Os Estados Unidos têm um projeto em andamento para atrair e manter no país os melhores e mais brilhantes empreendedores do mundo para dar início a uma nova geração de empresas bem-sucedidas e para gerar novos empregos. O Departamento de Segurança Nacional (DHS) norte-americano publicou recentemente uma proposta descrevendo as novas formas que pretendem adotar para facilitar a criação de startups promissoras nos EUA, dependentes de fatores como o financiamento de investidores no país.
Segundo a nota oficial divulgada pela Casa Branca, os empreendedores imigrantes sempre fizeram contribuições excepcionais para a economia da América, em comunidades pelo país inteiro. Os imigrantes ajudaram a criar uma em cada quatro pequenas empresas e startups de tecnologia nos EUA e a maioria das startups high-tech do Vale do Silício.
“Startup Visa”: o visto norte-americano para empreendedores estrangeiros
Para assegurar que estes imigrantes tenham oportunidade de permanecer no país, gerar empregos e ajudar a economia dos EUA, o governo norte-americano criou o startup visa, ou “visto de startup” para empreendedores internacionais. Para isso, a proposta do DHS sugere critérios precisos para identificar, caso a caso, os empreendedores qualificados que possam proporcionar benefício público significativo para o país, com base em fatores:
- Participação acionária na startup ou papel de liderança;
- Potencial de crescimento da startup;
- Recebimento de bolsa, doação ou investimento significativo de uma agência do governo federal, estadual ou local;
- Stratups criadas nos EUA nos últimos três anos.
Tempo de estadia nos Estados Unidos
A proposta deve permitir que estes empreendedores estrangeiros qualificados:
- Permaneçam nos Estados Unidos por um período inicial de até dois anos;
- E depois, estender a estadia por um período adicional de até três anos, dependendo de certos critérios adicionais de desempenho.
Assim, os empreendedores que conseguirem se classificar para o startup visa poderão permanecer nos EUA por até cinco anos.
A proposta do DHS ainda está em fase de análise. Ela faz parte de outras iniciativas para atrair talentosos fundadores de startups, como o Entrepreneur Pathways para ajudar os estrangeiros a navegar pelo sistema de imigração.
Leia a proposta na íntegra aqui.
Leia mais:
Por que estudar empreendedorismo na Europa?
Três motivos para investir em um intercâmbio focado na sua carreira