Essenciais
Estados Unidos: Destino de Estudo

Como se candidatar ao California Institute of Technology?

Reunimos todas as informações mais importantes para a sua admissão no Caltech, nos Estados Unidos, a quarta melhor universidade do mundo.

Como se candidatar ao California Institute of Technology?

O California Institute of Technology (Instituto de Tecnologia da Califórnia), mais conhecido como Caltech, é a quarta melhor universidade do mundo, segundo o ranking da Times Higher Education de 2021. Além da sua alta qualidade, ela é extremamente exclusiva: cerca de apenas 230 novos estudantes de graduação são admitidos a cada ano.

 

Você sabe o que isso significa, né? Um processo seletivo acirradíssimo, que admite apenas as mentes mais brilhantes do mundo. Os alunos da Caltech vêm de todas as partes. São pessoas curiosas e que “compartilham de uma aptidão extraordinária para ciência, engenharia e matemática, nutrida em um dos ambientes acadêmicos mais rigorosos do mundo”, como informa o site oficial do Instituto.

 

No total, há 901 estudantes de graduação e 1.330 de pós-graduação no Caltech.

 

Encontre o seu curso para estudar nos Estados Unidos

 

O California Institute of Technology

 

Fundado em 1891, em Pasadena, no estado da Califórnia, o Caltech tornou-se um importante instituto de ciência e engenharia não só dos Estados Unidos, como do mundo. Ele forma algumas das mentes mais brilhantes e cria algumas das ferramentas mais inovadoras para lidar com questões científicas fundamentais e desafios emergentes enfrentados pela sociedade.

 

“Cientistas, engenheiros e, acima de tudo, pensadores inovadores, os acadêmicos do Caltech prosperam em um ambiente de criatividade intelectual e liberdade. Nosso corpo docente, ex-alunos, pós-docs e curadores foram reconhecidos com as maiores honras nacionais e internacionais e os prêmios de maior prestígio do mundo por suas ousadas explorações científicas e colaborações inspiradas”, conta o site do Caltech.

 

Ele é uma instituição particular e independente, localizada em um campus de 124 acres. O Caltech é formado por seis divisões acadêmicas:

 

  • Biologia e Engenharia Biológica (BBE);
  • Química e Engenharia Química (CCE);
  • Engenharia e Ciências Aplicadas (EAS);
  • Ciências Geológicas e Planetárias (GPS);
  • Ciências Humanas e Sociais (HSS);
  • Física, Matemática e Astronomia (PMA).

 

Se você está interessado em se inscrever no processo seletivo do Caltech, nós nos aprofundamos no site oficial do Instituto e reunimos a seguir todas as informações mais importantes para você dar o primeiro passo em direção à sua admissão.

 

Encontre o seu curso para estudar nos Estados Unidos

 

Como se inscrever em uma graduação do Caltech?

 

O California Institute of Technology aceita a inscrição por dois serviços centralizados dos Estados Unidos, o Commom Application e o Coalition Application – sem preferência por qualquer um dos dois.

 

Para se inscrever, você precisará:

 

  • Pagar uma taxa de inscrição não reembolsável de US$ 75;
  • Prestar os testes padronizados;
  • Providenciar cartas de recomendação de professores;
  • Enviar o seu histórico do ensino médio (deve ser enviado à Caltech diretamente por um responsável da escola onde você concluiu o ensino médio);
  • Providenciar os seus históricos acadêmicos, caso seja um candidato à transferência.

 

Como candidato internacional, você também precisará de:

 

1. TOEFL ou Duolingo

 

O resultado do exame de proficiência na língua inglesa TOEFL é obrigatório para todos os cidadãos internacionais, a menos que a sua língua nativa seja o inglês ou você tenha estudado por dois ou mais anos em uma escola onde o inglês é a língua oficial de instrução.

 

O Caltech não aceita o IELTS ou qualquer outro substituto para o requisito de fluência no inglês. No entanto, por causa da pandemia da Covid-19, o Instituto tem admitido a nota de dois testes online:

 

  • TOEFL Internet Based Test (TOEFL IBT);
  • Duolingo English Test

 

2. Declaração de Intenção de Ajuda Financeira Internacional

 

O Caltech é sensível às necessidades de candidatos internacionais e considera o valor total limitado de ajuda financeira disponível. Ele compromete-se em atender às necessidades comprovadas de todos os alunos admitidos.

 

Por isso, você precisa, como parte do processo de seleção, de um documento chamado “International Financial Aid Statement of Intent” para entender melhor a situação financeira dos estudantes internacionais e comprovar a sua necessidade de ajuda para bancar pelos estudos na instituição.

 

Testes padronizados

 

Por conta da pandemia, a partir de junho de 2020, o Caltech cancelou a necessidade de prestar o SAT ou o ACT como parte do processo seletivo de graduações por dois anos.

 

Devido à essa decisão, ao invés de avaliar a pontuação dos estudantes, o Comitê de Admissões do Caltech aumentará a relevância da revisão e avaliação do preparo acadêmico prévio dos candidatos.

 

Preparo acadêmico

 

O Caltech enfatiza o requisito de preparo acadêmico dos candidatos por refletir a profundidade e amplitude da vida acadêmica em uma graduação. Colocando de uma forma mais simples: ela quer ter certeza de que os estudantes selecionados estão preparados para acompanhar os cursos rígidos e exigentes do Instituto.

 

“O currículo do primeiro ano na Caltech é altamente prescrito e procuramos selecionar alunos que veem esse primeiro ano mais como uma oportunidade do que simplesmente uma forma de avançar até a sua área de estudo específica”, explica o site oficial do Instituto, referindo-se à grade curricular do primeiro ano de graduações nos Estados Unidos, em que o aluno cursa matérias obrigatórias mais genéricas e abrangentes e ainda não precisa definir a sua área de formação.

 

“A experiência do primeiro ano de um aluno cria uma estrutura importante para seu segundo ano, que é conhecido como o mais desafiador na carreira de graduação de um aluno aqui”, conclui.

 

Por isso, o Comitê de Admissões procura estudantes que estejam tão interessados na grade curricular obrigatória do primeiro ano (core curriculum) quanto nas possíveis opções de áreas de formação (major).

 

Os estudantes do primeiro ano de graduações de qualquer área de estudo no Caltech devem cursar as seguintes disciplinas:

 

  • Matemática (primeiro ano)
  • Física (primeiro ano)
  • Química (primeiro ano)
  • Biologia (primeiro ano)
  • Menu de disciplinas: astronomia, ciência e engenharia ambiental, ciência da energia, geociências, informações e lógica;
  • Aulas introdutórias em laboratórios;
  • Escrita científica;
  • Humanas e ciências sociais;
  • Educação física.

 

O Caltech aceita inscrições de alunos que concluíram o currículo aprovado fornecido pelo seu país de origem. Para comprovar o seu preparo, o seu histórico escolar deve constar suas médias gerais altas especificamente em matérias relacionadas com a grade curricular obrigatória do primeiro ano no Instituto.

 

Cartas de recomendação

 

O Caltech pede duas cartas de avaliação escrita por professores:

 

  • Uma avaliação de um professor de matemática ou ciências;
  • Uma avaliação de um professor de ciências sociais ou humanas.

 

Você pode enviar as cartas de avaliação escrita por professores que o instruíram durante qualquer ano do ensino médio. A orientação é que você selecione os professores que podem falar melhor sobre o seu desempenho como aluno em sala de aula.

 

Para cumprir o requisito de avaliação de professor de ciências sociais ou humanas, o Caltech pede que você envie cartas de professores que avaliaram sua redação no ensino médio.

 

Em seleções passadas, os alunos usaram recomendações das seguintes aulas para cumprir este requisito: inglês, língua estrangeira, filosofia, religião, história, economia, governo, psicologia, sociologia e antropologia.

 

Você pode enviar as avaliações pelo processo de inscrição do Common Application e Coalition Application ou então enviar diretamente à secretaria de admissões em graduações do Caltech pelo endereço ugadmissions@caltech.edu.

 

Declaração pessoal

 

Além de uma declaração pessoal (personal essay) exigida no Common Application ou Coalition Application, os candidatos ao primeiro ano de graduações do Caltech também precisam responder algumas perguntas breves como uma redação suplementar (o que eles chamam de Supplemental Application Essays) para que o Comitê de Admissões os conheça um pouco melhor, como alunos, pessoas e cientistas.

 

São as seguintes perguntas:

 

  • Descreva três experiências e/ou atividades que te ajudaram a desenvolver sua paixão por uma possível carreira na área de STEM. (Sua resposta para cada experiência/atividade deve variar entre dez e 120 palavras.)
  • Muito parecido com a vida de um cientista ou engenheiro profissional, a vida de um "Techer" depende muito da colaboração. Sabendo disso, o que você espera explorar, inovar ou criar com seus colegas do Caltech? (Sua resposta deve variar entre 250 e 400 palavras.)
  • Os alunos da Caltech costumam ser conhecidos por seu senso de humor e brincadeiras criativas. O que você gosta de fazer por lazer? (Sua resposta deve variar entre 250e 400 palavras.)
  • O processo de descoberta avança mais quando pessoas de várias origens, experiências e perspectivas se reúnem. Como você se vê contribuindo para a diversidade da comunidade do Caltech? (Sua resposta deve variar entre 250 e 400 palavras.)

 

Checklist, estudar no Caltech, nos EUA

 

Prazos de inscrição

 

As inscrições para as graduações do Caltech são divididas em dois períodos – Early Action e Regular Decision. A primeira decisão antecipada acontece em novembro; já a regular tem prazo em janeiro. Mas, uma vez recebido a sua resposta afirmativa, os dois processos têm prazo final para matrícula em maio.

 

Interessado em estudar no Caltech?

 

Visite o site oficial do California Institute of Technology para saber mais.

 

Leia também:

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA