Essenciais
Estados Unidos: Inscrevendo-se em uma universidade

A admissão em diferentes escolas e departamentos da Harvard

A Harvard University é dividida em 11 unidades acadêmicas, cada uma com seu processo de admissão e cursos diferentes; nós exploramos um pouco sobre algumas delas neste artigo.

A admissão em diferentes escolas e departamentos da Harvard
1553

Imagem: A Biblioteca Widener da Harvard University é a maior biblioteca universitária do mundo, com um acervo de 15,6 milhões de livros. (iStock/Bustitaway)

 

A Harvard é uma universidade enorme. Ela é formada por 11 unidades acadêmicas principais – dez faculdades e o Instituto Radcliffe de Estudos Avançados. Cada faculdade é organizada em diferentes escolas e divisões que oferecem cursos em áreas de estudo distintas.

 

Os requisitos de admissão e processo seletivo variam amplamente entre as unidades, de acordo com a área e nível de estudo (graduação, pós-graduação, extensão, educação continuada, escola de verão, etc.). Por isso, se a sua intenção é concorrer a uma das vagas mega competitivas da Harvard University, primeiro você precisa saber em qual unidade acadêmica deve se inscrever.

 

São elas:

 

 

Nós já ensinamos como se candidatar a uma graduação da Harvard College, escola de programas de bacharelado da Universidade, como estudante internacional aqui. Neste artigo, reuniremos algumas informações básicas sobre a inscrição e a admissão em algumas das principais unidades acadêmicas de Harvard.

 

Estudar nos Estados Unidos

 

Escola de Verão da Harvard

 

A Harvard Summer School é a escola de programas de curta duração ao longo do verão norte-americano. Há mais de 300 opções de cursos com aulas de manhã, à tarde e online, direcionadas a um amplo leque de público.

 

  • Os estudantes recém-formados no ensino médio participam de um programa imersivo de sete semanas ou de um preparatório universitário para se familiarizar com a Universidade. 
  • Os estudantes universitários visitantes cursam aulas para ganhar crédito acadêmico ou um programa preparatório avançado para a admissão em uma escola de pós-graduação.
  • Adultos e profissionais encontram aulas para melhorar as perspectivas de suas carreiras e também desenvolver seus interesses pessoais.
  • Os próprios estudantes da Harvard podem cursar a Escola de Verão a fim de atender a requisitos do diploma acadêmico no qual estiverem matriculados durante as férias de verão, com opções de aulas no campus, online e no exterior.

 

Em alguns casos, a Escola de Verão é a única chance do estudante internacional conseguir um visto de estudante. A Escola de Extensão de Harvard, por exemplo, não emite o I-20 para seus cursos presenciais, documento essencial à solicitação do visto americano. Se a sua intenção for cursar um programa de extensão da Harvard, precisa primeiramente ser um estudante presencial e integral da Escola de Verão a fim de conseguir o I-20 e depois, com todos os pré-requisitos preenchidos, passar para o curso de extensão.

 

A Harvard Summer School emite o I-20 somente para os estudantes matriculados em uma das seguintes opções:

 

  • Dois cursos no campus valendo quatro créditos cada em uma sessão de sete semanas;
  • Um curso no campus valendo quatro créditos e três semanas de duração;
  • Um curso essencial valendo quatro créditos durante uma sessão de sete semanas, apenas para candidatos admitidos em um curso acadêmico.

 

Cada um dos programas de estudos da Escola de Verão tem critérios de admissão diferentes. Para o preparatório universitário, por exemplo, os candidatos devem ter entre 15 e 19 anos e pretenderem se formar no ensino médio nos próximos dois anos.

 

Saiba mais sobre a admissão na Harvard Summer School como estudante internacional.

 

Escola de Extensão da Harvard

 

Como mencionado acima, para fazer um curso de extensão presencial, você precisa da emissão do I-20 de outra escola de Harvard – no caso, a Summer School seria a melhor opção por servir de preparatório. No entanto, a Harvard Extension School tem um amplo catálogo de cursos online.

 

A melhor parte é que não há necessidade de passar por um processo de seleção para cursar uma destas extensões ou programas de certificados. Basta se matricular em um curso seguindo três passos:

 

1. Escolha o seu curso na Harvard Extension School;

2. Crie e atualize a sua conta online no site oficial da escola;

3. Registre-se em um dos períodos de matrícula da escola: outono, janeiro, primavera e verão.

 

Já os cursos acadêmicos de bacharelado e mestrado oferecidos pela Harvard Extension School têm um processo de admissão. Saiba mais sobre ele aqui.

 

Mesmo que você opte por um bacharelado ou mestrado online, precisará ir à Harvard pessoalmente para aulas durante o verão. Segundo a Universidade, a experiência no campus é um aspecto essencial para os programas acadêmicos (os chamados degrees).

 

Escola Médica da Harvard

 

A famosíssima Harvard Medical School (HMS) aceita inscrições de estudantes internacionais que tiverem estudado pelo menos um ano em uma instituição reconhecida de ensino superior dos Estados Unidos ou do Canadá e que atenderem a todos os requisitos do curso. Apesar de não exigirem uma nota no TOEFL, a fluência no inglês é obrigatória.

 

É importante entender que a Medicina nos Estados Unidos é considerada uma área de pós-graduação. Isto significa que, para ser admitido em qualquer escola médica americana, é necessário, primeiramente, concluir uma graduação em qualquer área, desde que contenham disciplinas específicas chamadas de pre-med. Saiba mais sobre isso aqui!

 

A HSM recebe inscrições de estudantes de diferentes formações internacionais, no entanto, dá preferência a candidatos com diplomas acadêmicos de instituições acreditadas dos Estados Unidos e do Canadá. Os estudantes devem completar pelo menos três anos de estudos universitários, culminando em um bacharelado, antes da matrícula na Harvard.

 

A Universidade avaliará cada um dos casos dos candidatos com cursos obrigatórios frequentados fora dos Estados Unidos ou Canadá para determinar se preenchem os requisitos. Mesmo que a graduação não tenha sido cursada em uma instituição americana ou canadense, a Harvard aconselha que os candidatos à Escola de Medicina façam o possível para estudar em um dos dois países. De qualquer forma, se você for estrangeiro, é obrigatório completar pelo menos um ano de estudos acadêmicos em período integral nos Estados Unidos ou Canadá para poder concorrer a qualquer vaga.

 

A HMS não aceita inscrições de candidatos que estejam matriculados atualmente ou que já foram matriculados em qualquer outra escola médica e também não admite estudantes de transferência, sem exceção.

 

Se você se encaixa nestes critérios, precisará providenciar os seguintes materiais para a sua inscrição na Harvard Medical School:

 

  • Históricos acadêmicos;
  • Redação;
  • Resultados no MCAT;
  • Cartas de recomendação (até seis);
  • Atividades extracurriculares;
  • Ocupações de verão;
  • Experiência de vida;
  • Experiência na área da saúde, incluindo pesquisa e trabalho comunitário.

 

Saiba mais sobre a admissão na Harvard Medical School como estudante internacional.

 

Escola de Direito da Harvard

 

Assim como a Medicina, o Direito também é uma área de pós-graduação nos Estados Unidos. Para cursar uma Escola de Direito no país, os candidatos precisam obrigatoriamente de uma graduação com um preparo chamado de pre-law. Na Harvard Law School (HLS) não é diferente: os candidatos precisam de um bacharelado (ou equivalente) a fim de concorrer às vagas.

 

O principal curso da Escola é o J.D. (Juris Doctor degree), de três anos de duração, tradicionalmente um doutorado profissional de Direito equivalente a um bacharelado. A HLS oferece também dois programas de estudos para quem já tem formação em Direito: o LL.M. (Mestrado de Direito), de um ano de duração, e o S.J.D. (Doutorado de Ciência Jurídica), um curso mais avançado. No entanto, dependendo do estado norte-americano, concluir um LL.M. da Harvard não qualifica o estudante profissional a prestar o exame BAR – com propósitos semelhantes ao exame da OAB no Brasil.

 

É importante notar que, mesmo contando com disciplinas de Direito Internacional e Comparativo, o J.D. é um curso com foco no Direito dos Estados Unidos.

 

A HLS exige que todos os estudantes internacionais usem o serviço de avaliação de histórico acadêmico estrangeiro Credential Assembly Service da LSAC (com taxas) a fim de fazer a equivalência dos seus estudos internacionais com o sistema norte-americano. A única exceção será se você tiver cursado estudos no exterior, consórcio ou programa de intercâmbio patrocinado por uma instituição americana ou canadense. Por este serviço, uma Avaliação de Credencial Estrangeira será realizada pela American Association of Collegiate Registrars and Admissions OfficersI (AACRAO), anexada ao seu relatório da LSAC.

 

Aproximadamente 17% da população estudantil da Harvard Law School são estrangeiros. A Escola afirma que os estudantes internacionais que atendem aos requisitos têm as mesmas chances de admissão de candidatos nativos. Não há exigências em relação à duração do bacharelado desde que você tenha completado os requisitos de estudos universitários prévios como determinado pelo Credential Assembly Service.

 

Se você tiver todos os critérios necessários, a inscrição ao J.D. exige os seguintes itens:

 

  • Taxa de inscrição de US$ 85;
  • Resultados no exame LSAT ou GRE;
  • Registro no Credential Assembly Service da LSAC e pagamento das taxas cobradas pelo serviço;
  • Envio de todos os históricos de graduação e pós-graduação ao LSAC;
  • Envio online do formulário de inscrição, declaração pessoal e currículo à Harvard Law School.

 

Saiba mais sobre a admissão na Harvard Law School como estudante internacional.

 

Harvard Kennedy School

 

Harvard Kennedy School

Imagem: Kennedy Street, na Harvard University. (iStock/Roman Babakin)

 

A John F. Kennedy School of Government da Harvard University – ou Harvard Kennedy School (HKS) – é uma escola profissional e de pós-graduação na área de política e liderança públicas com o objetivo principal de preparar líderes atuais e futuros com as habilidades para melhorar eficientemente o propósito público por toda a sociedade.

 

A HKS oferece mestrados, doutorados e educação executiva em áreas como democracia, desenvolvimento internacional, administração pública, gestão e liderança, ciências da decisão, política social e urbana, economia política, entre outras.

 

Cada nível de estudo tem requisitos diferentes para seleção. Os mestrados, por exemplo, listam os seguintes itens:

 

  • Inscrição online;
  • Taxa de inscrição de US$ 100;
  • Redações (variam de acordo com os cursos);
  • Declaração ou currículo analítico adicional (varia de acordo com os cursos);
  • Três cartas de recomendação;
  • Históricos acadêmicos contendo nome da instituição, nomes dos cursos, médias do estudante e prova do diploma concluído;
  • Resultados em testes padronizados (GRE, GMAT, TOEFL e IELTS).

 

Por ser uma escola de pós-graduação, o candidato precisa de formação acadêmica prévia. Por exemplo, para um mestrado, será necessário um bacharelado; para um doutorado, um mestrado é obrigatório.

 

Saiba mais sobre a admissão na Harvard Kennedy School.

 

Em qual escola da Harvard você gostaria de estudar?

 

Leia também:

Por que as universidades de Boston são as mais desejadas pelos estudantes?

Como estudar Medicina nos Estados Unidos?

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

A admissão em diferentes escolas e departamentos da Harvard

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.