Essenciais
Reino Unido: Visto

Guia: Visto de trabalho após estudos do Reino Unido

Entenda como funciona o post-study work visa do Reino Unido, que te permite trabalhar no país após a conclusão dos estudos.

Guia: Visto de trabalho após estudos do Reino Unido

Um dos grandes fatores ao decidir onde você vai estudar no exterior é, definitivamente, quais são as opções de trabalho após a conclusão dos seus estudos. Provavelmente, você estará procurando um destino que lhe ofereça a oportunidade de viver e trabalhar na área de sua área quando se formar e que também valorize a contribuição dos estudantes internacionais.

 

O governo do Reino Unido introduziu uma nova rota para o visto de trabalho após os estudos para estudantes internacionais em 2019 e o lançamento está previsto para meados de 2021. Isso lhe dará a chance de ficar no país por vários anos depois de terminar a sua graduação em uma universidade britânica.

 

Continue a ler para entender o que o post-study work visa do Reino Unido oferece, quais são os critérios de elegibilidade, como se inscrever e o que esperar.

 

Estudar no Reino Unido

 

O que é o graduate route no Reino Unido?

 

A graduate route no Reino Unido – literalmente, uma rota após a graduação – oferece aos estudantes internacionais que se formaram em instituições de ensino superior credenciadas a oportunidade de ficar e procurar por um trabalho no Reino Unido.

 

O governo do país indicou a sua intenção de reter graduados talentosos e habilidosos e inseri-los no mercado de trabalho, com o apoio de recrutadores e empregadores. Isso também está de acordo com o novo sistema de imigração baseado em pontos introduzido no Reino Unido.

 

O novo esquema de graduate route foi anunciado em setembro de 2019; os alunos que concluíram os seus estudos no ano letivo de 2020/2021 são os primeiros a se qualificarem para o esquema. Não há um limite para o número de estudantes que podem se inscrever e os graduados em qualquer área disciplinar se qualificam.

 

Deve-se notar, entretanto, que há uma ênfase nos graduados em áreas relacionadas às STEM. O programa de pós-graduação visa incentivar novos alunos internacionais a estudar no Reino Unido e aumentar o número para mais de 650.000 até o final da década.

 

Quem pode conseguir post-study work visa?

 

Os critérios para estudantes internacionais que desejam se inscrever para a graduate route com visto de pós-estudo no Reino Unido incluem:

 

  • Um diploma verificado de uma instituição de ensino superior reconhecida;
  • Um visto de estudante válido no momento da inscrição;
  • Fornecer a sua Confirmation of Acceptance for Studies (CAS) usada para o visto Tier 4;
  • Uma notificação da universidade de graduação ao UKVI certificando sua qualificação;
  • Nenhum visto anterior concedido sob a graduate route;
  • Cursos que começaram online ou remotamente em 2020 ainda servem como qualificação. No entanto, você precisará estar presente no Reino Unido antes de 21 de junho de 2021 para poder se inscrever;
  • Se o seu curso durar menos de 12 meses, você precisará estar no Reino Unido antes da data de término dos estudos;
  • Você deve retornar ao Reino Unido antes do vencimento de seu visto de estudante Tier 4;
  • A graduate route não é patrocinada, o que significa que você não precisa de uma oferta de emprego para se qualificar. Você também poderá trocar de emprego ou desenvolver sua carreira durante sua estada no Reino Unido;
  • Os seu dependentes não estão inclusos nessa rota de imigração de após a graduação;
  • Documento de identidade, criminais e verificação de segurança;
  • Pagamento da taxa de inscrição.

 

Lembre-se de que você pode conversar com sua universidade sobre as suas opções e obter orientações adicionais. A secretaria internacional (International Office) da sua universidade geralmente é um bom lugar para começar.

 

Como fazer o pedido do visto de após a graduação no Reino Unido?

 

As inscrições para o post-study work visa no Reino Unido são feitas através do Ministério do Interior do governo do Reino Unido e seguirão um procedimento semelhante ao da solicitação do visto de estudante Tier 4.

 

As etapas que você deve seguir são essas:

 

  • Preencha um formulário de inscrição online;
  • Organize e reúna os documentos corretos necessários para a sua inscrição;
  • Obtenha uma entrevista de pedido de visto;
  • Participe da entrevista de visto.

 

A nova graduate route do Reino Unido deve ser lançada no dia 1º de julho de 2021.

 

Quanto tempo você pode ficar no Reino Unido?

 

Se você apresentar um pedido de visto de trabalho após os estudos no Reino Unido e sua solicitação for aprovada, você se qualifica para o seguinte:

 

  • Dois anos se você obteve um diploma de graduação ou mestrado;
  • Três anos para quem se formou em doutorado (PhD).

 

A concessão de um post-study work visa não significa uma licença de permanência por tempo indeterminado e terá de ser convertido em um skilled worker visa ou global talent visa assim que o tempo estipulado expirar. Para isso, você deverá:

 

  • Ter encontrado um emprego permanente;
  • Seu empregador deverá patrocinar o seu visto;
  • Seu empregador deverá ser aprovado pelo governo.

 

Você ainda tem direito ao visto mesmo estudando remotamente?

 

Naturalmente, o pandemia de coronavírus criou dificuldades para os pedidos de visto após os estudo e para estudar no Reino Unido em 2021. O país criou certas concessões por tempo limitado, sujeitas a alterações, que estão em prática para alunos estudando online ou remotamente.

 

São as seguintes:

 

  • Se você começou um curso de 12 meses ou menos de duração em 2020 e ainda não viajou para o Reino Unido para estudar presencialmente, você deve chegar antes do dia 21 de junho de 2021 para se qualificar para o post-study work visa.
  • Se você iniciou um curso de 12 meses ou menos de duração em 2021 e ainda não chegou ao Reino Unido para estudar, você tem até 27 de setembro para entrar no Reino Unido e se qualificar para a graduate route.
  • Se você começou a estudar em 2020 ou 2021 e viajou para o Reino Unido, mas agora está estudando remotamente, você precisará retornar ao Reino Unido antes da data de término do seu curso.
  • Se o seu curso durar mais de 12 meses, você terá que voltar ao Reino Unido antes do vencimento do seu visto de estudante Tier 4 para se qualificar.

 

Essas orientações podem sofrer alterações a qualquer momento, dependendo das decisões do governo e do desenvolvimento da pandemia.

 

Quais são os custos envolvidos na solicitação desse visto?

 

Ao fazer uma inscrição para a graduate route no Reino Unido, você precisará pagar uma taxa de £ 700. Há também o custo adicional de £ 624 para a sobretaxa de saúde (health surcharge). Isso totalizará em £ 1.324.

 

Você também precisa levar em consideração o custo de vida no Reino Unido, como aluguel, transporte e alimentação. Muito provavelmente a sua capacidade de bancar pelos gastos no país seja analisada com o seu pedido de visto. Em geral, se você puder demonstrar que tem os meios financeiros para se manter, as chances de obter um visto são maiores.

 

Leia também:

 

(Texto original publicado no site Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)

Study in the UK

GRATUITO

eBook 'Estudar no Reino Unido'

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar no Reino Unido em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA