Natasha Briguet tem 25 anos e é formada em Relações Internacionais pela PUC-SP. Inserida no meio profissional na área de comércio internacional e com intuito do aprofundar sua carreira como internacionalista, ela passou recentemente pelo processo de seleção no Reino Unido e foi admitida ao curso de Política Econômica Internacional na Universidade de Warwick, localizada em Coventry.

 

A paulistana concedeu uma entrevista ao Hotcourses Brasil para dar dicas sobre o processo seletivo e a busca por oportunidades de bolsas de estudo.

 

Estudar no Reino Unido

 

Como você conheceu a University of Warwick e quais motivos te levaram a optar por se inscrever nela?

 

Já tinha em mente o desejo de realizar a minha pós graduação fora do país, uma experiência internacional é essencial para a área em que trabalho, comércio internacional. Há diversas opções diferentes para quem pretende estudar fora, inúmeras bolsas, cursos e países. No entanto, sabia que tinha que escolher o curso o qual eu mais me identificaria e que pudesse gerar impacto verdadeiro na minha carreira. Assim, decidi que procuraria cursos relacionados a uma das matérias que mais me fascinou na faculdade e a qual gostaria de estudar mais sobre, política econômica internacional.

 

Esta disciplina nasceu na academia inglesa, portanto muito do conhecimento sobre este campo de estudo ainda está baseado na Inglaterra. Uma das principais autoras dessa disciplina, a qual eu mais me identifiquei foi a Susan Strange e, pesquisando mais sobre ela, descobri sobre a Universidade de Warwick, a qual ela ajudou a fundar o curso de política econômica internacional.

 

De maneira geral, quais são as suas motivações e os seus objetivos para escolher estudar no exterior?

 

Uma experiência internacional é essencial para a minha carreira profissional como internacionalista. Para além dos benefícios acadêmicos e profissionais de uma formação no exterior pode oferecer. Entendo que também poderei desenvolver outras habilidades pessoais profissionais essenciais, tal como inteligência emocional, entender e lidar com costumes e culturas distintas, etc. 

 

Como foi o seu processo de application à Warwick? Você recebeu orientação da Universidade ou outro serviço de assessoria? Como foi esse atendimento?

 

Entre as universidades que me apliquei no Reino Unido, a Warwick foi a que mais me ofereceu suporte durante todo o processo de aplicação. Durante todo o ano a universidade participa de eventos educacionais e sempre traz representantes para tirar dúvidas dos alunos brasileiros.

 

A ong loveUK, me auxiliou bastante durante o processo também. Entretanto, entendo que o sucesso da aplicação está mais conectado com a motivação do candidato. É importante ir atrás das informações e não só esperar que as instituições vão fazer o trabalho por você.

 

Em qual curso você se inscrever? Quais documentos precisou providenciar durante a inscrição?

 

Eu me inscrevi no mestrado em Política Econômica Internacional. Para me inscrever precisei dos seguintes documentos digitalizados e com suas respectivas traduções juramentadas:

  • Histórico acadêmico;
  • Documento da universidade com a média geral atingida no meu curso;
  • Passaporte.

 

Como você recebeu a notícia de que havia sido admitida? Quanto tempo levou entre a inscrição e a resposta com a sua letter of offer?

 

A notícia chegou por e-mail e foi bem rápida, após três semanas da minha aplicação.

 

O que você acha que te ajudou a se destacar e ser selecionada para o seu curso?

 

estudar no Reino Unido

Natasha com a sua turma de Relações Internaiconais da PUC-SP.

 

A carta de motivação. Cada universidade valoriza diferentes informações em cartas de motivação. Assim é importante pesquisar mais sobre a universidade e entender o que buscam de seus alunos. Tive a oportunidade de conversar com uma representante de Warwick antes de realizar minha aplicação e ela me deu dicas valiosas de como apresentar minhas experiências de uma forma mais interessante para a universidade. 

 

Qual é o valor do seu curso e como tem sido a sua procura por uma assistência financeira no Reino Unido? Quais foram ou são as suas opções?

 

O curso de um ano de duração tem o custo de 20.000 libras para estudantes não europeus. O departamento de política da universidade oferece bolsa de 50% para alguns alunos, baseado em mérito acadêmico, a qual pretendo me aplicar. Paralelamente estou me aplicando para outras bolsas e financiamentos.

 

Em quais outras bolsas você está se inscrevendo? Que conselhos você daria para quem pretende passar pelo mesmo processo de encontrar um financiamento para estudar no exterior?

 

Por enquanto estou me aplicando para a Fundação Estudar e pretendo me aplicar para o Chevening. É difícil aconselhar sendo que ainda estou passando por esse processo, mas entendo que seja necessário muita pesquisa e dedicação para encontrar a oportunidade certa.


Quais são os seus planos caso não consiga a bolsa de estudo?

 

Difícil dizer, pois estou muito concentrada em conseguir uma bolsa no momento e pretendo tentar mais de uma vez. 

 

Você participou do evento da Warwick em São Paulo. Para você, como esse tipo de evento presencial, que permite o contato pessoal com representantes da universidade, é vantajoso para quem pretende estudar no exterior?

 

Sim, é extremamente vantajoso. Recomendo a todos os estudantes interessados em estudar fora, sempre que possível, entrar em contato com representantes da universidade ou alumni, eles sempre têm dicas valiosas.

 

Leia também:

7 erros comuns que você deve evitar na sua personal statement

Brasileiro conta sobre sua experiência na London School od Economics

Estudante de Moda explica o processo seletivo para pós-graduação no Reino Unido

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Reino Unido
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Natasha foi admitida no curso de Política Econômica Internacional na Universidade de Warwick. Na entrevista, ela explica sobre o processo de admissão e bolsas de estudo no Reino Unido.

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.