Essenciais
Reino Unido: informações de assunto

Programas preparatórios no Reino Unido – Um passo para o seu diploma perfeito

Por que cursos preparatórios podem ser a forma perfeita de dar início à sua experiência de estudo no Reino Unido?

Programas preparatórios no Reino Unido – Um passo para o seu diploma perfeito

Os estudos de foundation criam uma ponte entre as qualificações que você tem e as que você ainda precisa para um curso de graduação integral no Reino Unido. Eles podem ser realmente úteis se você não tiver todos os requisitos para ser admitido diretamente na universidade da sua escolha, mas ainda deseja consegui-los.

 

Um curso preparatório – foundation programme, course ou degree – lhe dá as qualificações básicas e a compreensão necessárias para ser selecionado em um curso de graduação. Há centenas de programas deste estilo disponíveis pelo mundo inteiro, abrangendo uma enorme variedade de áreas de estudo – desde a engenharia e e-commerce à saúde, trabalho social e enfermagem veterinária.

 

Por que cursar um programa preparatório no Reino Unido?

 

ONCAMPUS Reading
Belo campus da ONCAMPUS em Reading

 

Estudar um curso preparatório no Reino Unido é uma ótima opção graças ao grande número de excelentes instituições oferecendo programas do tipo. Além disso, há ainda mais três razões principais para considerar um foundation programme:

 

1. Um preparatório lhe fornece o caminho para a admissão em um curso acadêmico em faculdades e universidades mundialmente renomadas, sem necessidade de repetir estudos como o A-Levels do Reino Unido.

 

2. Ele é ideal para estudantes internacionais com dificuldades na língua inglesa como idioma estrangeiro. Com o preparatório, é possível melhorar a sua proficiência antes de passar para tarefas mais complexas de uma graduação, como escrita de redações e provas dissertativas.

 

3. A adaptação ao novo ambiente é muito mais tranquila. Um curso preparatório lhe permite morar por um ano na cidade que desejar antes de começar a sua graduação. Você terá 12 meses completos com mais tempo livre para conhecer a cidade, fazer amizades e entender a cultura, assim a transição para um curso acadêmico mais exigente será menos estressante.

 

Como o programa funciona?

 

Tanto estudantes do Reino Unido quanto os estrangeiros podem cursar um preparatório – que normalmente têm três termos de duração (um ano completo), apesar de algumas universidades oferecerem programas de foundation de apenas dois termos. Os estudantes costumam ser avaliados por meio de redações, apresentações, trabalhos em grupo, etc. Em alguns casos, há também o período de provas no final do termo.

 

No final do ano, os alunos recebem o resultado final. O exame e o sistema de notas são semelhantes aos dos A-Levels, na forma de créditos ou quatro notas. Isso significa que não basta apenas cursar um preparatório para necessariamente conseguir uma vaga em uma graduação: você precisa se dedicar aos estudos e passar no curso.

 

Requisitos de admissão em um curso preparatório no Reino Unido

 

As qualificações necessárias para a admissão em um curso preparatório variam de acordo com a instituição. Tipicamente, os estudantes internacionais devem ter concluído pelo menos 12 anos de educação (ensino fundamental e médio) previamente em seu país de origem. Algumas instituições exigem que os alunos tenham estudado a grade curricular básica do ensino médio de acordo com o preparatório que pretendem cursar. Por exemplo: se escolherem um Ano Preparatório de Ciência, devem ter estudado e tido um bom desempenho nas áreas de ciência previamente no ensino médio.

 

Os programas de foundation ou pathway exigem um resultado de 4.5 a 6.0 no IELTS, o teste de proficiência oficial no Reino Unido. Clique aqui para encontrar o centro autorizado de exame IELTS mais próximo de você. As habilidades no inglês podem ser melhoradas em uma escola de verão ou em um curso de inglês no Reino Unido antes do início do programa preparatório.

 

Outro fator importante é fazer os seus planos de acordo com as leis de imigração do país. O estudante internacional é proibido de estender a sua estadia no Reino Unido por mais de dois anos apenas matriculado em cursos abaixo no ensino superior e de menos de um ano de duração. Certifique-se de planejar os seus estudos cuidadosamente com a ajuda da sua instituição britânica.

 

Como se inscrever?

 

O jeito ideal de se inscrever em um curso preparatório no Reino Unido é pelo UCAS, serviço centralizado de inscrições. Após selecionar o seu curso, verifique o prazo de inscrição e preencha o seu formulário antes da data final – que costuma ser em junho para os cursos com início em setembro.

 

Há também o processo chamado de Clearing do UCAS em agosto e setembro, no qual as universidades anunciam as vagas que ainda não foram preenchidas, para que os estudantes que ainda não tiverem feito a inscrição dentro do prazo possam tentar a admissão. O Clearing pode ser útil se você não tiver certeza em relação à universidade que você quer cursar, por isso vale a pena dar uma olhada.

 

Convencido a cursar um preparatório no Reino Unido? Comece a sua pesquisa aqui!

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Reino Unido
Graduação
SOBRE O AUTOR

Programas preparatórios no Reino Unido – Um passo para o seu diploma perfeito

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.

Leitura recomendada