Essenciais
Estados Unidos: Destino de Estudo

Estudar nos EUA: 10 curiosidades sobre Nova York

10 curiosidades sobre Nova York, essa cidade incrível nos Estados Unidos, cheia de histórias, atrações turísticas e segredos escondidos.

10 curiosidades sobre a cidade de Nova York

Nova York. Poucas cidades do mundo causam tanto impacto instantâneo e já têm tantas imagens associadas ao seu nome. Do Empire States à Broadway, da Ponte do Brooklyn ao Central Park e à Times Square, com certeza você já tem uma visão mental assim que escuta esse nome. Não é à toa que a cidade venceu a nossa enquete no Instagram da cidade estudantil mais popular nos Estados Unidos entre os nossos seguidores, superando outras potências como Boston, Los Angeles, San Francisco, Chicago e Washington D.C.

 

Estudar no exterior: Siga o Hotcourses Brasil no Instagram @hotcourses_brasil

 

10 curiosidades sobre Nova York

 

Por isso resolvemos reunir aqui mais alguns fatos e curiosidades que fazem de Nova York um lugar incrível para se estudar. Confira a seguir!

 

Ah, um aviso importante: a seguir, estamos falando sobre a New York City e não sobre o estado de Nova York. Aliás, a cidade nem é a capital estadual – é Albany.

 

1. População enorme e multicultural

 

A população da cidade de Nova York é formada por pouco mais de 8 milhões de pessoas. Você tem noção desse tamanho? Isso representa 40% de todo o estado de Nova York e significa que uma em cada 38 pessoas nos Estados Unidos mora nela.

 

E não é só uma população de americanos. Nem de longe! Mais de 37% dos nova-iorquinos nasceram em outro país. Por consequência, alguns especialistas afirmam que mais de 800 idiomas são falados em Nova York. Embora outros defendam que são “apenas” um pouco mais de 200, isso ainda faz dela a cidade com maior diversidade linguística do mundo.

 

Quatro em cada dez famílias falam um idioma diferente do inglês.

 

2. Big Apple

 

Você sabia que o apelido de Nova York é The Big Apple – A Grande Maçã? A cidade recebeu esse famoso apelido por causa de uma coluna de corridas de cavalos em um jornal local da década de 1920. A expressão Big Apple era usada como referência a big money (ou muito dinheiro) para descrever um grande prêmio nas corridas de cavalo mais populares da cidade.

 

Um jornalista ouviu tratadores de cavalos em Nova Orleans chamarem Nova York de Big Apple porque era o objetivo de todos os corredores participar das corridas na cidade e ganhar o grande prêmio em dinheiro.

 

Desde essa época, o apelido pegou e é conhecido até hoje.

 

3. Nova Amsterdã

 

Falando em apelidos, até 1664, Nova York se chamava New Amsterdam, porque os primeiros imigrantes europeus a se instalarem na região eram holandeses. O nome mudou quando os britânico tomaram o território dos holandeses e a cidade foi presenteada ao Duque de York, Jaime Stuart, no seu aniversário de 18 anos. Ele então resolveu renomeá-la para New York.

 

Nova York serviu como a primeira capital dos Estados Unidos de 1785 até 1790.

 

4. Os 5 distritos

 

Os distritos da cidade de Nova York, Estados Unidos

Imagem: Creative Commons.

 

A cidade de Nova York é formada por cinco distritos, chamados de boroughs, e você com certeza já ouviu falar sobre eles, principalmente em séries, filmes e músicas. São eles:

 

  • Manhattan
  • Bronx
  • Brooklyn
  • Queens
  • Staten Island

 

O bairro de Brooklyn sozinho seria a quarta maior cidade dos Estados Unidos. Queens também ficaria em quarto lugar nacionalmente. Mas ambos fazem parte da cidade.

 

Staten Island provavelmente é o distrito menos conhecido. Na década de 80, frustrados com a representação limitada no conselho da cidade, os políticos de Staten Island começaram a fazer uma campanha pela secessão do resto de Nova York. Os ativistas queriam se tornar a cidade independente de Staten Island. Mas, embora a maioria dos habitantes do distrito apoiasse a campanha, a cidade acabou votando contra a separação.

 

5. A Estátua da Liberdade

 

A França presenteou a Estátua da Liberdade aos Estados Unidos em 1886 em celebração ao seu centenário. Ela chegou à cidade de Nova York em 1885 em 350 peças em 214 caixotes. O braço icônico da estátua, no entanto, chegou ao país uma década antes, em 1876, e foi exibido em uma exposição na Filadélfia, Pensilvânia, para arrecadar dinheiro para o seu projeto de construção.

 

Estátua da Liberdade

 

Levou quatro meses para a sua montagem na Ellis Island. O nome oficial da estátua é “A Liberdade Iluminando o Mundo” (em inglês, Liberty Enlightening the World; e em francês, La Liberté Éclairant le Monde).

 

Até hoje, ela é considerada um ícone da liberdade dos Estados Unidos, uma das suas principais atrações turísticas e um símbolo de boas-vindas às pessoas que aterrissam na cidade.

 

6. Times Square

 

Antes do jornal New York Times se mudar para a Times Square, este lugar era conhecido como Longacre Square, nome original dado pelos colonizadores britânicos. Após a construção do edifício Times Building – hoje conhecido como One Times Square – em 1904, para abrigar os escritórios centrais do periódico, a região passou a ser chamada pelo seu nome atual.

 

A Times Square é um cruzamento de duas grandes avenidas da cidade, a Broadway com a Sétima Avenida, entre a 42nd Street e a 47th Street, na região central de Manhattan. Ela é o ponto turístico mais visitado do mundo, por cerca de 39 milhões de turistas todos os anos – esse número é maior, inclusive, do que a da Estátua da Liberdade.

 

Times Square

 

Nessa área específica, encontram-se importantes prédios e sedes dos Estados Unidos, como a NASDAQ, uma das principais bolsas de valores do mundo, e os estúdios da ABC, famosa pelo tradicional programa matinal Good Morning America.

 

No entanto, a Times Square é, acima de tudo, uma área comercial: ela acomoda grandes lojas de famosas marcas internacionais e todos os prédios são obrigados a instalar letreiros luminosos para propósitos de publicidade, tornando-se uma atração à parte à noite.

 

7. Central Park

 

Central Park

 

Localizado bem no meio de Manhattan, o Central Park é o parque mais famoso do mundo localizado no centro de uma cidade. Inaugurado em 1857, ele tem 3,15 km² e recebe 42 milhões de visitantes anualmente, tornando-o o parque mais visitado do mundo.

 

Alguns dos destaques do Central Park incluem:

 

  • Sheep's Meadow: um prado de 15 acres no sudoeste do parque, adjacente ao Central Park Mall;
  • The Lake: no lago do Central Park, você pode passear de barquinhos à remo;
  • The Bow Bridge: uma das pontes mais famosas do parque, com estilo vitoriano, comumente escolhida como cenário para fotos as fotos de casamento de casais do mundo todo;
  • The Ramble: 38 acres localizados na costa norte do Lago, uma área florestal com topografia altamente variada e inúmeras trilhas de passeios sinuosas;
  • Strawberry Fields: o tributo a John Lennon.

 

8. Atrações gratuitas

 

Nova York é uma cidade cara, mas há muito a se fazer nela sem precisar gastar nada. O site Geos NYC, por exemplo, recomenda as seguintes opções:

 

  • Atravessar a ponte do Brooklyn a pé à noite;
  • Visitar a Grand Central Station e a Catedral de St. Patrick;
  • Caminhar pelo Central Park;
  • Fazer um passeio de balsa à Staten Island.

 

Central Park

 

9. É facinho andar por Manhattan

 

O distrito de Manhattan, o mais visitado em Nova York, é dividido em ruas numeradas de norte a sul e avenidas de leste a oeste, tornando muito fácil de se locomover – até para quem costuma ser perdido. Por isso que são chamadas de 5t Avenue e 42nd Street, por exemplo.

 

Você pode usar ônibus e metrô como meio de transporte na ilha, que também é o melhor meio de transporte para os outros bairros da cidade.

 

E em algum momento você definitivamente usará o icônico táxi amarelo – que originalmente eram vermelhos e verdes. Se precisar de um táxi, tente chamá-lo em uma avenida na mesma direção que você pretende ir. Isso vai te ajudar a economizar tempo e dinheiro. E lembre-se sempre de dar uma gorjeta de pelo menos 15% ao taxista!

 

10. Universidades em Nova York

 

A cidade de Nova York tem algumas das universidades mais famosas e renomadas do país. Veja alguns exemplos:

 

  • University of New York
  • Columbia University
  • Pace University
  • Fordham University
  • Juilliard School
  • St. John’s University
  • Fashion Institute of Technology

 

Além disso, há nela algumas das instituições integrantes dos dois principais grupos de faculdades e universidades públicas de Nova York:

 

 

Saiba mais sobre os dois grupos de universidades públicas de NY.

 

Estudar em Nova York

 

E aí, ficou interessado? É impossível não se apaixonar por Nova York! Encontre o seu curso nos Estados Unidos com a ajuda do nosso Selecionador de Cursos.

 

Leia também:

 

(Com informações de: WordlStrides, Mental Floss, Facts.Net, Wikipédia e Geos NYC.)

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA