
O Reino Unido vem há algum tempo trabalhando em medidas para se tornar o principal destino de talentos internacionais do mundo. A intenção é atrair e manter as mentes mais brilhantes que possam contribuir às pesquisas, desenvolvimentos e inovação do país.
As principais medidas até agora foram:
- Garantir que os estudantes internacionais graduados no Reino Unido possam permanecer por mais dois anos para trabalhar e contribuir à economia e sociedade do país;
- Mudar os critérios de seleção do programa de financiamento para doutorados do programa do UK Research and Innovation para incluir estudantes internacionais;
- Criar o Office for Talent (Secretaria para Talentos) e o visto Global Talent Visa para pesquisadores, cientistas e inovadores estrangeiros interessados em trabalhar no país.
Office for Talent
Embora há rumores de a secretaria ser uma tentativa de diminuir os danos causados pela Brexit às ciências e pesquisas do país (como aponta a matéria do The Guardian), o governo do Reino Unido planeja criar o Office for Talent com intuito central de atrair importantes cientistas, acadêmicos e pesquisadores ao país e melhorar a eficiência dos serviços de todo o sistema de imigração.
O que é o Global Talent Visa?
O novo visto chamado de Global Talent Visa foi criado em 2020 pelo governo do Reino Unido para substituir o antigo Tier 1 Exceptional Talent Visa. Um dos seus diferenciais é que não há um número limitado de vistos disponíveis como antes acontecia com o Tier 1.
O “Visto de Talento Global” permite a entrada no país de pessoas consideradas líderes ou líderes emergentes em áreas específicas de acordo com a agência governamental UK Research and Innovation (UKRI). Por esse esquema, os cientistas, pesquisadores e líderes internacionais têm permissão de trabalhar livremente pelo país para quase qualquer empregador ou até mesmo abrir o seu próprio negócio.
Para isso, você deve ter especialização em uma das áreas listadas abaixo, basicamente divididas em três categorias: Academia e Pesquisa; Artes e Cultura; e Tecnologia Digital.
- Ciências
- Humanas
- Engenharia
- Medicina
- Tecnologia Digital
- Artes
- Moda
- Arquitetura
- Cinema e Televisão
Como conseguir o Global Talent Visa?
Apesar de facilitar a entrada e a mobilidade profissional no país, há todo um processo a ser seguido para conquistar o Global Talent Visa.
Você só pode se inscrever para um destes vistos depois de ter conseguido um endosso de órgãos profissionais específicos para provar que você é um líder ou um líder em potencial na sua área:
- Arts Council England: endosso para as inscrições em Artes (dança, literatura, música, teatro ou artes visuais), Cultura, Moda, Cinema e Televisão (incluindo, animação, pós-produção e efeitos visuais);
- The British Academy: endosso para as inscrições em Humanas e Ciências Sociais;
- The Royal Society: endosso para as inscrições em pesquisas de Ciências Naturais e Ciência Médica;
- The Royal Academy of Engineering: endosso para inscrições em Engenharia;
- Tech Nation: endosso para inscrições em Tecnologia Digital (por exemplo, tecnologia financeira, games, cibersegurança e inteligência artificial);
- UK Research and Innovation (UKRI): endosso para inscrições de pesquisadores.
O Ministério do Interior (Home Office) do Reino Unido lhe enviará o formulário de inscrição que deverá ser analisado por uma dessas organizações acima (chamadas de endorsing bodies em inglês).
Uma vez conseguido o endosso de um dos órgãos oficiais, você pode se inscrever ao Global Talent Visa pelo site oficial do governo britânico, o gov.uk.
A inscrição no Global Talent Visa
Embora a inscrição seja diferente para cada uma das áreas inclusas no programa, há algumas características em comum para todos os Global Talent Visa:
Taxa de inscrição: Há uma taxa de inscrição de £ 608 para cada candidato, que já inclui o valor do endosso e do visto. Se você pretende viajar para o Reino Unido com sua família, o valor de inscrição será £ 608 para cada “dependente”.
A decisão sobre o visto: Após a solicitação do visto, você deve receber a sua resposta em uma a três semanas se você estiver fora do Reino Unido; ou em até oito semanas se já estiver no Reino Unido.
Quando se inscrever: Você pode se inscrever ao endosso e ao visto ao mesmo tempo ou primeiro ao endosso e depois ao visto. No entanto, se você se inscreve ao mesmo tempo e o endosso é negado, o seu visto também será negado. Nesse caso, você não é reembolsado pelas taxas pagas. O máximo de antecedência que você pode solicitar o visto são três meses antes da data que você pretende viajar para o Reino Unido.
Permissão de estadia: O tempo de permanência para esse visto depende se o solicitante já está no Reino Unido ou não. De maneira geral, a inscrição de fora do país permite a permanência de cinco anos e quatro meses; e de dentro do país, a permanência de até cinco anos. Essa estadia também pode variar de acordo com a sua área.
Documentos necessários para a inscrição:
- Um passaporte válido com uma página em branco para o visto;
- Resultados em um teste de tuberculose caso o seu país de origem esteja na lista do governo do Reino Unido (o Brasil não consta no momento, mas é sempre aconselhável verificar a lista com regularidade);
- Tradução certificada para o inglês de qualquer documento em outro idioma.
Global Talent Visa para acadêmicos e pesquisadores
O visto para acadêmicos e pesquisadores internacionais tem um processo um pouco diferente das demais áreas de especialização. Primeiramente, você precisa ser líder ou líder em potencial nos campos de Ciência, Engenharia, Medicina e Humanas.
Há quatro formas se qualificar ao visto:
- Receber uma oferta de emprego como acadêmico sênior ou pesquisador, por exemplo, como professor em uma universidade;
- Receber uma bolsa de estudo individual (fellowship);
- Receber uma bolsa de estudo de pesquisa (research grant) aprovada pela UK Research and Innovation (UKRI);
- Caso não se enquadre em nenhum dos três casos acima, você pode pedir que alguém da sua área revise sua inscrição. Você não precisa ter uma oferta de emprego, mas o processo demorará mais.
O que o Global Talent Visa oferece?
O Global Talent Visa permite que os candidatos selecionados trabalhem no Reino Unido por até cinco anos sem precisar de um patrocinador ou de critérios de seleção, como testes de inglês e salários mínimos, que se aplicam a outras categorias de visto de trabalho britânico.
Você pode mudar de função e de organização sem precisar da autorização do Ministério do Interior, ser autônomo, abrir seu próprio negócio e obter renda adicional com consultoria ou outras fontes relacionadas à sua área de pesquisa.
Fontes: gov.uk, UKRI e workpermit.com.
Leia também:
Reino Unido reafirma comprometimento com estudantes internacionais em carta aberta
Novo esquema do governo britânico para o processo de visto após os estudos