Essenciais
Estados Unidos: Inscrevendo-se em uma universidade

Como se candidatar a uma graduação da Harvard como estudante internacional

Nós selecionamos todas as informações essenciais parar dar início à sua inscrição na Harvard College, a escola de graduações da Harvard University.

Como se candidatar a uma graduação da Harvard como estudante internacional
4805

Harvard. Esse nome é sinônimo de qualidade, reputação internacional e a promessa de grandeza para quem não só consegue passar pelo seu processo incrivelmente concorrido como também permanecer consistente por todos os anos de estudos rigorosos. Temos que admitir: estudar em Harvard não é para todo mundo. É difícil sim, mas não é impossível.

 

O primeiro passo, definitivamente, é compreender o processo de inscrição e seleção da Universidade com toda a sua atenção e cuidado. Foi com este propósito que criamos este artigo! Usamos diversas páginas oficiais da Harvard University para reunir o máximo possível de informações essenciais em um só lugar para que você possa dar início da sua jornada bem-informado e preparado.

 

Estudar em Harvard

 

Mas antes, duas coisas fundamentais!

 

Se a sua intenção é ter uma chance justa e verdadeira de ser admitido na Harvard, você precisa, sem exceção:

 

  • Um excelente desempenho escolar:  Nos Estados Unidos, principalmente em universidades concorridas como a Harvard, o seu histórico escolar do ensino médio é avaliado e as suas notas importam muito. A Universidade tem interesse em selecionar os candidatos mais brilhantes e com enorme potencial, portanto, as suas médias devem ser consistentemente altas durante todo o colegial.
  • Fluência no inglês: Ter a proficiência na língua inglesa é imprescindível, uma vez que você precisará comprovar uma capacidade avançada de compreender, escrever, se comunicar oralmente ou por escrita e estudar no idioma em um ambiente acadêmico.

 

Você se encaixa nesses dois pré-requisitos? Então, vamos continuar!

 

A Harvard não tem um processo diferente para estrangeiros

 

A primeira coisa que você precisa saber é que todos os candidatos, sejam eles americanos ou estrangeiros, passam pelo mesmo processo de admissões na Harvard. Segundo eles, também não há cotas para a seleção (por exemplo: não há nada disso de 60% nativos e 40% internacionais ou qualquer outra porcentagem). Isso é bom, porque todos são avaliados pelos mesmos critérios sem discriminação.

 

O mesmo vale para as bolsas de estudo e assistências financeiras, disponíveis para todos os candidatos independente da nacionalidade.

 

Mesmo assim, quando você visita o site oficial da Harvard, encontrará informações específicas para candidatos internacionais – os International Applicants – e também uma página sobre admissões internacionais – International Admissions. Como muitos candidatos estrangeiros já estudam nos Estados Unidos durante o ensino médio, estas informações “internacionais” são para estudantes de escolas localizadas fora dos Estados Unidos. O processo continua a ser o mesmo, no entanto, há pequenas diferenças nos documentos que precisam ser providenciados.

 

Brasileiros na Harvard

 

Atualmente, há mais de 5.000 estudantes internacionais de 142 países diferentes matriculados em toda a Harvard. Dentre estes 5.000 estrangeiros, 126 são brasileiros – ou seja, 2,52% de toda a população internacional da Universidade.

 

  • 31 estão matriculados na Escola de Negócios da Harvard;
  • 24 estão matriculados na Kennedy School;
  • 23 estão matriculados na Harvard College;
  • 19 estão matriculados na Escola de Pós-Graduação de Artes & Ciências;
  • 14 estão matriculados na Escola de Direito da Harvard;
  • 11 estão matriculados na Escola de Saúde Pública;
  • 4 estão matriculados na Escola de Pós-Graduação de Design;
  • Nenhum faz parte da Escola de Medicina atualmente;
  • Nenhum faz parte também da Escola de Extensão esse ano.

 

Materiais essenciais para a sua inscrição na Harvard

 

A participação no processo de seleção da Harvard, assim como em quase todas as instituições de ensino superior americanas, começa a partir do envio de um formulário de inscrição totalmente preenchido, juntamente com o upload de uma série de materiais e documentos digitalizados.

 

Atenção: As informações a partir daqui são referentes à Harvard College, a escola de graduações da instituição. A Harvard University é formada por diferentes escolas e departamentos acadêmicos e cada um deles possui requisitos de admissão diferentes.

 

Você precisará de:

 

  • Um formulário de inscrição preenchido em inglês;
  • Uma taxa de inscrição de US$ 75;
  • Relatório do ensino médio (incluindo o histórico escolar);
  • Duas avaliações feitas por professores;
  • Resultado em um teste de admissão padronizado (SAT ou ACT);
  • Resultado em dois SAT Subject Tests.

 

A Harvard também deixa como opcional o envio do resultado de Advanced Placement (AP), Bacharelado Internacional (IB) ou outros exames.

 

A inscrição

 

Harvard University

Harvard Mouros Hall (Crédito: iStock/janniswerner)

 

A Harvard University aceita inscrições feitas por três sistemas online diferentes:

 

 

Independente do processo escolhido, o comitê de admissões da Universidade usa os mesmos critérios para avaliar cada uma das inscrições; no entanto, há algumas diferença entre estes serviços. É importante lembrar também que tanto o processo quanto a lista de materiais obrigatórios podem variar de acordo com a escola acadêmica a qual você estiver se inscrevendo.

 

Testes de admissão padronizados

 

Assim como na grande maioria das universidades mais concorridas, a Harvard exige uma nota em um exame padronizado – assim como o nosso ENEM –, que pode ser o SAT ou o ACT (com ou sem a seção de redação). Apesar de não obrigatório, a Universidade também recomenda o resultado em dois testes do SAT para matérias específicas (SAT Subject Tests) – com exceção do SAT II English Language Proficiency Test (ELPT). Os exames devem ter sido prestados nos últimos três anos para serem considerados.

 

Leia também: O novo SAT e por que o teste mudou

 

A única forma de não precisar de um destes testes é se o país de origem do candidato não oferecê-los em seu território e ele tiver que viajar para o exterior para prestá-los, o que não é o caso do Brasil.

 

Não há uma nota mínima de corte para a admissão, apesar de, para ter chance de ser considerado, você precisa de um resultado excelente devido à grande concorrência. Geralmente, os candidatos selecionados atingem entre 1500 e 1590 no SAT e entre 32 e 35 no ACT.

 

Diferente do processo no Brasil, em que a nota do ENEM ou de um vestibular é a única forma de entrar em uma universidade, os Estados Unidos têm um processo holístico. Por ele, o candidato é avaliado como um todo, de diferentes pontos de vista; assim, você precisa prestar um teste padronizado como parte do processo, mas ele é apenas uma parte de uma variedade de critérios, como histórico escolar e cartas de recomendação.

 

Avaliações feitas por professores

 

Peça a dois professores de disciplinas diferentes para preencher os formulários chamados Teacher Evaluation. Analise as suas opções e escolha docentes com os quais você tenha uma boa relação, para que possam fazer uma avaliação não só mais positiva como também aprofundada, e também que lecionem matérias relacionadas à área acadêmica na qual você quer ser admitido.

 

Histórico escolar

 

O seu histórico escolar deve ser preenchido por um orientador escolar ou outro responsável do seu colégio e enviado diretamente da sua escola para a Harvard, online ou por correio. O relatório precisa conter as suas médias mais recentes. Se você ainda não tiver se formado no ensino médio, preencherá o chamado de Mid-Year Report; se já tiver se formado, o Final School Report. Saiba mais aqui.

 

Caso você tenha cursado o ensino médio em duas ou mais escolas distintas, a Universidade orienta que você solicite uma declaração em seu nome sobre o período que você esteve matriculado na instituição escrita por um orientador escolar ou outro responsável pela escola. Os documentos devem ser enviados por correio para este endereço: Harvard College Admissions at 86 Brattle St. Cambridge, MA 02138.

 

Proficiência na língua inglesa

 

Um conhecimento avançado da língua inglesa é essencial para a sua admissão na Harvard, como já mencionado no início, incluindo a habilidade de compreender e expressar os seus pensamentos e opiniões rapidamente e com clareza.

 

A Harvard não exige que os candidatos prestem o TOEFL ou qualquer outro exame de proficiência, no entanto, se você tiver feito a prova, pode enviar seu resultado e ele será levado em consideração durante a avaliação da sua inscrição.

 

Entrevista

 

A Harvard costuma fazer entrevistas presenciais com os candidatos, quando possível. Mais de 15.000 ex-alunos ajudam a Universidade a conduzir estas entrevistas por todos os 50 estados dos Estados Unidos e também pelo mundo.

 

O Brasil, entretanto, consta na lista de “Países com entrevistas limitadas”. Isto significa que não há muitos entrevistadores na região, por isso, se você não for entrevistado, isso não afetará negativamente as suas chances. Caso o comitê de recrutadores precisar de mais informações, a Secretaria de Admissões entrará em contato.

 

Tradução dos materiais

 

A Harvard não exige a tradução dos seus materiais, como cartas de recomendação e histórico escolar, mas é aconselhável que você a providencie mesmo assim. Envie os seus documentos originais (não traduzidos) e também versões traduzidas para o inglês.

 

Não faça você mesmo a tradução – os recrutadores são capazes de notar quando o próprio candidato traduziu os documentos. A boa notícia é que você não precisa contratar um tradutor profissional ou juramentado, se não quiser; se você conhecer algum professor ou orientador escolar qualificado para fazer o trabalho, a Harvard aceitará, desde que o nome do tradutor conste em cada documento, assim como a sua função/credencial profissional e o seu relacionamento com você (por exemplo, ele é seu professor? Diretor da sua escola?).

 

Períodos de inscrição na Harvard

 

Harvard College

Biblioteca Memorial Harry Elkins Widener, na Harvard College.

 

Há dois períodos de admissão na Harvard College, Early Action e Regular Decision. A “Ação Antecipada” é um programa inicial de inscrições não-vinculativo, o que significa, que você se inscreve com antecedência e não é obrigado se matricular caso admitido. Ao se inscrever no período de Early Action, você pode se inscrever ao mesmo tempo em outras faculdades e universidades públicas dos Estados Unidos ou em instituições do exterior – mas não pode participar de nenhuma Ação Antecipada de universidades particulares.

 

A Harvard não oferece nenhuma vantagem para os estudantes que se inscrevem com antecedência, no entanto, a taxa de seleção de candidatos que se inscreve durante este período é maior devido ao potencial dos candidatos que escolhem este período.

 

A Regular Desicion é o período normal de seleção universitária nos Estados Unidos. A vantagem de se inscrever durante este programa é que você tem mais tempo para se preparar.

 

  • Early Action: Inscrições até o dia 1º de novembro; notificação de admissão até a metade de dezembro.
  • Regular Decision: Inscrições até o dia 1º de janeiro; notificação de admissão até o final e março.

 

Em ambos os casos, os candidatos têm até o dia 1º de maio para analisar suas opções e escolher qual universidade querem cursar antes de se matricularem. Entenda a linha do tempo das inscrições da Harvard aqui.

 

Bolsa de estudo e assistência financeira

 

As políticas de assistência financeira também são as mesmas para todos os candidatos, independente de nacionalidade ou cidadania, mas a Harvard leva em consideração os gastos extras dos estudantes internacionais.

 

Para solicitar qualquer tipo de assistência, você precisa ser admitido primeiro. Depois, a Harvard entrará em contato e trabalhará juntamente à sua família para garantir que vocês possam bancar a experiência. O objetivo da Universidade é selecionar os melhores estudantes possíveis independente da condição financeira, por isso, ela se compromete em atender a todos os casos que conseguirem comprovar necessidade financeira. Aproximadamente 70% dos estudantes da Harvard recebem algum tipo de ajuda financeira ou bolsa de estudo. Saiba mais sobre bolsas de estudo da Harvard aqui.

 

Os dois princípios da Harvard são: 

 

  • A sua condição financeira (e, consequentemente, a capacidade de pagar os estudos na Harvard ou não) não influencia as suas chances de admissão;
  • A assistência financeira é inteiramente baseada na necessidade e não no mérito acadêmico.

 

Os requisitos gerais para as bolsas de estudo são os seguintes:

 

  • Estudantes com renda familiar anual abaixo de US$ 65.000 não precisam pagar as taxas;
  • Estudantes com renda familiar anual entre US$ 65.000 e US$ 150.000 contribuem com 0 a 10% da sua renda;
  • Estudantes com renda familiar anual acima de US$ 150.000 contribuem proporcionalmente a partir de 10%, com base nas circunstâncias individuais;
  • As famílias de todas das faixas de renda que possuírem bens significativos são solicitadas a contribuir com mais do aquelas em condições menos favoráveis.

 

Saiba mais sobre cada um destes itens no site oficial da Harvard.

 

E aí? Está pronto para começar o seu processo?

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

Como se candidatar a uma graduação da Harvard como estudante internacional

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.