
Uma dúvida constante entre brasileiros que querem estudar nos Estados Unidos é qual é o melhor período para se candidatar. Embora exista uma linha do tempo que lhe ajudará a compreender como funciona o ano letivo americano e as principais datas do processo seletivo, a resposta para essa pergunta depende de alguns fatores.
As universidades dos Estados Unidos podem adotar um dos três períodos de admissão existentes – Early Decision, Regular Decision e Rolling Admission. Cada um deles funciona de uma maneira e tem prazos de inscrição distintos, sem contar os seus diferentes prós e contras.
Conheça-os a seguir!
1. Early Decision
Os prazos de inscrição chamados de Early Decision – ou Decisão Antecipada, em português – são, como nome já indica, mais curtos do que os prazos regulares. Se você já está com tudo preparado para a sua inscrição e gostaria que ela fosse considerada com antecedência, você tem até o início de novembro para se inscrever.
Atenção: O ano acadêmico nos Estados Unidos tem início sempre entre agosto e setembro. Isso significa que se você quer começar os seus estudos em 2021, por exemplo, o prazo da sua Early Admission será em novembro de 2020.
Normalmente, quem se candidata no prazo antecipado também recebe uma resposta em relação à admissão, seja ela positiva ou negativa, antes de quem se inscreve pela Regular Decision. Isso acontece quase sempre já em dezembro.
Algumas universidades têm, inclusive, dois prazos para Early Admission, com datas diferentes de inscrição e oferta de admissão, porém ambas anteriores à Regular Decision.
Candidatar-se com antecedência costuma gerar uma pequena vantagem de ser avaliado primeiro pelos recrutadores e de ter mais tempo para se preparar para o início do curso, caso selecionado.
Entretanto, uma vez admitido pela Early Decision, você é obrigado a aceitar a sua vaga para garanti-la e não poderá comparar suas opções se for selecionado por mais universidades pelos prazos regulares.
Por isso, a Early Admission é ideal para quem:
- Já fez a sua pesquisa minuciosa e tem certeza absoluta da universidade na qual quer estudar;
- Se preparou bastante para o processo seletivo e tem todos os documentos necessários para a inscrição até o prazo antecipado;
- Tem bastante confiança nas chances de ser admitido.
Mesmo assim, é aconselhável também ter tudo preparado para a seleção no prazo regular de outras universidades, no caso da sua primeira opção não dar certo.
Há também a opção de Early Action, que é similar à Early Decision, com o diferencial de você não ser obrigado a aceitar a sua vaga se admitido com antecedência. Essa opção é ótima para estudantes que têm interesse especial por uma universidade, já estão com todo o processo pronto para se candidatar antes do prazo regular, mas não querem ter a obrigação de aceitar a vaga sem saber a resposta de outras instituições.
Nesse caso, você sabe a resposta em dezembro, mas tem até maio para se decidir.
2. Regular Decision
Os prazos de inscrição chamados de Regular Decision – ou Decisão Regular, em português – acontecem entre o final de novembro e metade de março. A data específica de prazo final varia de acordo com a universidade e área de estudo desejada. A maioria das instituições mais concorridas, por exemplo, costuma ter prazo em janeiro ou fevereiro.
Entretanto, esse é o período de admissões convencional nos Estados Unidos. A notificação sobre as decisões regulares, ou seja, se você foi admitido ou não, é feita até o dia 1º de abril.
Atenção: No caso da Regular Decision, você é admitido e começa o curso no mesmo ano. Por exemplo, inscreve-se até o dia 15 de fevereiro de 2021, recebe a resposta no dia 1º de abril de 2021 e começa o seu curso em setembro de 2021.
Com essa opção, você pode se inscrever em quantas universidades quiser durante o mesmo período. A instituições recebem todas as inscrições dentro do prazo e envia as respostas ao mesmo tempo, para todos os candidatos.
Você costuma ter até maio para aceitar a sua vaga ou não. A boa notícia da Regular Admission é que a admissão não é vinculativa. Se você for selecionado por mais de uma universidade e ainda estiver em dúvida sobre qual escolher, pode se matricular em duas e depois cancelar a sua vaga em uma delas quando se decidir. Só é importante atentar-se que há sempre uma taxa de matrícula e ela nem sempre é reembolsável.
A Regular Admission é ideal para quem:
- Não tem certeza em qual universidade gostaria de estudar;
- Quer tentar a admissão em diferentes universidades;
- Prefere ter mais tempo para preparar a sua candidatura;
- Precisa de mais tempo para prestar a prova de proficiência no inglês ou providenciar algum documento importante.
3. Rolling Admission
A Rolling Admission significa admissão contínua. Nesse caso, as universidades avaliam as inscrições à medida que são recebidas ao longo de vários meses, quase sempre entre julho e abril, ao invés de esperar recebê-las todas de uma vez até um prazo específico.
Geralmente, há uma data final em que a universidade aceitará as inscrições, mas o prazo não é rígido. O candidato pode enviar a sua inscrição no dia que quiser, quando estiver preparado, desde que seja dentro do período estipulado.
As universidades, por sua vez, avaliam as candidaturas à medida que as recebem. Você tem a sua resposta em algumas semanas a partir da data de envio da sua inscrição.
Diferente da Early e Regular Decision, o estudante não escolhe se quer se inscrever antecipadamente ou no prazo regular. A Rolling Admission é uma opção da própria universidade.
Embora seja a forma mais flexível e menos estressante de inscrição, as instituições recomendam seriamente a se inscrever o quanto antes possível. As vagas vão sendo preenchidas conforme a avaliação das candidaturas recebidas. Sendo assim, suas chances são maiores logo no início do período de admissões contínuas, enquanto houver mais vagas para preencher.
A Rolling Admission é ideal para quem:
- Quer ter uma flexibilidade maior de prazo de inscrição;
- Quer trabalhar no seu próprio ritmo na inscrição, sem a pressão de um prazo final rígido;
- Gosta de procrastinar e vai acabar deixando tudo para o último minuto;
- Já está com a inscrição prontinha no início do período e quer receber uma resposta da universidade o quanto antes possível, sem ter que esperar uma data específica, como acontece na Early e Regular Decision.
Exemplos de universidades dos Estados Unidos com Rolling Admission:
- Northeastern University;
- University of South Florida;
- University of Pitsburgh;
- Michigan State University;
- University of Illinois at Chicago.
Leia também:
- Requisito de proficiência no inglês para cursos populares no exterior
- IELTS, TOEFL e Duolingo: entenda os resultados dos testes de proficiência
- Como usar a técnica STAR na admissão no exterior
- A admissão em diferentes escolas e departamentos da Harvard
- Qual é o melhor momento para se inscrever em um curso no exterior?