Essenciais
Reino Unido: Financiamento Estudantil

Bolsas de estudo: O que é o Turing Scheme?

O Turing Scheme é um novo programa global de intercâmbios lançado pelo governo do Reino Unido para substituir o Erasmus +. Saiba tudo aqui!

Turing Scheme: Programa de intercâmbios do Reino Unido

O Reino Unido lança em 2021 o Turing Scheme, um novo programa global de intercâmbios para instituições e estudantes britânicos.

 

Estudar no exterior significa ampliar seus horizontes, conhecer novas culturas e desenvolver um novo conjunto de habilidades ao longo do caminho. Por isso, aproveitar todas as oportunidades disponíveis é importante para se tornar um estudante internacional. É aí que os programas e esquemas de intercâmbio podem te ajudar.

 

Turing Scheme

 

A seguir, explicamos o que significa o novo esquema de intercâmbios e bolsas de estudos do Reino Unido e como você pode se beneficiar.

 

Estudar no Reino Unido

 

Por que o Reino Unido criou o Turing Scheme?

 

O Turing Scheme foi anunciado pelo governo do Reino Unido em dezembro de 2020 como uma substituição para o famoso esquema de bolsas de estudo Erasmus +. Com a saída do Reino Unido da União Europeia – a Brexit –, tornou-se necessário encontrar um programa alternativo de estudos no exterior para universidades do Reino Unido, porque, com a mudança, os estudantes europeus passaram a ser considerados estrangeiros no Reino Unido.

 

O Turing Scheme substituirá oficialmente o Erasmus + em setembro de 2021. Ele foi projetado para facilitar o desenvolvimento pessoal e acadêmico e proporcionar financiamento para 40.000 alunos.

 

Até o momento, 120 universidades parceiras em 150 países do mundo inteiro participarão do esquema de £ 110 milhões. O governo do Reino Unido declarou que o Turing Scheme foi desenvolvido com a intenção de fornecer oportunidades a mais alunos, incluindo de origens desfavorecidas.

 

Leia também: Chevening: bolsa de estudo para mestrado no Reino Unido

 

O que é o Turing Scheme?

 

O Turing Scheme é o programa global do governo do Reino Unido para estudar e trabalhar no exterior. O seu objetivo é proporcionar aos alunos de instituições do Reino Unido oportunidades de treinamento e ensino pelo mundo, inclusive educação acadêmica, continuada e vocacional. De fato, o programa convida organizações do Reino Unido de todos os setores de educação e treinamento a participarem.

 

O Turing Scheme é uma colaboração entre uma universidade do Reino Unido com uma instituição ou organização parceira no exterior. Ao participar do esquema, você ganhará habilidades transferíveis, adicionará pontos ao seu currículo e se tornará mais atraente para empregadores do mundo todo.

 

Estudar em programas como esse no exterior é uma experiência inestimável para o desenvolvimento de habilidades como independência, confiança, comunicação, networking e várias outras que serão essenciais para a sua carreira.

 

O esquema funciona assim: as universidades e instituições se candidatam a uma bolsa ou financiamento do programa em nome dos alunos. Depois, você, como estudante, pode se inscrever por meio de sua instituição, desde que ela participe do Turing Scheme. Por isso, a dica inicial é verificar com a sua universidade de interesse se a opção de participar do programa com a ajuda dela está disponível.

 

O financiamento variará de acordo com o projeto e o destino do bolsista. O valor que você recebe depende também da duração de sua estadia no exterior e de suas circunstâncias individuais. Há, inclusive, opções para alunos de origens desfavorecidas e alunos com deficiência.

 

O que é o Turing Scheme? Intercâmbio no do Reino Unido.

 

Por que se chama Turing Scheme?

 

Alan Turing (1912-1954) foi um matemático britânico de renome global considerado o pai da ciência da computação teórica. Um internacionalista pioneiro, ele se destacou academicamente e estudou no exterior na University of Princeton.

 

O seu pensamento continua a ter impacto até hoje na vida de pessoas do mundo todo. O Turing Scheme busca homenageá-lo e honrar o seu legado ao proporcionar oportunidades para futuras gerações de estudantes britânicos, de todas as origens, estudar e trabalhar no exterior.

 

Além da sua importância para a computação, Alan Turing foi processado em 1952 por ator homossexuais, considerados crimes no Reino Unido na época, e acabou aceitando o tratamento de castração química para não ser preso.

 

Anos depois, movimentos na internet que pediam justiça a Turing surtiram efeitos. Em 2009, o Primeiro-Ministro da época fez um pedido de desculpas público; em 2013, a Rainha Elizabeth deu o perdão póstumo. E em 2017, as pessoas passaram a chamar informalmente de “lei Alan Turing” a lei que concede perdão retroativo aos homens condenados por atos homossexuais no Reino Unido.

 

Um período específico da vida de Turing e a sua importância para a conclusão da Segunda Guerra Mundial foram retratados no filme O Jogo da Imitação, de 2014, dirigido por Morten Tyldum e estrelado por Benedict Cumberbatch e Keira Knightley.

 

 

Quem pode se inscrever no Turing Scheme?

 

As inscrições para o Turing Scheme ocorrem em dois níveis: o primeiro é a instituição e organização e o segundo é o aluno, por meio de sua universidade.

 

As instituições interessadas em participar do esquema precisam ser:

 

  • Um provedor de ensino superior do Reino Unido registrado e credenciado;
  • Um provedor de educação continuada ou treinamento vocacional registrado no Reino Unido.

 

Já como estudante, para se candidatar ao financiamento pelo esquema por meio de sua instituição britânica, você deve ser:

 

  • Um aluno registrado em qualquer ciclo de estudos (período integral ou parcial) ou recém-formado nos últimos 12 meses – isso inclui estudantes internacionais;
  • Um aluno de educação complementar (further education), de educação profissional (VET) ou um recém-graduado nos últimos 12 meses.

 

Lembre-se de que você não pode se inscrever diretamente por meio do portal do Turing Scheme ou como aluno individual. A instituição deve fazer a inscrição inicial em seu nome.

 

E quanto aos vistos?

 

Os vistos são uma consideração importante para o estudante internacional. Você precisará pesquisar o destino desejado e quaisquer implicações potenciais que isso tenha em seu visto de estudante no Reino Unido.

 

Na maioria dos casos, você precisará obedecer às regras do país para o qual estiver viajando, o pode incluir pedidos de visto, autorização de trabalho e entrevistas em consulados.

 

O que as bolsas de estudo Turing cobrem?

 

O Turing Scheme foi desenvolvido para cobrir alguns dos custos de um programa de intercâmbio no exterior.

 

O programa cobre parcialmente ou totalmente as despesas com:

 

  • Passagens aéreas;
  • Custo de vida;
  • Acomodação;
  • Custos de transferência.

 

O financiamento também é proporcional à duração do seu tempo no exterior, que pode variar entre seis semanas a um ano inteiro. O esquema aloca categorias de custo de vida alto, médio e baixo para os países, como uma forma de calcular as deduções relativas.

 

Visite o site oficial do Turing Scheme.

 

Estudar no Reino Unido

 

Encontre o seu curso no Reino Unido com a ajuda do nosso Selecionador de Cursos, uma ferramenta gratuita, fácil de usar e que encontra resultados de acordo com as suas preferências, objetivos de carreira, orçamento e muito mais.

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA