Essenciais
Reino Unido: Visto

Global Talent Visa: Reino Unido quer atrair talentos globais com novo visto

Global Talent Visa: novo visto de trabalho do Reino Unido busca atrair líderes, pesquisadores, acadêmicos e cientistas de diversas áreas de especialização ao país.

Trabalhe no Reino Unido com o Global Talent Visa

O Reino Unido vem há algum tempo trabalhando em medidas para se tornar o principal destino de talentos internacionais do mundo. A intenção é atrair e manter as mentes mais brilhantes que possam contribuir às pesquisas, desenvolvimentos e inovação do país.

                       

As principais medidas até agora foram:

 

  • Garantir que os estudantes internacionais graduados no Reino Unido possam permanecer por mais dois anos para trabalhar e contribuir à economia e sociedade do país;
  • Mudar os critérios de seleção do programa de financiamento para doutorados do programa do UK Research and Innovation para incluir estudantes internacionais;
  • Criar o Office for Talent (Secretaria para Talentos) e o visto Global Talent Visa para pesquisadores, cientistas e inovadores estrangeiros interessados em trabalhar no país.

 

Catálogos universitários: Reino Unido

 

Office for Talent

 

Embora há rumores de a secretaria ser uma tentativa de diminuir os danos causados pela Brexit às ciências e pesquisas do país (como aponta a matéria do The Guardian), o governo do Reino Unido planeja criar o Office for Talent com intuito central de atrair importantes cientistas, acadêmicos e pesquisadores ao país e melhorar a eficiência dos serviços de todo o sistema de imigração.

 

O que é o Global Talent Visa?

 

O novo visto chamado de Global Talent Visa foi criado em 2020 pelo governo do Reino Unido para substituir o antigo Tier 1 Exceptional Talent Visa. Um dos seus diferenciais é que não há um número limitado de vistos disponíveis como antes acontecia com o Tier 1.

 

O “Visto de Talento Global” permite a entrada no país de pessoas consideradas líderes ou líderes emergentes em áreas específicas de acordo com a agência governamental UK Research and Innovation (UKRI). Por esse esquema, os cientistas, pesquisadores e líderes internacionais têm permissão de trabalhar livremente pelo país para quase qualquer empregador ou até mesmo abrir o seu próprio negócio.

 

Para isso, você deve ter especialização em uma das áreas listadas abaixo, basicamente divididas em três categorias: Academia e Pesquisa; Artes e Cultura; e Tecnologia Digital.

 

  • Ciências
  • Humanas
  • Engenharia
  • Medicina
  • Tecnologia Digital
  • Artes
  • Moda
  • Arquitetura
  • Cinema e Televisão

 

Global Talent Visa: visto novo para trabalhar no Reino Unido

 

Como conseguir o Global Talent Visa?

 

Apesar de facilitar a entrada e a mobilidade profissional no país, há todo um processo a ser seguido para conquistar o Global Talent Visa.

 

Você só pode se inscrever para um destes vistos depois de ter conseguido um endosso de órgãos profissionais específicos para provar que você é um líder ou um líder em potencial na sua área:

 

  • Arts Council England: endosso para as inscrições em Artes (dança, literatura, música, teatro ou artes visuais), Cultura, Moda, Cinema e Televisão (incluindo, animação, pós-produção e efeitos visuais);
  • The British Academy: endosso para as inscrições em Humanas e Ciências Sociais;
  • The Royal Society: endosso para as inscrições em pesquisas de Ciências Naturais e Ciência Médica;
  • The Royal Academy of Engineering: endosso para inscrições em Engenharia;
  • Tech Nation: endosso para inscrições em Tecnologia Digital (por exemplo, tecnologia financeira, games, cibersegurança e inteligência artificial);
  • UK Research and Innovation (UKRI): endosso para inscrições de pesquisadores.

 

O Ministério do Interior (Home Office) do Reino Unido lhe enviará o formulário de inscrição que deverá ser analisado por uma dessas organizações acima (chamadas de endorsing bodies em inglês).

 

Uma vez conseguido o endosso de um dos órgãos oficiais, você pode se inscrever ao Global Talent Visa pelo site oficial do governo britânico, o gov.uk.

 

A inscrição no Global Talent Visa

 

Embora a inscrição seja diferente para cada uma das áreas inclusas no programa, há algumas características em comum para todos os Global Talent Visa:

 

Taxa de inscrição: Há uma taxa de inscrição de £ 608 para cada candidato, que já inclui o valor do endosso e do visto. Se você pretende viajar para o Reino Unido com sua família, o valor de inscrição será £ 608 para cada “dependente”.

 

A decisão sobre o visto: Após a solicitação do visto, você deve receber a sua resposta em uma a três semanas se você estiver fora do Reino Unido; ou em até oito semanas se já estiver no Reino Unido.

 

Quando se inscrever: Você pode se inscrever ao endosso e ao visto ao mesmo tempo ou primeiro ao endosso e depois ao visto. No entanto, se você se inscreve ao mesmo tempo e o endosso é negado, o seu visto também será negado. Nesse caso, você não é reembolsado pelas taxas pagas. O máximo de antecedência que você pode solicitar o visto são três meses antes da data que você pretende viajar para o Reino Unido.

 

Permissão de estadia: O tempo de permanência para esse visto depende se o solicitante já está no Reino Unido ou não. De maneira geral, a inscrição de fora do país permite a permanência de cinco anos e quatro meses; e de dentro do país, a permanência de até cinco anos. Essa estadia também pode variar de acordo com a sua área.

 

Documentos necessários para a inscrição:

 

  • Um passaporte válido com uma página em branco para o visto;
  • Resultados em um teste de tuberculose caso o seu país de origem esteja na lista do governo do Reino Unido (o Brasil não consta no momento, mas é sempre aconselhável verificar a lista com regularidade);
  • Tradução certificada para o inglês de qualquer documento em outro idioma.

 

Global Talent Visa para acadêmicos e pesquisadores

 

O visto para acadêmicos e pesquisadores internacionais tem um processo um pouco diferente das demais áreas de especialização. Primeiramente, você precisa ser líder ou líder em potencial nos campos de Ciência, Engenharia, Medicina e Humanas.

 

Há quatro formas se qualificar ao visto:

 

  • Receber uma oferta de emprego como acadêmico sênior ou pesquisador, por exemplo, como professor em uma universidade;
  • Receber uma bolsa de estudo individual (fellowship);
  • Receber uma bolsa de estudo de pesquisa (research grant) aprovada pela UK Research and Innovation (UKRI);
  • Caso não se enquadre em nenhum dos três casos acima, você pode pedir que alguém da sua área revise sua inscrição. Você não precisa ter uma oferta de emprego, mas o processo demorará mais.

 

O que o Global Talent Visa oferece?

 

O Global Talent Visa permite que os candidatos selecionados trabalhem no Reino Unido por até cinco anos sem precisar de um patrocinador ou de critérios de seleção, como testes de inglês e salários mínimos, que se aplicam a outras categorias de visto de trabalho britânico.

 

Você pode mudar de função e de organização sem precisar da autorização do Ministério do Interior, ser autônomo, abrir seu próprio negócio e obter renda adicional com consultoria ou outras fontes relacionadas à sua área de pesquisa.

 

Fontes: gov.uk, UKRI e workpermit.com.

 

Leia também:

Reino Unido reafirma comprometimento com estudantes internacionais em carta aberta

Novo esquema do governo britânico para o processo de visto após os estudos

Visto de estudante do Reino Unido: mudanças no Tier 4

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA