Essenciais
Estados Unidos: Destino de Estudo

Por que estudar em Boston?

Histórias, cultura, curiosidades, e educação superior na cidade de Boston.

27335

Boston, capital do estado de Massachusetts, é uma cidade histórica e um destino fantástico para quem quer estudar no exterior. A educação superior da cidade é um dos seus grandes destaques: nela se encontra algumas das melhores universidades do país (e do mundo), tornando-a um dos pólos educacionais mais importantes dos Estados Unidos. Só para começar, a Harvard University – constantemente classificada entre as cinco melhores do mundo – está localizada em Cambridge, na região metropolitana de Boston.

 

 

História da cidade

 

Considerada uma das cidades mais antigas da América, Boston é uma importante contribuidora econômica e cultural e a maior cidade da região chamada de Nova Inglaterra (formada pelos estados de Connecticut, Maine, Massachusetts, Nova Hampshire, Rhode Island e Vermont).

 

Fundada em 1630, a cidade foi centro de revoluções, inclusive a famosa Boston Tea Party, e é atualmente a 23ª maior cidade dos EUA, com 4,7 milhões de habitantes na sua região metropolitana.

 

Ela foi a primeira cidade americana a receber um sistema de linhas de metrô. A sua riqueza histórica pode ser presenciada por todos os cantos da cidade. E, devido à qualidade excepcional de suas universidades, Boston tornou-se um centro internacional de educação, medicina e finanças.

 

Cultura e curiosidades

 

  • Diferentes partes dos EUA são conhecidas pelos seus sotaques e Boston é uma delas. Imitado pelo resto do país, o sotaque da cidade, o “Boston accent”, já é parte da cultura local.
  • Como a cidade é próxima ao Oceano Atlântico, a cozinha regional abusa dos frutos do mar em suas receitas e pratos mais famosos.
  • Mas um dos pratos mais famosos de Boston é o feijão cozido em melaço (sim, os americanos comem feijão adocicado com a comida), o que rendeu a ela o apelido de Beanstown, “Cidade Feijão”.
  • Boston possui um excelente sistema de transporte público – é o quinto mais usado dos Estados Unidos.
  • Boston um lugar para quem gosta de passeios culturais, com uma enorme oferta de museus e locais históricos para visitar.
  • É casa do famoso time de beisebol Boston Red Sox.
  • Boston tem o túnel mais profundo da América do Norte, o Ted Williams Tunnel. Nele você dirige a quase 30 metros abaixo da superfície da Terra.
  • Possui uma grande comunidade brasileira, formada principalmente por mineiros.

 

 

Boston tem realmente uma enorme seleção de opções culturais para quem quiser turistar na cidade, assistir a peças teatrais e shows musicais, visitar museus e aprender mais sobre a história da cidade, ou simplesmente relaxar aos finais de semana.

 

Durante os seus estudos na cidade, você não pode deixar de visitar os seguintes lugares: Museu de Belas Artes, Instituto de Artes Contemporâneas, Symphony Hall, Isabella Stewart Gardner Museum, Museu de Ciências, Boston Opera House e o teatro Charles Playhouse. Tem também outros pontos icônicos como o Fenway Park, Harvard Square, Freedom Trail, Quincy Market, Faneuil Hall Marketplace e Newbury Street. Além disso, Boston tem o parque público mais antigo dos Estados Unidos, o Boston Common.

 

Boston é conhecida como a “cidade dos bairros” graças aos seus 23 bairros oficiais. Cada seção da cidade tem a sua própria história e personalidade. O que a difere das demais metrópoles dos EUA é que ao invés de ser dividida em grandes seções, Boston é dividida em pequenas vizinhanças. Uma das mais famosas entre os estudantes é a Allston, ao noroeste da cidade, onde mais de 2.000 universitários escolhem viver, mas Brighton e Mission Hill também são populares.

 

O aluguel de um apartamento de um quarto no centro de Boston custa em média U$ 2.469,54 mensalmente; já um imóvel fora da área central vale em média U$ 1.739,45, segundo o site Numbeo. Uma pessoa gasta aproximadamente U$ 3.919,48 para viver em Boston, sem contar o aluguel, o que significa que o custo de vida lá é mais caro do que em São Paulo. No entanto, com o enorme número de universidades pela região, os estudantes podem conseguir opções mais econômicas de acomodações dentro do campus.

 

Educação Superior

Harvard University

 

Além da mundialmente famosa Universidade de Harvard, a região metropolitana de Boston abriga também a MIT – Massachusetts Institute of Technology, instituição aclamada entre as dez melhores universidades do mundo. E ainda não para por aí. A cidade é a casa de muitas universidades de prestígio, conheça algumas a seguir:

 

São opções diversas, desde as universidades com grandes comunidades de estudantes internacionais a faculdades comunitárias e conservatórios, em vizinhanças e subúrbios ao redor da capital. De fato, são mais de 50 instituições de ensino superior localizadas a até 30 quilômetros do centro.

 

Graças a este número impressionante, Boston é considerada uma das cidades universitárias mais importantes dos Estados Unidos, acomodando mais de 250.000 estudantes, entre eles mais de 24.000 estrangeiros, o que significa que a região não é só jovem e dinâmica, como também multicultural.

 

Boston é uma cidade muito segura e cheia de estudantes universitários. Se você tiver uma ID (carteirinha) de estudante, pode pagar a metade do preço em diversos lugares, como cinemas e museus, inclusive no passe do metrô.

 

Por que estudar em Boston?

 

Separamos a seguir 10 razões para você escolher a cidade de Boston como seu destino de estudos nos Estados Unidos:

 

1) A cidade é conhecida por ter sido a primeira em muitas coisas no país: a primeira constituição estadual, departamento de polícia, escola pública, faculdade, farol, fábrica de chocolate, sistema de metrô e restaurante. É uma cidade inovadora e pioneira em muitas coisas!

 

2) Boston tem 250.000 estudantes universitários – entre eles, 24.000 são estrangeiros.

 

3) Graças ao grande número de universidades importantes localizadas na cidade e seus arredores, Boston atrai alguns dos professores, acadêmicos e pesquisadores mais renomados e promissores do mundo, o que só tem a beneficiar os seus estudos nos EUA.

 

4) Com ônibus, metrô, bondinhos e trens, é bastante fácil se locomover pela cidade, principalmente pelas universidades e atrações mais conhecidas estarem localizadas próximas umas das outras no centro de Boston. Ou seja: você também pode caminhar ou usar uma bicicleta no seu dia a dia.

 

5) O Aeroporto Internacional Logan, conhecido como East Boston, facilitará suas viagens pelos Estados Unidos durante os feriados e férias, com opções de voos nacionais bem econômicas e também voos para o mundo inteiro.

 

6) Além dos frutos do mar, Boston tem todas as opções imagináveis de culinária, cozinhas do mundo e guloseimas – desde padarias incríveis e mexilhões fritos a sopas, pizzas e massas. 

 

7) A cidade é recheada de museus, parques e baladas – tudo o que pode se esperar de uma grande cidade universidade para manter os estudantes entretidos durante o tempo livre fora das salas de aulas.

 

8) Para quem ama esportes, Boston tem times famosos no país inteiro, como o Boston Red Sox (basebol), Boston Celtics (basquete), New England Patriots (futebol americano) e Boston Bruins (hóquei). Isto significa que a cidade sedia rotineiramente alguns dos mais importantes jogos e partidas dos torneios norte-americanos!

 

9) A partir de Boston, você pode viajar facilmente para outras cidades incríveis dos Estados Unidos em poucos horas, como Nova York, Cape Cod, Salem, Cambridge, Filadélfia, Baltimore, Washington D.C., entre outras.

 

10) A cidade tem estações do ano bem definidas, com temperaturas abaixo de zero no inverno e até 30° no verão, assim você pode vivenciar todas as fases do ano na cidade, inclusive neve.

 

Infográfico - Destino de estudo: Boston

 

Destino de estudo: Boston

Leia mais...

Destino de estudo: Miami

Como criar conta bancária nos Estados Unidos

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.