Essenciais
Estados Unidos: Destino de Estudo

Como se candidatar à Stanford University?

Reunimos todas as informações mais importantes para a sua admissão na Stanford University, nos Estados Unidos, a segunda melhor universidade do mundo.

Como se candidatar à Stanford University, nos EUA?

Considerada a segunda melhor universidade do mundo pelo famoso ranking da Times Higher Education, atrás apenas da Oxford, a Stanford University tem uma localização vantajosa bem no coração do Vale do Silício, na Califórnia, entre as maiores empresas tech e de inovação do mundo.

 

A Stanford tem um dos maiores campi dos Estados Unidos, com 18 institutos de pesquisa interdisciplinares e sete escolas em um só lugar de mais de 8.000 acres: Escola de Pós-Graduação em Negócios; Escola de Ciências da Terra, Energia e Meio Ambiente; Escola de Pós-Graduação em Educação; Escola de engenharia; Escola de Ciências Humanas; Escola de Direito; e Faculdade de Medicina.

 

Estudar nos Estados Unidos

 

Se você está interessado em estudar nessa instituição incrível, vai gostar de saber que ela é verdadeiramente internacional: acolhe estudantes de todos os 50 estados norte-americanos e de mais de 90 países. Além disso, ela dá uma grande ênfase aos esportes, com aproximadamente 900 estudantes-atletas atualmente matriculados, inclusive, com bolsas de estudo esportivas.

 

Pensando nos brasileiros interessados em uma vaga nessa universidade extraordinária, nós nos aprofundamos no site da Stanford University para reunir aqui todas as informações mais importantes para se candidatar a uma graduação como estudante internacional. Confira a seguir!

 

Como estudar na Stanford University?

 

Primeiramente, é importante entender que a Stanford University considera como estrangeiro qualquer estudante que não seja cidadão ou residente permanente dos Estados Unidos. E a instituição é aberta à admissão de pessoas do mundo todo:

 

Como estudar na Stanford University, nos EUA:

 

Segundo o site oficial, a Stanford tem equipes de recrutadores especializados na avaliação de sistemas educacionais de países ao redor do mundo, capazes de considerar cada inscrição dentro do contexto dos recursos disponíveis a cada estudante. Ela reconhece os procedimentos educacionais de diferentes países e escolas, assim como diferenças culturais e regionais na hora da admissão. Portanto, avalia os candidatos no contexto do país em que frequentaram o ensino médio, caso a caso.

 

O envio da sua inscrição na Stanford University

 

O processo de inscrição na Stanford é o mesmo para todos os candidatos, independentemente de cidadania ou país de residência. Todas as inscrições devem ser feitas online por um dos dois serviços centralizados:

 

  • Common Application;
  • Coalition Application.

 

Portanto, o passo a passo e os documentos necessários podem variam dependendo do serviço que você escolher para a sua inscrição. No entanto, há alguns fatores gerais a serem considerados e que necessitam de sua atenção:

 

1. Ensino médio fora dos EUA

 

Se você fez o ensino médio fora dos Estados Unidos, qualquer documento oficial com suas notas e médias será obrigatório no processo seletivo na Stanford e deverá ser enviado diretamente pela sua escola como parte da inscrição. Não há necessidade de converter as média para um GPA americano.

 

Embora a Stanford não exija disciplinas ou notas mínimas obrigatórias para a seleção, ela recomenda que você tenha o ensino necessário para se inscrever em um curso universitário de bacharelado no seu país de origem antes de se candidatar à Stanford University.

 

2. Preparo acadêmico

 

Como dissemos acima, apesar de não precisar de nenhuma grade disciplinar específica, a Stanford só seleciona os melhores e mais preparados candidatos do mundo, devido à altíssima concorrência às suas graduações. Por isso, o site do Universidade recomenda que, ao longo do seu ensino médio (colegial), você:

 

  • Aproveite todas as oportunidades disponíveis;
  • Trabalhe duro e alcance um alto nível de desempenho em um conjunto completo de matérias, inclusive durante o último ano do colegial;
  • Mantenha-se em contato com um orientador da sua escola desde o início, que possa te ajudar a ter todo o preparo para o processo seletivo na Stanford.

 

A Stanford informa que, com base nos estudantes que se destacam no processo seletivo, foi possível identificar algumas disciplinas importantes de serem estudadas no ensino médio:

 

  • Inglês: quatro anos, com ênfase significativa em redação e literatura;
  • Matemática: quatro anos, com ênfase significativa em competências matemáticas fundamentais (álgebra, trigonometria e geometria plana, sólida e analítica);
  • História e/ou Estudos Sociais: três ou mais anos (essas disciplinas devem incluir a redação de essays);
  • Ciência: três ou mais anos de ciência de laboratório (incluindo biologia, química e física);
  • Língua estrangeira: três ou mais anos da mesma língua estrangeira.

 

O site resume: “Recomendamos que você busque um currículo razoavelmente desafiador, escolhendo cursos entre os mais exigentes disponíveis na sua escola. Pedimos que você use o bom senso e consulte seu orientador, professores e pais ao construir a grade curricular adequada para você”.

 

“Nossa esperança é que ela o inspire a desenvolver seus interesses intelectuais, sem sofrer de estresse desnecessário. Os alunos que prosperam na Stanford são aqueles que estão genuinamente entusiasmados com o aprendizado, não necessariamente aqueles que fazem todas as aulas de Advanced Placement ou Bacharelado Internacional, de Honras ou Accelerated apenas por fazer”, conclui.

 

3. Traduções para o inglês

 

A Stanford precisará dos seus históricos escolares e avaliações de professores oficiais. E se a sua formação for fora dos Estados Unidos, ela exigirá também que todos esses documentos obrigatórios passem por uma tradução para o inglês. Assim, a Universidade deve receber o original e a cópia traduzida.

 

A tradução não precisa ser juramentada. No entanto, a Stanford sugere que o candidato não faça sozinho a tradução e peça a orientação de um professor de inglês ou outro profissional mais preparado para tal tarefa.

 

4. SAT ou ACT

 

A Stanford exige que os candidatos a graduações prestem o exame SAT ou o exame ACT. No entanto, se nenhuma dessas provas oficiais forem aplicadas no seu país, um oficial da sua escola de ensino médio pode entrar em contato com a Universidade para solicitar uma isenção do teste por email: credentials@stanford.edu. A mensagem deve conter o seu nome completo, o nome da escola e a as data de nascimento no cabeçalho da carta.

 

Cada caso será avaliado separadamente.

 

5. Proficiência na língua inglesa

 

A fluência no inglês é um pré-requisito para admissão em uma graduação da Stanford. No entanto, a Universidade não exige que você faça nenhum teste padronizado para demonstrar suas habilidades no idioma. Embora esses exames sejam úteis para ajudar a determinar a proficiência na língua inglesa dos candidatos, você pode sentir que poderá comprovar a sua fluência em outros aspectos de sua inscrição.

 

No entanto, geralmente, a Stanford recebe resultados de exames oficiais de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS, Duolingo English Test, etc.) de candidatos cujo idioma nativo não seja o inglês e/ou o idioma principal de instrução em sua escola de ensino médio. Mesmo nesse caso, não há uma nota mínima estipulada ou que garanta a admissão.

 

A Universidade reforça o uso da avaliação holística de cada candidato, ou seja, cada componente da inscrição é valioso para conhecer melhor o estudante como um indivíduo completo – não se baseia apenas na nota em uma prova.

 

  • Para prestar o SAT ou o TOEFL, o código da Stanford é 4704;
  • Para prestar o ACT, o código da Stanford é 0434.

 

6. Essay

 

Tanto na Common quanto na Coalition, você precisará escrever e enviar uma redação – a essay – como parte da sua inscrição na Stanford. Além disso, a universidade exige que você desenvolve respostas de 100 a 250 palavras para três questões (em inglês):

 

  • A comunidade de Stanford é profundamente curiosa e motivada a aprender dentro e fora da sala de aula. Reflita sobre uma ideia ou experiência que o deixa genuinamente animado com o aprendizado.
  • Praticamente todos os alunos de graduação de Stanford moram no campus. Escreva uma mensagem para o seu futuro colega de quarto que revele algo sobre você ou que o ajude – e a nós - a conhecê-lo melhor.
  • Conte-nos sobre algo que seja importante para você e por quê?

 

Essas perguntas podem mudar a cada ano acadêmico, por isso, é importante verificá-las antes da sua inscrição. As três listadas acima são referentes a 2021.

 

Uma dica que a própria Universidade dá para as suas respostas é que você considere a sua inscrição na Stanford como um todo e não apenas em um departamento acadêmico de interesse ou área de estudo dentro dela.

 

Checklist para a inscrição na Stanford University:

 

  • Inscrição pela Coalition Application ou Common Aplication;
  • Pagamento da taxa de inscrição não reembolsável de US$ 90;
  • Resultados no SAT ou ACT;
  • Relatório Escolar e carta de recomendação de um orientador escolar;
  • Histórico(s) escolar(es) ou resultados acadêmicos;
  • Cartas de recomendação escritas por dois professores.

 

Inscrição na Stanford University, nos Estados Unidos

 

Visite o site oficial da Stanford University para saber mais.

 

Leia também:

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA