Essenciais
Reino Unido: Financiamento Estudantil

Quanto custa estudar no Reino Unido: entenda os valores

Veja a média de preços de graduações, mestrados, doutorados e cursos de inglês das universidades do Reino Unido.

Quanto custa estudar no Reino Unido: entenda os valores

Com um repertório de universidades excepcionais e uma enorme variedade de cursos, estudar no Reino Unido é uma opção muito atraente para estudantes internacionais do mundo inteiro. Já no aspecto financeiro, os custos do ensino e de vida no país variam significativamente de acordo com a localização de sua instituição.

 

Estudar no Reino Unido

 

 

Quanto custa estudar no Reino Unido

 

Não é simples "prever" os seus gastos antes de viajar com base em médias pré-calculadas, ainda mais sendo um investimento em libras esterlinas. Mas existem alguns fatores que você deve saber antes de fazer a sua escolha, como médias de taxas de ensino e outros exemplos de despesas.

 

A seguir, reunimos a média de preços de cursos no Reino Unido de acordo com alguns sites oficiais que te ajudarão a planejar o seu orçamento.

 

Mas antes: em quase todos os lugares que você pesquisar, encontrará a informação que o preço para estrangeiros é “variável”, o que significa que variam tão amplamente dependendo de diversos fatores, que fica até difícil estipular uma média.

 

Nós encontramos alguns preços que podem te dar uma base, no entanto, é de extrema importância que você verifique o valor certo diretamente com a universidade do Reino Unido na qual pretende estudar.

 

1. Quanto custa fazer uma graduação no Reino Unido

 

Os estudantes estrangeiros pagam o custo total das taxas de ensino no Reino Unido. Antes da Brexit, a saída do país da União Europeia, os europeus eram considerados nativos, portanto, pagavam o mesmo valor que os britânicos. Agora também são considerados estrangeiros e passaram a pagar as taxas chamadas de overseas fees.

 

Apesar de os valores variarem bastante entre as áreas de estudo, as instituições e o tipo de curso (sala de aula, clínico ou laboratorial), o site oficial UKCISA indica que as graduações costumam custar entre £ 3.500 e £ 18.000 por ano e que aumentam um pouco a cada ano letivo para acompanhar a inflação.

 

Já o site TopUniversities aponta que as taxas de ensino para graduações podem variar de £ 10.000 a £ 38.000, tendo aumentado inclusive para estudantes nativos.

 

Os cursos nas áreas de Humanas e Ciências Sociais tendem a custar menos; já os que incluem aulas em laboratórios e clínicas, com nas áreas de STEM e Medicina, são nitidamente mais caras – de £ 12.000 a £ 27.200 ou mais.

 

Por isso, é sempre essencial verificar as taxas de ensino diretamente com as universidades de seu interesse.

 

2. Quanto custa fazer uma pós-graduação no Reino Unido

 

Da mesma forma que em graduações, os estudantes internacionais geralmente pagam taxas maiores para cursar pós-graduações no Reino Unido do que os nativos. Os valores destes cursos variam entre as universidades e são um pouco maiores para estudantes de MBA – em média £ 18.914 por ano, segundo o UKStudy.

 

Entretanto, um programa de MBA em algumas instituições, como na Universidade de Bath, tem o mesmo valor (£ 37.500, neste caso específico) tanto para estudantes locais quanto internacionais.

 

Nem toda área de pós-graduação tem este mesmo privilégio; algumas custam até £ 10.000 a mais para estrangeiros. Der acordo com o IDP, as overseas fees para pós-graduações vão de £ 12.000 a £ 35.000, dependendo da área de estudo, as laboratoriais e clínicas também sendo as mais caras.

 

Há várias opções de financiamento disponíveis para estudantes internacionais em pós-graduações (bem mais amplas do que em graduações), concedidas tanto pelas próprias universidades quanto por órgãos externos e centros de pesquisa. Essas concessões são extremamente competitivas, por isso, os estudantes são aconselhados a pesquisar bastante suas opções antes de se inscrever e começar a se preparar para o processo de seleção o quanto antes possível. Veja mais sobre isso abaixo!

 

Quanto custa estudar no Reino Unido?

 

3. Quanto custa estudar inglês no Reino Unido?

 

Aproximadamente 500.000 pessoas escolhem o Reino Unido todos os anos para aprender inglês. São mais de 500 centros de língua inglesa por todo o país reconhecidos pelo Accreditation UK.

 

Quando o assunto é valor de curso de inglês no Reino Unido, as variantes são a duração, a escola, o tema do curso e a localização. O site da EF, por exemplo, diz que as aulas começam a £ 462 por semana. Mas elas podem ser mais baratas, o UK Study traz os preços da King Street College em Londres, por exemplo, que tem cursos começando por £ 70 por semana ou £ 555 por dez semanas.

 

Bolsas de estudo no Reino Unido

 

Você pode concorrer a diferentes bolsas de estudo como estudante internacional no Reino Unido. A mais famosa delas é a Chevening Scholarship, que é integral para mestrados em várias universidades britânicas.

 

Use o banco de dados do Hotccourses Brasil para pesquisar bolsas de estudo.

 

Variações por país:

 

Vale lembrar que o Reino Unido é formado pela Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte e isso influencia no valor dos cursos também. A média é diferente em cada país.

 

O site StudyPortal lista os preços padronizados para mestrados, por exemplo:

 

  • Inglaterra: média de £ 17.500 por ano;
  • Escócia: média de £ 17.000 por ano;
  • País de Gales: média de £ 13,000 por ano;
  • Irlanda do Norte: média de £ 12.000 por ano.

 

Um fato interessante é que as graduações são gratuitas para escoceses e europeus graças a um subsídio da Student Awards Agency for Scotlands (SAAS).

 

Valores por universidades:

 

Pesquisamos no site oficial de algumas universidades renomadas do Reino Unido para encontrar a média atual de preços dos cursos oferecidos por elas. Confira a seguir as informações que encontramos:

 

1. University of Glasgow

 

  • Graduações: £ 19.350 (Artes e Ciências Sociais) - £ 49.950 (Medicina e Ciências Veterinárias);
  • Pós-graduações: £ 19.350 (História da Arte) - £ 24.540 (Engenharia Aeroespacial).

 

2. University of Nottingham

 

  • Graduações: £ 19.000 - £ 25.000;
  • Mestrados profissionais: £ 10.200 - £ 30.000;
  • PhD: £ 19.000 - £ 25.000.

 

3. University of Birmingham

 

  • Graduações: £ 19.020 (preço inicial de bacharelados de aulas) - £ 42.000 (preço de bacharelados clínicos);
  • Pós-graduações profissionais: £ 19.440 (preço inicial de cursos de aulas) - £ 26.190 (preço máximo para cursos laboratoriais);
  • Pós-graduações de pesquisa: £ 18.450 (preço inicial de cursos de aulas) - £ 23.580 (preço máximo para cursos laboratoriais).

 

Leia também:

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA