Essenciais
Estados Unidos: Inscrevendo-se em uma universidade

O que é o exame Medical College Admission Test (MCAT)?

Estudar medicina nos Estados Unidos: o que é o exame de admissão Medical College Admission Test (MCAT).

Exame de admissão em cursos de medicina nos EUA
11044

A sua inserção na educação superior nos Estados Unidos depende, em partes, de testes padrões de admissão. Para as graduações, existem os exames SAT e o ACT. Já para as pós-graduações, há diferentes tipos de provas padronizadas, específicas para as diversas áreas de estudo. Para entrar em uma escola de medicina nos Estados Unidos – faculdade/divisão acadêmica de universidades que oferecem cursos relacionados à medicina e à saúde –, seja para cursar uma graduação ou uma especialização, os estudantes precisam realizar o teste MCAT.

 

 

Histórico do teste

 

O MCAT é a sigla de Medical College Admission Test (Teste de Admissão em Faculdade Médica). Criado há 80 anos, o exame foi feito em papel até 2007, quando se tornou inteiramente computadorizado (computer based). Possui foco em quatro áreas específicas: ciências físicas, raciocínio verbal, ciências biológicas e dissertação.

 

Formato

 

O exame, incluindo três intervalos de 10 minutos, leva cinco horas para ser completado. A parte dissertativa é dividida em duas questões; as outras seções são realizadas em questões de múltipla escolha. As partes da prova são divididas da seguinte forma:

 

Ciências Físicas (Physical Sciences) – 70 minutos com 52 questões

Raciocínio Verbal (Verbal Reasoning) – 60 minutos com 40 questões

Ciências Biológicas (Biological Sciences) – 70 minutos com 52 questões

Dissertação (Writing Sample) – 60 minutos com duas questões

 

As questões dissertativas são avaliadas individualmente em uma escala de notas que vão do J (mais baixa) ao T (mais alta). As demais seções do exame recebem de um a 15 pontos, fazendo com que o melhor resultado a ser alcançado no MCAT seja 45T. Não há penalidades para as respostas erradas, permitindo que o estudante possa tentar responder as perguntas mesmo não tendo certeza, ao invés de deixá-las em branco (diferente do SAT).

 

Fatos sobre o MCAT

 

Realizado e fornecido pela American Association of Medical Colleges (A.A.M.C, Associação Americana de Faculdades Médicas), o MCAT é oferecido 25 vezes ao ano, e os candidatos podem realizá-los três vezes a cada 12 meses. O custo da prova é de U$235 e é oferecido a estudantes internacionais. Apesar de ser realizado no Brasil, infelizmente, ainda não há data para fazer o exame no país em 2013.

 

Leia mais:

Estudar medicina nos Estados Unidos

Enfermagem: a especialidade do cuidado da saúde humana

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Pós-graduação
SOBRE O AUTOR

Exame de admissão em cursos de medicina nos EUA

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.