Essenciais
Estados Unidos: Destino de Estudo

40 fatos e curiosidades sobre os Estados Unidos

40 fatos e curiosidades obre os Estados Unidos: história, geografia, cultura, culinária, população e aleatoriedades (como um palácio feito de milho)!

40 fatos e curiosidades sobre os Estados Unidos

Conheça alguns fatos e curiosidades sobre os Estados Unidos:

 

História dos Estados Unidos

 

1. A bandeira atual dos Estados Unidos foi desenhada por Robert G. Heft como um projeto escolar durante o ensino médio, em 1958, aos 17 anos. Ele tirou B- e o seu professor prometeu aumentar sua nota caso o Congresso aceitasse o desenho da bandeira. O projeto de Heft não só foi escolhido, como também adotado pela proclamação presidencial de 1959.

 

2. Nova York foi a primeira capital nacional norte-americana, de 1785 a 1790. A cidade teve um papel importante no estabelecimento de um novo governo após a derrota dos britânicos e do Tratado de Paris, que encerrou a Guerra da Independência dos Estados Unidos, pós-Revolução Americana.

 

3. Antes de ser Nova York, a famosíssima cidade norte-americana já se chamou Nova Amsterdã. O nome foi escolhido pelos holandeses que optaram por se estabelecer em Manhattan. “New York” só surgiu no final do século 17, mais especificamente em 1664, quando os ingleses tomaram a colônia durante a segunda guerra anglo-holandesa e nomearam a cidade em homenagem ao Duque de York, que mais tarde se tornou o rei James II da Inglaterra e James VII da Escócia.

 

4. Possivelmente o símbolo mais icônico dos Estados Unidos, a Estátua da Liberdade foi um presente da França em 1886. O que poucos sabem é que três anos depois os Estados Unidos presentearam a França com uma versão menor da Estátua, que se encontra ainda hoje na Pont de Grenelle, em Paris.

 

Estátua da Liberdade em Paris, na França

Estátua da Liberdade na Pont de Grenelle, em Paris, França.

 

5. Outro símbolo importante da independência americana, o Sino da Liberdade (Liberty Bell), na Filadélfia, Pensilvânia, foi fabricado em Londres, no mesmo local onde nasceu o famoso Big Ben. A Whitechapel Bell Foundry produziu os dois sinos e é um dos mais antigos fabricantes privados do mundo.

 

6. Ao longo da história, houve inúmeros americanos responsáveis por invenções que mudaram o mundo, por exemplo, o transistor, a lâmpada e o telefone celular aprimorado por Martin Cooper.

 

7. Outra invenção americana: a internet! Durante o início dos anos 60, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos concedeu contratos para sistemas de redes de pacotes. A ARPANET foi a primeira rede de computação a ser desenvolvida. Por isso, dizem que os Estados Unidos inventaram a internet.

 

Educação nos Estados Unidos

 

8. Os Estados Unidos têm aproximadamente 5.000 faculdades e universidades. Juntas, elas concedem mais de 2 milhões de diplomas por ano, de acordo com o NCES (Centro Nacional de Estatísticas da Educação).

 

9. No famoso ranking mundial da Timed Higher Education, os Estados Unidos ocupam 14 das 20 primeiras posições. Na lista de melhores reputações mundiais, as universidades do país estão em 13 lugares do top 20. Os Estados Unidos ainda é a maior potência educacional do mundo.

 

10. O número de mulheres matriculadas em universidades dos Estados Unidos (9,41 milhões) é maior do que o de homens (7,34 milhões) de acordo com o site Statista em 2017. A primeira universidade americana a formar mulheres foi a Oberlin College, e as graduandas eram Mary Caroline Rudd, Mary Hosford e Elizabeth Prall em 1841. A instituição também marcou a história ao formar o primeira mulher afro-americana em 1982, Mary Jane Patterson.

 

11. Atualmente, há 60 faculdades apenas para mulheres nos Estados Unidos (e apenas quatro só para homens).

 

12. Quatorze dos 25 maiores estádios esportivos do mundo pertencem a times de futebol americano universitários. Já quando o assunto é livro, a Harvard University tem a maior biblioteca acadêmica do mundo, com 15,8 milhões de volumes.

 

Sala de leitura da Harvard Library.

Sala de leitura da Harvard Library.

 

13. Três quartos dos ex-alunos da Princeton University se casam com pessoas que também se formaram na universidade.

 

14. A cada edição dos Jogos Olímpicos, pelo menos um estudante diferente da Stanford University ganhou uma medalha deste 1908.

 

15. Quarenta por cento dos vencedores do prêmio Nobel de Química, Medicina e Física nos Estados Unidos desde 2000 eram imigrantes. O país forma algumas das mentes mais brilhantes do mundo!

 

Os Estados Unidos formam algumas das mentes mais brilhantes do mundo

 

Geografia dos Estados Unidos

 

16. Os Estados Unidos são o quarto maior país do mundo em área e o terceiro em população. Em 2013, estimava-se uma população de mais de 315.500.000.

 

17. O país é formado por 50 estados: Alabama, Alaska, Arkansas, Arizona, Califórnia, Kansas, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Colorado, Connecticut, Dakota do Norte, Dakota do Sul, Delaware, Flórida, Geórgia, Havaí, Idaho, Rhode Island, Illinois, Indiana, Iowa, Kentucky, Luisiana, Maine, Maryland, Massachusetts, Michigan, Minnesota, Mississipi, Missouri, Montana, Nebraska, Nevada, Nova Hampshire, Nova Jersey, Nova York, Novo México, Oklahoma, Ohio, Oregon, Pensilvânia, Tennessee, Texas, Utah, Vermont, Virginia, Virginia Ocidental, Washington, Wisconsin e Wyoming.

 

Mapa dos Estados Unidos

 

18. Cada estado norte-americano tem leis estaduais separadas, com suas próprias constituições, governos e tribunais. Isso significa que algo pode ser lei em um estado e em outro não, como a pena de morte, por exemplo.

 

19. O Alaska foi comprado da Rússia em 1867 e é o maior estado dos Estados Unidos por área terrestres. No entanto, ele não está conectado à porção continental do país – fica ao oeste do Canadá.

 

20. Além disso, o Alaska tem, de longe, a costa litorânea mais longa do que qualquer outro estado do país. O seu litoral se estende por 10.686 quilômetros.

 

21. Mais uma curiosidade sobre o Alaska: no estado, há uma pequena cidade chamada Polo Norte que abraça o espírito natalino como nenhum outro lugar, graças ao seu nome. Você pode visitar o Papai Noel em sua gruta, ver os elfos trabalhando e dirigir pela Santa Claus Lane. Quem diria que o “Polo Norte” fica nos Estados Unidos?

 

22. O que é curioso é que o Natal era ilegal nos Estados Unidos até 1832, considerado um feriado pagão antigo.

 

23. Oitenta por cento das terras do estado de Nevada são do governo americano. Elas são reservadas para refúgios de vida selvagem, florestas, áreas de preservação, monumentos, parques nacionais, etc. Já a porção privada é formada por deserto, cidades mineiras abandonadas, fazendas isoladas e cadeias de montanhas.

 

24. O Havaí é um arquipélago vulcânico belíssimo constituído de várias ilhas, cada uma com um nome próprio. Ele é o único estado americano composto exclusivamente de ilhas.

 

Honolulu, na ilha de Oahu, é a capital do Havaí.

Honolulu, na ilha de Oahu, é a capital do Havaí.

 

25. Os Estados Unidos e a Rússia estão a apenas 3,8 quilômetro de distância. No meio do Estreito de Bering, entre o Alaska e a Sibéria, os dois países possuem uma ilha cada, divididas pela Linha Internacional de Data, a apenas 3,8 quilômetros uma da outra.

 

População norte-americana

 

26. Na prática, o idioma nacional é o inglês. Embora as leis institucionalizem a língua inglesa como requisitos de naturalização no país, não há um idioma oficial federalmente. O espanhol é a segunda língua mais comum e também o idioma mais amplamente ensinado nas escolas.

 

27. Liberdade de expressão e de Imprensa: conhecido como “The land of the Free” (ou algo como Terra da Liberdade), os americanos têm direito de se expressar livremente na imprensa e no discurso.

 

28. Outros apelidos dos Estados Unidos: Terra dos Sonhos e Terra das Oportunidades! A proposta do sonho americano é internacionalmente famoso. Não é à toa que o país tem o maior número de empresários e empreendedores.

 

29. De maneira geral, os americanos amam atividades físicas e são excelentes esportistas. Isso fica bastante evidente nos Jogos Olímpicos: os Estados Unidos são o país que mais ganhou medalhas olímpicas do mundo. Nos Jogos Olímpicas de Inverno, a Noruega está na dianteira; no entanto, quando combinado ao número das Olimpíadas de Verão, os Estados Unidos são imbatíveis.

 

30. Os Estados Unidos também lideram a indústria musical e cinematográfica. A maioria das grandes estrelas mundiais nasceu no país: Elvis Presley, Metallica, Eminem, Beyonce, Lady Gaga, Bob Dylan, Johnny Cash, Billy Joel, Whitney Houston, Ray Charles, Madonna, Nirvana, Bruno Mars, Guns n’ Roses, Bon Jovi, Jimi Hendrix, Bruce Springsteen, Kiss, Marvin Gaye, Tupac e Frank Sinatra, só para mencionar alguns. Um berço da fama, não é mesmo?

 

Calçada da Fama em Los Angeles, Estados Unidos

 

Culinária nos Estados Unidos

 

31. Apesar das famas dos fast food, nos Estados Unidos a pizza é mais popular do que o hambúrguer. De acordo com a organização comercial do setor da pizza, aproximadamente 100 acres de pizza são vendidos todos os dias no país – ou 3 bilhões de unidades!

 

32. Falando em fast food: o McDonald’s é um dos maiores empregadores do país. Estima-se que um em cada oito americanos já tenha trabalhado ou será empregado pela rede em algum momento, de acordo com a Fast Food Nation. Inclusive, várias celebridades já trabalharam no McDonald’s antes da fama, como Rachel McAdams, Jay Leno, Sharon Stone, Macy Gray, Shania Twain, James Franco Seal e até o bilionário Jeff Bezos, presidente e CEO da Amazon.

 

33. Sessenta por cento dos americanos encomendam comida ou pedem uma refeição para viagem pelo menos uma vez por semana.

 

Food to go: a maioria dos americanos come fora pelo menos uma vez por semana.

Food to go: a maioria dos americanos come fora pelo menos uma vez por semana.

 

Aleatoriedades sobre os Estados Unidos

 

34. De acordo com as estatísticas de consumo de energia em 2014, o consumo total mundial era de 539 bilhões de unidades térmicas britânicas (BTU) – medida não métrica de energia equivalente a 0,2929 Watts, usada nos EUA e Reino Unido. Os Estados Unidos consumiram cerca de 98 bilhões de BTU, ou seja, quase 18% do consumo total de energia do mundo, um número considerado extraordinário.

 

35. O estado de Dakota do Sul tem o único Palácio do Milho do mundo. Sim, o Mitchell Corn Palace é uma atração inteiramente decorado com milho! Construído em 1892, o palácio recebe mais de 500.000 visitantes todos os anos.

 

Painel inteiramente feito de milho no Mitchell Corn Palace, na Dakota do Sul.

Painel inteiramente feito de milho no Mitchell Corn Palace, na Dakota do Sul.

 

36. Embora usado pelo mundo inteiro, o GPS – sistema de posicionamento global – é propriedade do governo americano e controlado pelo Departamento de Defesa Americano. Isso significa que eles podem desligá-lo a qualquer momento. De fato, antigamente, antes de se tornar de uso civil gratuito, ele era uma ferramenta militar. Em um contexto de guerra, os Estados Unidos podem revogar a disponibilidade do GPS.

 

37. Ter um passaporte americano significa ter liberdade para viajar pelo mundo inteiro. Os cidadãos dos Estados Unidos têm direito à entrada em 116 países sem a necessidade de um visto. Em outros 44, eles conseguem o visto já no país estrangeiro.

 

38. A Kingda Ka ainda é a montanha-russa mais alta do mundo, localizada no parque de diversões Six Flags Great Adventure, em Nova Jersey. Ela tem 139 metros de altura – equivalente a um prédio de 40 metros – e o percurso dura 56 minutos. (Mas não é a mais veloz: a Formula Rossa, em Abu Dhabi, atinge 240 km/hora.)

 

Kingda Ka, maior montanha russa do mundo - Estados Unidos

 

39. George Washington supervisionou a construção da Casa Branca, mas não foi o primeiro presidente americano a morar nela, e sim John Adams e a sua esposa. Com início em 1792, ela só passou a ser lar presidencial em 1800. Desde Adams, cada família a morar nela fez algum tipo de mudança, reforma ou acréscimo.

 

40. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental, cada americano produz em média 2 quilos de lixo por dia. Considerando que a população nacional, o número total é de 635.029.318 quilos. Todos. Os. Dias!

 

Leia também:

10 fatos sobre o impacto econômico dos estudantes internacionais nos EUA.

35 fatos e curiosidades sobre o Canadá.

 

Fonte: WorldAtlas, Hand Luggage Only e Swedish Nomad.

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA