Essenciais
Reino Unido: Financiamento Estudantil

Chevening: as bolsas de estudo integrais para mestrado no Reino Unido

Totalmente gratuitas, as Chevening Scholarships permitem cursar um mestrado de um ano em qualquer universidade do Reino Unido.

Chevening: as bolsas de estudo integrais para mestrado no Reino Unido
256

O governo do Reino Unido oferece uma bolsa de estudo já aclamada todos os anos. A Chevening Scholarships abre suas inscrições na metade do ano para que os bolsistas selecionados comecem um mestrado no ano letivo seguinte. Concedidas com base em potencial de liderança e forte histórico acadêmico, estas bolsas são integrais e válidas para quaisquer universidades britânicas.

 

Além de estudar no país totalmente de graça, os bolsistas têm acesso a uma ampla variedade exclusiva de experiências acadêmicas, profissionais e culturais.

 

estudar no Reino Unido

 

A Chevening

 

Uma das vantagens da Chevening é que a bolsa de estudo permite que o estudante escolha entre mais de 12.000 mestrados de mais de 150 instituições de ensino superior do Reino Unido, por não limitar área de estudo, universidade ou localização.

 

Durante os estudos, a Chevening também organiza um programa de eventos e atividades para todos os bolsistas no Reino Unido, permitindo que vivenciem a história e cultura britânica, conversem sobre política internacional e interajam entre si e com líderes do pensamento em um âmbito acadêmico, cultural e social.

 

Por isso, a experiência completa depende também da determinação do bolsista de participar das atividades, estar aberto a conhecer pessoas do mundo inteiro, viajar pelo Reino Unido durante o tempo livre e envolver-se com a comunidade.

 

As Chevening Shcolarships são financiadas pelo Ministério de Negócios Estrangeiros e Commonwealth do Reino Unido e outras organizações parceiras. O objetivo principal é promover a “criação e intercâmbio de ideias, além da construção de conhecimento e redes de contato” nas universidades, onde o pensamento nasce, é testado e desenvolvido.

 

Criado em 1983, o programa de bolsas de estudo já recebeu mais de 50.000 estudantes e profissionais do mundo inteiro para continuar sua carreira acadêmica no Reino Unido. Atualmente, há mais de 1.500 bolsas para cada ano letivo e candidatos do mundo inteiro podem se inscrever, desde que consigam atender aos requisitos de admissão.

 

Requisitos

 

A página oficial da Chevening informa que, embora não exista um acadêmico “comum” para a bolsa de estudo, o programa está sempre à procura de “pessoas que tenham a paixão, ideias e influências para oferecer as soluções e a liderança necessárias a fim de criar um futuro melhor”.

 

Para concorrer à Chevening, você deve ter os seguintes pré-requisitos:

 

  • Ser cidadão de um país ou território qualificado ao programa – o Brasil é participante;
  • Não ter cidadania britânica;
  • Retornar ao seu país de origem e permanecer nele por no mínimo dois anos após concluir a bolsa de estudo;
  • Ter concluído todos os componentes de uma graduação que o permita ser admitido em um programa de mestrado de uma universidade do Reino Unido ao enviar a sua inscrição. Normalmente, isso equivale a um diploma de honras britânico classificado como upper second-class 2:1;
  • Ter, no mínimo, dois anos de experiência profissional;
  • Inscrever-se em três cursos diferentes de universidades do Reino Unido e receber uma admissão incondicional em uma dessas três opções até a data estipulada para o ano letivo;
  • Atender aos requisitos de proficiência na língua inglesa.

 

Proficiência na língua inglesa

 

Os candidatos devem comprovar fluência suficiente para conseguir cursar um mestrado ministrado em inglês no Reino Unido. A Chevening aceita resultados oficiais nos seguintes testes de proficiência:

 

  • IELTS Acadêmico;
  • Pearson PTE Acadêmico;
  • TOEFL iBT;
  • C1 Avançado;
  • Trinity ISE II (B2).

 

Saiba quais são os resultados mínimos obrigatórios aqui.

 

Experiência profissional

 

A Chevening exige também a comprovação de experiência de trabalho por pelo menos dois anos prévios à inscrição na bolsa de estudo. Entretanto, isso não significa que você precisa ter trabalhado em um mesmo lugar por todo esse período; os candidatos podem comprovar até dez períodos de experiência profissional diferentes que somem 24 meses.

 

O programa reconhece empregos integrais e de meio período, trabalhos voluntários e estágios remunerados ou não remunerados. A experiência pode ter sido antes, durante ou após a sua graduação, no entanto, deve estar relacionada ao curso ou pós-graduação, senão não será considerada.

 

Referências

 

Você também precisará providenciar duas cartas de referência escritas por pessoas que, idealmente, conheçam sua capacidade acadêmica e profissional e possam comentar sobre a sua qualificação geral aos requisitos da bolsa de estudo. Neste caso, não podem ser parentes ou amigos pessoais.

 

Admissão universitária

 

Vale ressaltar que estes requisitos todos mencionados acima são especificamente para o processo de seleção da Chevening Scholarship. Como você também passará pela admissão em até três mestrados diferentes, deverá atender também aos critérios de cada universidade escolhida.

 

Saiba mais sobre o processo seletivo no Reino Unido.

 

O que está incluso na bolsa Chevening

 

A Chevening Scholarship inclui:

 

  • As taxas de ensino por toda a duração do mestrado;
  • Um estipêndio mensal para o custo de vida;
  • Os custos da viagem de ida e volta;
  • Um subsídio ao chegar ao Reino Unido;
  • Um subsídio quando retornar ao país de origem;
  • As despesas com uma solicitação de visto;
  • Uma bolsa de viagem para participar dos eventos da Chevening pelo Reino Unido.

 

Por ser totalmente gratuita, a bolsa de estudo permite que o estudante se foque inteiramente nos estudos e em atingir seus objetivos profissionais sem se preocupar com o aspecto financeiro da experiência, uma fonte recorrente de estresse.

 

Atenção na hora de escolher suas opções de mestrado: eles devem ser obrigatoriamente presenciais e integrais, ter um ano de duração e começarem no termo de outono, normalmente em setembro ou outubro. Além disso, eles devem ser considerados taught masters, diferente de mestrados de pesquisa.

 

Inscrições

 

As inscrições para as bolsas de estudo Chevening Scholarships do Reino Unido estão com as inscrições abertas até o dia 5 de novembro de 2019 para cursos do ano letivo de 2020. Para concorrer, você deve ser admitido incondicionalmente em um mestrado britânico e atender aos requisitos de proficiência no inglês até o dia 16 de julho de 2020.

 

Os primeiros selecionados são chamados para uma entrevista e só depois sair o resultados dos finalistas. As Chevening Scholarships são muito concorridas, portanto, é importante conhecer o processo, se informar e se preparar com antecedência. A inscrição é feita toda online pelo site oficial da Chevening.

 

Comece a sua inscrição agora mesmo e saiba mais sobre o programa Chevening aqui. Boa sorte!

 

Leia também:

Cartas de referência: o que são e como devem ser feitas?

3 bolsas de estudo no Reino Unido

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Reino Unido
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Chevening: as bolsas de estudo integrais para mestrado no Reino Unido

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.