Essenciais
Reino Unido: informações de assunto

O que são as universidades independentes do Reino Unido?

As universidades independentes ou privadas do Reino Unido cobram taxas de ensino, não são mantidas pelo governo e oferecem uma atenção mais personalizada em sala de aula

O que são as universidades independentes do Reino Unido?
159

A instituições de ensino conhecidas como independentes no Reino Unido também são as chamadas de privadas ou particulares. São aquelas escolas, faculdades ou universidades que cobram taxas de ensino dos estudantes para que possam frequentar suas aulas ao invés de serem financiadas com fundos do governo.

 

Por serem independentes, as aulas destas instituições – assim como de academias e escolas privadas – não precisam seguir o currículo nacional para o ensino fundamental e médio. O “national curriculum” estipula uma série de matérias, padrões e objetivos para que as crianças e adolescentes do Reino Unido inteiro possam aprender as mesmas coisas. As instituições independentes podem ensinar disciplinas que não constam na grade curricular nacional, como religião, e também ser uma instituição especializada, por exemplo, para crianças com necessidades educacionais especiais.

 

 

Mesmo com a liberdade de currículo, todas escolas independentes devem ser registradas pelo governo e são inspecionadas regularmente. Os relatórios com os resultados são publicados online pelos órgãos responsáveis pelas inspeções, como a Ofsted, Independent Schools Inspectorate e School Inspection Service.

 

Saiba mais pelo site oficial gov.uk.

 

Exemplos de universidades independentes e privadas do Reino Unido

 

No Reino Unido, todas as universidades são órgãos independentes e, em sua maioria, organizações sem fins lucrativos – diferente dos Estados Unidos e alguns países da Europa, em que diversas instituições do ensino superior são propriedade do governo, e mesmo as universidades americanas públicas são pagas.

 

Quando as instituições britânicas são independentes ou privadas elas ainda podem receber redução de impostos, empréstimos estudantis públicos e financiamentos ou bolsas de estudo do governo.

 

A University of Buckingham foi a primeira universidade particular do Reino Unido e também a única a receber o suporte direto do governo com uma Autorização Real, documento oficial capacitador assinado pela monarquia. Outra instituição independente e sem fins lucrativos famosa do Reino Unido é a Regent’s University London, que investe toda a sua renda excedente na experiência estudantil de seus alunos, ao invés de ser paga como dividendo aos acionistas.

 

 

A University of Law, especializada em educação jurídica, foi a primeira instituição de ensino superior do Reino Unido a ganhar a permissão de conceder diplomas acadêmicos em 2006; e em 2012, ganhou o status de universidade, passando de The College of Law para The University of Law.

 

A BBP University é mantida e operada de maneira independente, no entanto, é uma instituição para fins lucrativos com dois grandes acionista, a empresa britânica de capital privado Carlisle a companhia americana de educação superior Apollo.

 

Vantagens e desvantagens de estudar em uma instituição independente

 

As principais desvantagens de uma instituição independente é que ela não pode oferecer a mesma quantia de bolsas de estudo e financiamento aos seus estudantes por não receberem apoio financeiro do governo ou qualquer outro órgão – apesar de esta situação ter mudado nos últimos anos. Isto significa quer, a fim de ser capaz de oferecer mais bolsas de estudo, ela precisa cobrar mais nas taxas de ensino dos estudantes pagantes. Sendo assim, as universidades independentes não costumam priorizar a ampliação do seu corpo estudantil, especialmente para aqueles com origens mais pobres.

 

Por outro lado, as instituições independentes têm mais controle do seu ambiente acadêmico do que as universidades que dependem de financiamento público. Uma das vantagens deste controle é a proporção entre professores e alunos: escolas independentes têm bem menos estudantes por sala de aula (normalmente, até apenas 25), o que significa que eles recebem mais atenção personalizada dos professores e podem participar ativamente das aulas. Isto definitivamente é um fator para o sucesso de seus estudantes. De fato, a Buckingham tem a 7ª melhor faculdade de inglês entre 106 universidades do país e o 8º melhor departamento de economia entre 69 instituições.

 

A principal diferença, no entanto, é o preço. O custo médio de uma escola particular no Reino Unido é o dobro de uma pública, incluindo taxas de ensino, acomodação e alimentação. Entretanto, muitos estudantes de escolas particulares conseguem bolsas de estudo e empréstimos externos.

 

De maneira geral, o que acontece é que as universidades independentes não mudam nada no sistema educacional que já existe. Elas apenas permitem que mais pessoas tenham a chance de estudar no ensino superior, uma vez que as universidades públicas são extremamente concorridas e possuem vagas limitadas.

 

Leia também:

Programas preparatórios no Reino Unido – Um passo para o seu diploma perfeito

Graduate Schemes no Reino Unido: o que são e como conseguir um emprego?

Os 10 melhores empregos para estudantes de graduação no Reino Unido

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Reino Unido
Graduação
SOBRE O AUTOR

O que são as universidades independentes do Reino Unido?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada

A Carreira de Direito no Reino Unido

A carreira em Direito é muito procurada, tanto pelas sua reputação honrosa, quanto pela recompensa financeira. Antes de se decidir pela empresa para estágio, os diplomados são orientados a fazer pelo menos um período de trabalho de férias. Isso pode lhes dar uma visão da empresa, bem como a chance de mostrar o seu talento, além de permitir que a empresa avalie as suas perspectivas e analise se você é apto para se tornar um advogado.  Se depois de tudo isso você

26976

Inglês como língua estrangeira

Para muitos estudantes internacionais, proficiência na língua inglesa é muitas vezes a principal preocupação. Aprender Inglês pode abrir muitas portas, então fique tranquilo pois existe uma série de recursos úteis disponíveis para atender suas necessidades. Muitos estudantes têm de enfrentar os mesmos desafios, incluindo a equipe de editores estudantes internacionais da Hotcourses . Dois membros da equipe - Tunde e Cansu - uniram algumas informações aqui para

5443