Essenciais
Estados Unidos: Inscrevendo-se em uma universidade

Mais dicas para se inscrever em uma universidade dos EUA

Selecionamos mais algumas dicas essenciais para conseguir ser admitido nos Estados Unidos. Comece a sua inscrição hoje mesmo!

Mais dicas para se inscrever em uma universidade dos EUA

Nós já temos um extenso conteúdo sobre o processo seletivo nos Estados Unidos. Sabemos que ele pode parecer difícil ou complicado, porque é bem diferente do brasileiro. Mas não se preocupe, você vai entender, com certeza. A única coisa que vai necessitar mais a sua atenção são os documentos que precisará providenciar.

 

Para continuar a nossa missão de descomplicar a inscrição universitária nos Estados Unidos, reunimos aqui mais uma série de dicas importantes. Vamos lá?

 

1. Inscreva-se em mais de uma universidade

 

Talvez o seu sonho seja estudar na Harvard. Nós entendemos, essa é uma das melhores universidades do Estados Unidos. Ou talvez em Stanford, na Califórnia, outra potência acadêmica.

 

Nós apoiamos esse sonho! Mas é importante que você saiba que a concorrência é enorme. Portanto, para isso, primeiro você precisará de um excelente desempenho escolar ao longo do ensino médio, além de atividades extracurriculares e, em alguns casos, até mesmo experiência profissional ou um portfólio de trabalhos.

 

Entenda: não é impossível, só é concorrido. Por isso, é sempre interessante ter um plano B e por isso uma dica é se inscrever em mais de uma universidade. Isso é exatamente o que os próprios estudantes americanos fazem (você já deve ter visto em algum filme ou série, né?).

 

Isso nos leva à próxima dica.

 

2. Qual é a melhor universidade americana para você?

 

Os Estados Unidos têm mais de 4.000 universidades. Erra quem acredita que precisa se enquadrar nos requisitos da instituição quando, na verdade, o caminho deveria ser contrário.

 

Faça uma autoavaliação e veja quais são as suas chances de admissão – as suas notas, o resultado no TOEFL ou IELTS, o resultado no SAT ou ACT. Depois, busque por opções de boas universidades ou community colleges americanas que tenham requisitos atingíveis.

 

Há uma série de instituições excelentes e renomadas, mas que não são tão populares ou concorridas como as Ivy League:

 

 

Clique em “Baixe agora” para fazer o download do catálogo dessas universidades. Nessa revista digital, você encontra todas as informações necessárias para tomar a sua decisão: áreas de estudo, preços, prazos, requisitos de admissão e até mesmo bolsas de estudo.

 

Leia também: Por onde começar os estudos nos EUA, faculdade comunitária ou universidade?

 

3. Onde eu faço a minha inscrição nos EUA?

 

Estudar nos EUA: a sua inscrição na universidade

 

De maneira geral, se você estiver se candidatando a uma graduação nos Estados Unidos, há duas formas de se inscrever:

 

  • Preencher um formulário online diretamente no site oficial da universidade;
  • Por um serviço de inscrição centralizado como o CommonApplication.

 

No primeiro caso, normalmente você precisará fazer uma conta oficial no portal da universidade e preencher o formulário eletrônico. É comum que você receba, ao se registrar no site, um número oficial de identificação, que deverá ser informado no formulário na hora da inscrição.

 

Se a sua inscrição for pelo CommonApp, o processo é o seguinte:

 

  • Crie o seu perfil no site oficial;
  • Adicione instituições na sua lista;
  • Reúna todos os requisitos necessários;
  • Envie as inscrições pelo CommonApp.

 

4. Inscrições diferentes para universidades diferentes

 

Um erro muito comum é mandar a mesma inscrição para diferentes universidades. Cada instituição procura algo em seus candidatos. Você precisa, por exemplo, escrever uma personal statement diferente para cada instituição americana na qual se inscrever, considerando quais são os seus pontos fortes, por que exatamente você se interessou por ela, como o curso que ela oferece pode ajudar nos seus planos futuros etc.

 

Além disso, cada universidade tem requisitos diferentes – notas mínimas, tamanho da personal statement, quais testes prestar, entre outros. É essencial verificar todas essas distinções antes de se inscrever.

 

5. Eu preciso falar inglês para estudar nos EUA?

 

A resposta é sim! A não ser que a sua intenção seja exatamente estudar inglês nos Estados Unidos, então você precisará de um nível adequado de proficiência para ser admitido.

 

Isso se faz necessário para garantir que você seja capaz de aprender e participar de suas aulas de forma eficaz. A pontuação mínima exigida na admissão dependerá muito do curso escolhido, da universidade e do nível de estudos (graduação ou pós-graduação?).

 

A maioria das universidades dos EUA aceitará um destes testes padronizados de inglês:

 

  • IELTS Academic (Serviço Internacional de Teste de Língua Inglesa)
  • TOEFL iBT (Teste de Inglês como Língua Estrangeira)
  • PTE Academic (Teste de Inglês Pearson)
  • C1 Advanced (anteriormente conhecido como Cambridge English Advanced)

 

Verifique os requisitos de proficiência no inglês para o seu curso diretamente com a universidade para saber qual nota mínima que você precisará tirar no teste.

 

Atualmente, por causa da pandemia da Covid-19, outros formatos passaram a ser reconhecidos, como o IELTS Indicator, TOEFL At Home e o Duolingo English Test (DET).

 

Estudar nos EUA: o IELTS testa a sua fluência no inglês

 

6. Então não posso estudar nos EUA sem ser fluente no inglês?

 

A resposta nesse caso depende. Você precisa ter certo nível de inglês, sim. Isso é imprescindível. No entanto, algumas universidades oferecem uma opção para quem não consegue tirar a nota mínima no teste de proficiência, mas tem todos os demais requisitos acadêmicos: a admissão condicional.

 

Com ela, você consegue admissão na universidade dos EUA, mas começa os estudos por um curso de inglês – geralmente um English with Academic Purpose ou algo do tipo. Ao concluir com sucesso o nível necessário do curso, você consegue entrar diretamente para a graduação ou pós-graduação escolhida sem precisar prestar o teste de proficiência de novo.

 

7. Quando eu devo me inscrever nos Estados Unidos?

 

O período mais comum de admissão nos Estados Unidos, chamado de regular decision é entre final de novembro e metade de março para o início das aulas em setembro. Mas há também outros dois períodos, a early decision e a rolling admission. Cabe a você decidir qual é a melhor de acordo com as opções que a universidade oferecer.

 

Saiba mais sobre os três períodos de admissão universitárias nos Estados Unidos.

 

8. Os documentos mais exigidos

 

A maioria das universidades solicitará informações como as seguintes:

 

  • Informações pessoais:  seu nome, idade, endereço, antecedentes familiares (por exemplo, se os seus pais têm formação superior), local de nascimento, cidadania, entre outras.
  • Atividades: associações e clubes estudantis, prêmios que você já ganhou, experiência em esportes de equipe ou cargos de liderança que ocupou.
  • Plano educacional: porque você deseja frequentar esta escola específica, que curso deseja seguir, seus objetivos de carreira e planos de pesquisa.
  • Essay: algumas escolas exigem um ensaio pessoal sobre um tópico de sua escolha ou sugerido pelos recrutadores.
  • Cartas de recomendação: o formulário de inscrição incluirá várias páginas em branco para suas cartas de recomendação. Peça a um professor ou empregador para redigir e enviar essas cartas diretamente para o escritório de admissões de cada escola de sua escolha.

 

E é isso! Agora você já tem mais informações essenciais para a sua admissão nos Estados Unidos!

 

Encontre o seu curso nos Estados Unidos!

 

Agora que já está bem-informado e mais preparado, pesquise o seu curso no exterior pelo nosso Selecionador de Cursos, uma ferramenta gratuita que te ajuda a encontrar resultados de acordo com as suas preferências e objetivos.

 

Leia também:

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA