Essenciais
Reino Unido: informações de assunto

O que são os cursos BTEC?

Os cursos BTEC são qualificações técnicas e vocacionais cada vez mais populares entre estudantes internacionais, oferecidas nas áreas de Negócios e Tecnologia

O que são os cursos BTEC?
1100

À procura de um curso no exterior para dar início à sua carreira? Se você gostaria de estudar uma área do seu interesse em uma qualificação de ensino superior sem a pressão e estresse constates de exames rigorosos, os BTECs do Reino Unido podem ser uma excelente opção. Estes cursos oferecem um aprendizado mais prático, focado em melhorar as perspectivas profissionais dos estudantes.

 

O Hotcourses Brasil preparou um FAQ completo com as perguntas mais frequentes e as respostas mais esclarecedoras sobre os BTECs.  Confira a seguir!

 

 

O que significa BTEC?

 

BTEC é a sigla para Business and Technology Education Council (ou, em português, Conselho de Educação de Negócios e Tecnologia). Um BTEC é uma qualificação vocacional com a qual os estudantes ganham habilidades especializadas voltadas a uma carreira específica.

 

Diferente de qualificações típicas do Reino Unido que são mais acadêmicas, como os A-Levels, os BTECs são focados em uma experiência prática. Vários programas, inclusive, oferecem a oportunidade de conquistar certificações extras de órgãos profissionalizantes do governo a fim de ajudar os estudantes a dar início à carreira desejada.

 

Onde ficam os BTECs na estrutura geral de qualificações educacionais do Reino Unido?

 

Os BTECs são cursos técnicos/vocacionais cursados após ou durante a conclusão dos dois primeiros anos obrigatórios de ensino médio, chamados de GCSEs no país. Eles podem ser cursados juntamente com os GCSEs ou A-Levels, ou então sozinhos, substituindo-os como uma qualificação autônoma neste nível educacional. Eles proporcionarão aos alunos todos os requisitos necessários para progredir aos próximos estágios do ensino superior, inclusive a pontuação no UCAS exigida como critério para admissão em universidades no Reino Unido.

 

Há também opções adicionais de qualificações BTECs, como os Higher Nationals, que são equivalentes ao primeiro e segundo ano de um curso universitário. Depois da conclusão de um Higher National, será necessário fazer apenas um ano adicional na universidade para conquistar o bacharelado. Este caminho é seguido normalmente por estudantes que estão retornando à vida acadêmica ou por alunos já adultos.

 

Mais de um milhão de estudantes escolhem os BTECs todos os anos, e aproximadamente um entre quatro admitidos em uma universidade no Reino Unido tem uma qualificação BTEC. Um relatório de 2016 da The Social Market Foundation descobriu que 86% e 31% dos estudantes entre 16 e 18 anos matriculados, respectivamente, em faculdades de educação continuada e escolas fazem cursos vocacionais.

 

Para quem um BTEC é mais adequado?

 

Vários cursos BTECs são oferecidos a alunos colegiais de mais de 14 anos para serem estudados juntamente com os GCSEs, que correspondem aos dois primeiros anos de ensino médio no Reino Unido, ou então como parte de um programa de aprendiz, para ajudá-los a ganhar habilidades em uma carreira específica e a melhorar suas chances de empregabilidade.

 

Mas os BTECs não são apenas para jovens estudantes. Muitos cursos são oferecidos para ajudar pessoas interessadas em mudar de profissão ou ganhar uma qualificação reconhecida na indústria a fim de começar em uma carreira. Portanto, independente da idade, nível educacional e experiência profissional, um BTEC pode ser a opção adequada para qualquer pessoa.

 

Quais são as áreas de estudo BTEC mais populares entre os estudantes?

 

Isto depende do tipo de BTEC escolhido, mas algumas das áreas mais populares são as seguintes:

 

  • BTEC Tech Awards: arte e design, negócios, aprendizado e desenvolvimento, mídia criativa, TI/digital, engenharia, saúde, trabalho social, música, artes performáticas e esportes;
  • BTEC Level 2 Technicals: cuidado ao adulto, negócios, assistência à infância, construção, produção de design, mídia digital, hospitalidade, TI, ciência de laboratório, esportes;
  • BTEC Level 3 Nationals: ciência aplicada, arte e design, negócios, mídia criativa, TI/digital, engenharia, saúde, trabalho social, música, artes performáticas, esportes;
  • BTEC Higher Nationals: arte e design, negócios, construção e ambientes edificados, computação, engenharia, saúde, trabalho social, gestão de hospitalidade, mídia, música, artes performáticas.

 

Como funcionam as avaliações dos cursos BTECs?

 

Em um BTEC, você pode atingir três médias diferentes: pass (P), merit (M) e distinction (D) – ou satisfatório, mérito e distinção. Se você não atinge uma pontuação suficiente para receber uma dessas notas, os seus resultados são classificados como unclassified – não classificado –, que basicamente significa “reprovado”.

 

Conseguir qualquer uma das três médias do BTEC significa que você atingiu a pontuação mínima necessária, que varia de acordo com o nível do curso. A “distinção” é o equivalente à nota A.

 

 

Como as avaliações são feitas?

 

Diferente dos cursos acadêmicos tradicionais, como GCSE e A-levels, dificilmente você fará provas por escrito com a mesma frequência no BTEC. Como seu foco é vocacional, os estudantes costumam ser avaliados por trabalhos e provas práticas.

 

Quais qualificações os estudantes podem cursar após a conclusão do BTEC?

 

Isto depende do nível do seu BTEC. Mas, de maneira geral, os estudantes conseguem progredir para três tipos diferentes de estudos:

 

  • A-Levels;
  • Uma qualificação BTEC adicional;
  • Um bacharelado em uma universidade.

 

Noventa e cinco por cento das universidades britânicas aceitam estudantes com uma qualificação BTEC como requisito de admissão. Com o preparo acadêmico e profissional, outro caminho bastante popular é partir de um BTEC direto para uma carreira.

 

Como os BTECs são vistos pelas instituições de ensino superior?

 

Como mais de 95% das universidades aceitam as qualificações BTECs, pode-se dizer que os programas são bem aceitos. Os BTECs são projetados em colaboração entre instituições e empregadores para que eles atendam às necessidades pessoais, educacionais e profissionais de todos os estudantes e de todas as áreas de estudo oferecidas.

 

Em 2017, aproximadamente 25% dos jovens que estavam começando em uma universidade tinham concluído um BTEC previamente.

 

Se eu cursar uma área de estudo específica em um BTEC, isso limitará as minhas opções depois?

 

De jeito nenhum! Da mesma forma que se você estiver cursando os A-levels ou qualquer outra qualificação vocacional britânica, uma vez qualificado em uma área de estudo, você pode passar para outra no seu próximo curso em um nível superior. Senso assim, se você concluir um BTEC de nível 3 em Turismo e Hospitalidade, pode trocar de área de estudo no próximo nível.

 

O mesmo se aplica se você estiver interessado em começar em uma universidade. Metade dos estudantes entre 20 e 30 anos preferem começar por um BTEC, assim não se sentem “presos” a uma área de estudo específica.

 

Quais são os benefícios de cursar um BTEC?

 

O BTEC é uma qualificação amplamente reconhecida tanto entre universidades quanto entre empregadores. A sua combinação inigualável de aprendizado acadêmico e prático prepara os estudantes tanto para continuar os estudos em um nível superior como para dar início imediato a uma carreira.

 

Ainda incerto?

 

Se você ainda não tem certeza se um BTEC é a opção certa para você, o mais importante de se lembrar é que o curso tem foco nas habilidades e conhecimentos práticos ao invés de avaliações acadêmicas. Com a sua certificação, você terá experiências que podem ser transferidas e aplicadas a qualquer outra área.

 

Fonte: Artigo de Safeera Sarjoo para o Hotcourses Abroad com a ajuda da Pearson (traduzido e adaptado por Brenda Bellani).

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Reino Unido
Graduação
SOBRE O AUTOR

O que são os cursos BTEC?

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada