Essenciais
Reino Unido: informações de assunto

Opinião estudantil: formar-se em Biologia e Mudança Ambiental

Conversamos com um ex-aluno do mestrado de Mudança Ambiental e Desenvolvimento Internacional da University of Sheffield. Veja suas dicas para quem quer trabalhar na área de sustentabilidade!

Opinião estudantil: formar-se em Biologia e Mudança Ambiental

Com as questões da sustentabilidade, mudança climática, conservação e meio ambiente se tornando cada vez mais não só importantes, mas urgentes e inevitáveis, queríamos nos aprofundar na experiência de pessoas que escolhem essa área acadêmica. Por isso, conversamos com Niall O’Donoghue, que se graduou em Biologia e depois se especializou em Mudança Ambiental e Desenvolvimento Internacional em um mestrado na University of Sheffield, no Reino Unido.

 

Estudar no Reino Unido

 

Atualmente, Niall trabalha como consultor governamental de gestão de riscos de enchentes e costeiros no Reino Unido. Em entrevista, ele compartilhou conosco seus conhecimentos sobre sustentabilidade e o que ele aprendeu na Sheffield.

 

O que fez com que você se interessasse pela área de Mudança Ambiental e Desenvolvimento Internacional na sua pós-graduação?

 

Sempre me interessei por questões relacionadas à sustentabilidade e meio ambiente. No final do meu bacharelado em Biologia, descobri que, quando se tratava de ir além da simples compreensão das questões ambientais e encontrar soluções para elas, uma perspectiva puramente científica era insuficiente.

 

Eu percebi que a gestão ambiental eficiente tem tanto a ver com a gestão de processos humanos e a compreensão das sociedades quanto com os processos naturais e comunidades animais/vegetais.

 

Para você, quais são as questões mais essenciais para a criação de uma sociedade sustentável?

 

Os caminhos para uma sociedade global sustentável são altamente interdisciplinares por natureza. As considerações políticas, econômicas e sociais são tão importantes, se não mais, do que os elementos científicos e tecnológicos.

 

Para enfrentar os desafios mais monumentais que a humanidade já encarou, a mudança climática e degradação ambiental, precisamos de uma abordagem holística que vê a proteção e a regeneração ambiental por meio da justiça social, capacitação política, reforma econômica, entre outras coisas.

 

Como foi estudar o seu mestrado na University of Sheffield?

 

 

O mestrado em Mudança Ambiental e Desenvolvimento Internacional da University of Sheffield combina efetivamente as ciências sociais e as ambientais, desafia os estudantes a abordar a sustentabilidade e o desenvolvimento de novas maneiras e oferece grandes oportunidades de trabalhos de campo pelo mundo inteiro.

 

Cursar módulos que vão da teoria do desenvolvimento no planejamento urbano à análise estatística e técnicas de entrevistas me proporcionou uma base ampla e forte de conhecimentos e de habilidades.

 

Quais habilidades são essenciais para o seu trabalho?

 

A análise é a parte central do meu trabalho, portanto, é essencial ser capaz de interpretar dados e identificar processos intrínsecos. Também é importante a capacidade de traduzir essas informações técnicas em uma narrativa coerente que seja compreensível para um público diverso, considerando suas prioridades, especialidades e objetivos.

 

Conseguir entender o panorama geral em termos de política e leis, como elas estão mudando e como os pormenores do trabalho também são essenciais para agregar valor à organização.

 

Por fim, também diria que um bom conhecimento em matemática, Excel, banco de dados e estatística são sempre valiosos.

 

Quais são as principais responsabilidades e projetos do seu trabalho atual?

 

Algumas das principais habilidades e responsabilidades são:

 

  • Gestão de dados;
  • Análise de dados;
  • Gestão de programas;
  • Gestão de riscos;
  • Gestão de projetos.

 

Também forneço insights e conselhos para a equipe sênior sobre as abordagens ideais de financiamento de ideias a fim de maximizar os benefícios da gestão de risco de inundações para comunidades e empresas na Inglaterra.

 

Quais conselhos você daria a outras pessoas interessadas em trabalhar com sustentabilidade ambiental?

 

Sustentabilidade significa sustentar a vida, seja ela natural, social, econômica, política, individual ou comunitária.

 

Os humanos são parte importante de qualquer sistema ecológico e não podem ser excluídos de uma solução ambiental. Direitos humanos, democracia, igualdade e comunidade são alicerces da sustentabilidade.

 

Quer deixar outras dicas que possam ajudar os interessados nessa área de estudo?

 

Habilidades em gestão de projetos, mapeamento geográfico (GIS), estatísticas e de software são valiosas. Esses são conhecimentos gerais que provavelmente os ajudarão a conseguir um emprego na área.

 

Não pule módulo na universidade, mesmo que pareçam chatos na hora. E não se preocupe se não conseguir se decidir no que se especializar, existem muitas boas causas nas quais trabalhar.

 

Mestrado na University of Sheffield, no Reino Unido

Campus da universidade em Sheffield, a quarta maior cidade do Reino Unido.

 

Sobre a University of Sheffield

 

A University of Sheffield é uma das instituições de ensino superior mais importantes do Reino Unido, com uma reputação global de excelência em pesquisa.

 

Ela foi eleita entre as 100 melhores universidades do mundo no QS World University Rankings de 2020 e faz parte do prestigioso Russell Group, grupo das 24 instituições mais renomadas do país.

 

A Sheffield recebe aproximadamente 30.000 estudantes de 144 países, o que resulta em uma comunidade acadêmica diversa e enriquecida por diferentes históricos, culturas e pontos de vista. Esse é um dos vários motivos de ela ter sido considerada uma das 50 universidades mais internacionais do mundo pela Times Higher Education em 2019.

 

Há uma série de bolsas de estudo para estudantes estrangeiros disponível na Sheffield, como a Bolsa Internacional de Graduação ou Pós-Graduação, que equivale a um desconto de £ 2.000 ou £ 2.500 nas taxas de ensino. Há também a “50 x 50%” que cobre metade das taxas de ensino de estudantes qualificados.

 

A maioria das bolsas de estudo é concedida com base em mérito acadêmico, ou seja, você precisa comprovar um ótimo desempenho escolar e participação em atividades extracurriculares.

 

Entre em contato direto com a University of Sheffield.

 

Outras universidades no exterior com cursos de Sustentabilidade

 

 

Leia também:

University of Leeds se destaca pela qualidade do suporte ao estudante, diz ex-alunos brasileiras

As dez universidades australianas mais ecologicamente corretas

 

(Texto original de Lizzie Horrocks publicado no site Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA

Leitura recomendada

article Img

Como é a carreira de Direito no Reino Unido?

A carreira em Direito é muito procurada, tanto pelas sua reputação honrosa, quanto pela recompensa financeira. Antes de se decidir pela empresa para estágio, os diplomados são orientados a fazer pelo menos um período de trabalho de férias. Isso pode lhes dar uma visão da empresa, bem como a chance de mostrar o seu talento, além de permitir que a empresa avalie as suas perspectivas e analise se você é apto para se tornar um advogado.    Se depois

30.2K
article Img

Inglês como língua estrangeira

Para muitos estudantes internacionais, proficiência na língua inglesa é muitas vezes a principal preocupação. Aprender Inglês pode abrir muitas portas, então fique tranquilo pois existe uma série de recursos úteis disponíveis para atender suas necessidades. Muitos estudantes têm de enfrentar os mesmos desafios, incluindo a equipe de editores estudantes internacionais da Hotcourses . Dois membros da equipe - Tunde e Cansu - uniram algumas informações aqui para

6.7K