Essenciais
Reino Unido: informações de assunto

Mestrados de Educação da University of Sheffield

Entrevista com Ansgar Allen, vice-diretor e professor dos mestrados da Escola de Educação, da University of Sheffield, Inglaterra.

Mestrados de Educação da University of Sheffield
1251

Dr. Ansgar Allen é vice-diretor dos mestrados integrais da Escola de Educação (School of Education) da University of Sheffield, na Inglaterra. É também professor nas áreas de Filosofia, História e Teoria Educacional, leciona disciplinas em diferentes cursos da Escola e também no Bacharelado de Educação, Cultura e Infância. Leia a seguir a entrevista do Hotcourses Brasil com o acadêmico:

 

Quais aspectos dos cursos que você leciona mais lhe agradam e por quê?

 

Eu sempre aprendo com os estudantes durante o primeiro módulo, criado para abranger a enorme bagagem de conhecimento de cada um de nossos alunos. Este é um curso realmente internacional, e é fascinante explorar as relações entre diferentes históricos educacionais, nacionalidades, contextos sociais e políticos, e fundamentos filosóficos. No final do primeiro módulo, os estudantes trabalham em grupos para criar apresentações nas quais oferecem perspectivas singulares sobre questões como: o que a educação faz? Para que serve a educação? Como devemos pesquisá-la? Estas apresentações são consistentemente excelentes. Eu tenho prazer em fazer parte deste projeto. As respostas para estas questões estão longe de serem evidentes, e eu sempre me impressiono com a forma como os estudantes conseguem unir o que aprenderam das discussões, aulas e leituras e também de suas próprias experiências prévias para criar respostas verdadeiramente perspicazes e únicas para cada questão.

 

Conte-nos um pouco sobre os professores e a equipe do departamento.

 

A Educação é uma área muito interessante simplesmente por ser tão ampla. Ela abrange uma grande variedade de disciplinas, incluindo sociologia, política, história, filosofia e psicologia, só para citar alguns nomes! Por este motivo, o Programa de Mestrado da Escola de Educação contém uma série de disciplinas especializadas para que o estudante experimente a amplitude da área e, ao mesmo tempo, desenvolva sua própria especialização dentro dela.

 

O corpo docente da Escola de Educação reflete a enorme variedade de assuntos estudados dentro da área. Os estudantes do Mestrado irão, desta forma, ter a chance de conhecer vários estudiosos de diferentes áreas da Educação, cada um com diferentes métodos e filosofias de pesquisa. Por esta razão, o curso é um excelente ambiente para explorar e desenvolver os seus interesses, sabendo que você terá todo o suporte necessário, não importa qual área da educação resolver seguir.

 

Quais são os benefícios de estudar o Mestrado de Educação na University of Sheffield?

 

A University of Sheffield é um lugar acolhedor e estimulante para se estudar. Tem muitos recursos, com excelentes bibliotecas, um centro estudantil premiado, e uma enorme variedade de departamentos. Isto significa que há sempre algo acontecendo por aqui! Os estudantes podem participar de diferentes palestras e eventos, inclusive vários realizados pela Escola de Educação todos os anos. Nós encorajamos os nossos estudantes a participar de todas as atividades da universidade, para poderem aproveitar ao máximo o ano de estudos na Sheffield. A região onde a instituição está localizada é muito bonita e de fácil acesso, nos arredores de um parque nacional. Eu gostei tanto que, ao terminar o meu mestrado, resolve ficar!

 

Em sua opinião, por quais razões a área da Educação é uma opção a ser considerada pelos estudantes internacionais?

 

A Educação sempre foi uma área de estudos estimulante, pois está presente na essência das relações sociais e das sociedades. Para entender como a educação funciona é preciso investigar como as sociedades funcionam e se reproduzem. No entanto, foi dado à Educação um papel particularmente importante na sociedade atual e ela é promovida cada vez mais como a solução de questões econômicas e sociais. Este fato é criticamente investigado durante o curso e por esta razão estudar Educação significa estudar os problemas enfrentados pela sociedade contemporânea, como estes problemas são expostos e como devem ser resolvidos.

 

A Educação ocupa uma posição única e problemática nesta realidade. Ela é vista como a solução para todos os males, mas, na verdade, está longe de resolver os seus próprios problemas. É uma área realmente fascinante!

 

Você pode dar alguns exemplos de posições e cargos que seus graduados conquistaram após o curso?

 

Um diploma em Educação é uma qualificação que demonstra o conhecimento em várias áreas. Desta forma, os estudantes formados em nosso mestrado conquistam funções e papéis dentro da educação e além. Nossos estudantes seguem carreiras como professores e em outras profissões relacionadas. Ocupam postos em ministérios da educação e em outros departamentos do governo, e trabalham com empresas da área da educação. Muitos optam por continuar os estudos acadêmicos em um doutorado, usando a especialização em pesquisa que eles conquistaram com o mestrado. Este foi o caminho que eu tomei após concluir o meu mestrado na Escola de Educação. Gostei tanto da experiência que resolvi ficar e lecionar.

 

Pesquise no Hotcourses Brasil:

Cursos no Reino Unido

Cursos internacionais na área de Educação

Mestrados no exterior

 

Imagem: Estudante da School of Education. Foto retirada do site oficial The University of Sheffield.

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Reino Unido
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Mestrados de Educação da University of Sheffield

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada