Essenciais
Estados Unidos: Destino de Estudo

O que os Estados Unidos têm a oferecer aos estudantes internacionais?

Saiba por que os Estados Unidos, essa enorme potência, continua a ser o destino de estudo mais popular do mundo e o que ele tem a oferecer aos seus estudantes internacionais

O que os Estados Unidos têm a oferecer aos estudantes internacionais?

Os Estados Unidos continuam a atrair o maior número de estudantes internacionais ano após ano – entre os brasileiros, segundo a mais recente pesquisa Selo Belta, ele se mantém o segundo destino mais popular, atrás apenas do seu vizinho Canadá. Com mais de um milhão de estrangeiros matriculados em suas universidades e faculdades de renome mundial, os Estados Unidos oferecem uma enorme diversidade de experiências e oportunidades, que exploraremos aqui!

 

Estudar nos Estados Unidos: baixe catálogos universitários de graça

 

As melhores universidades do mundo

 

Embora dispute o primeiro lugar com o Reino Unido, os EUA ainda dominam os principais rankings universitários do mundo, com suas grandes potências acadêmicas como Harvard, Massachusetts Institute of Technology (MIT), Stanford, Yale e muito mais. Você com certeza já ouviu falar delas!

 

Essas instituições têm grande influência no ensino superior e na pesquisa científica, com impacto significativo no mundo todo, o que significa que você ganhará um diploma altamente respeitado e que te permitirá dar início à sua carreira em qualquer país que escolher.

 

Em contrapartida, essas universidades são concorridíssimas – não é fácil ser admitido. Para ter uma chance justa de seleção, você precisa começar a se preparar com anos de antecedência e manter um desempenho escolar exemplar e atividades extracurriculares que comprovem a sua dedicação e interesse pela área de estudo escolhida.

 

Harvard University, nos EUA

Harvard University

 

A boa notícia é que há 5.300 universidades e faculdades nos Estados Unidos. Se você não tiver o preparo acadêmico necessário para se candidatar à Harvard ou MIT, não se preocupe! Há diversas outras instituições excelentes que atenderão às suas necessidades e objetivos.

 

Veja alguns exemplos:

 

 

Leia também: Por onde começar os estudos nos EUA: faculdade comunitária ou universidade?

 

Ensino incomparável

 

Os Estados Unidos ganharam uma reputação internacional graças à qualidade inigualável da educação oferecida pelas suas instituições de ensino superior, que atraiu e continua a atrair as mentes mais brilhantes do mundo, em especial, em áreas como Direito, Negócios, Engenharia e Ciências da Computação.

 

E por que essas áreas de estudo são tão renomadas nos EUA? Se tomarmos Direito como exemplo, o país tem mais de 200 escolas especializadas, com oportunidades de ganhar experiência prática em grandes empresas. Em Engenharia, três universidades americanas ocupam o top 5 mundial segundo o ranking da QS por áreas de estudo em 2020.

 

Esses são apenas dois exemplos da qualidade do ensino nos Estados Unidos. As oportunidades são praticamente infindáveis!

 

Famosa cultura universitária

 

Quando você pensa na cultura universitária nos EUA, o que vem à mente? Fraternidades, líderes de torcida e jogos de futebol americano? Essas e outras coisas são experiências exclusivas da vida acadêmica no país, o que o torna um lugar intrigante para estudantes do mundo inteiro que querem fazer parte dessa cultura tão popular.

 

O melhor é que, por ser um país enorme, com 50 estados, você pode escolher a localização e a universidade que melhor combinem com o seu estilo de vida, interesses e gostos.

 

Diferentes estilos de vida estudantil

 

As universidades dos Estados Unidos são tão diferentes umas das outras quanto os 50 estados que formam o país. Portanto, há alguns fatores a serem considerados ao escolher onde estudar.

 

Por exemplo, você já considerou o clima? Esse pode ser o ponto de partia ao escolher a sua universidade norte-americana. Universidades em Miami, na Flórida, ou em Los Angeles e San Francisco, na Califórnia, estados predominantemente quentes, terão muito sol, acesso à praia e um estilo de vida mais voltado às atividades ao ar livre. Agora, por outro lado, ao estudar em universidades em Nova York, Colorado ou Minnesota, você vivenciará o clima frio, com neve em determinados períodos do ano. O que você prefere?

 

Da mesma forma, o tamanho da cidade influencia demais na sua experiência estudantil. Em Nova York sua vida será completamente diferente do que em Iowa ou Texas. Grandes cidades como Chicago, Los Angeles e Miami têm muito a oferecer aos alunos, de museus e galerias de artes a parques, restaurantes e baladas. Já campi em regiões rurais e interioranas, como a famosa Cornell University, costumam ser gigantescos, contarem com espaços verdes e arborizados e serem cercados por natureza, cachoeiras e lagos.

 

Novamente, o que você prefere? Os Estados Unidos têm opções para todos os gostos!

 

Cornell University, nos EUA

A Cornell University está localizada na cidade de Ithaca, estado de Nova York.

 

Belezas naturais

 

Os EUA têm algumas das belezas naturais mais incríveis do mundo, incluindo o Grand Canyon, as Cataratas do Niágara e o Vale da Morte. Cada estado oferece uma paisagem maravilhosa diferente, de florestas tropicais a vastos desertos e cadeias de montanhas impressionantes.

 

Flexibilidade acadêmica

 

Outra parte inigualável do sistema educacional dos Estados Unidos é que você não precisa definir a sua área de estudo no início da graduação. Isso mesmo! Ao contrário de vários países, inclusive, o Brasil, você só decide a sua major no terceiro ano. Sendo assim, você até escolhe uma área e uma faculdade específica da universidade, mas pode montar a sua própria grade de disciplinas e incorporar matérias ou temas de outras áreas até se decidir.

 

Normalmente, você tem dois anos para explorar seus interesses por toda a universidade e descobrir o que você quer fazer.

 

Leia também: O que são major e minor?

 

Comidas

 

Tudo bem, esse fator pode ser um pró ou um contra, dependendo do seu ponto de vista e estilo de vida. Mas não podemos deixar de mencionar que comer nos Estados Unidos será uma experiência à parte. Do cheeseburguer e pizza no estilo americano aos donuts, nachos, cachorros quentes, panquecas e bolo de carne, você poderá provar todos aqueles pratos diferentes que estamos acostumados a ver em filmes e séries.

 

Mas se você não curte fast food e prefere uma alimentação mais saudável, vai gostar de saber que em qualquer cidade americana encontrará uma enorme variedade de restaurantes para todos os gostos e opções de cozinhas do mundo inteiro.

 

Inclusive, há vários mercadinhos de produtos brasileiros para quando bater a saudade da comida de casa!

 

Culinária nos EUA: donuts

 

Espírito empreendedor

 

Os americanos costumam ser reconhecidos pela sua abordagem individualista ao trabalho, com a máxima “faça você mesmo”. Isso se reflete na forte ética que se espera dos profissionais de todas as áreas do mercado de trabalho por todo o país.

 

Nos Estados Unidos, os trabalhadores têm apenas dez dias de férias remuneradas após 12 meses de serviço, um número bem menor do que em outros países onde normalmente se tem 25 a 30 dias de licença remunerada, como no Reino Unido e Austrália.

 

Ok, nós sabemos que isso não é um ponto forte dos Estados Unidos. Porém, uma experiência profissional no país lhe proporcionará a vivência da inovação e motivação para o sucesso, que são duas grandes forças motriz do país. Depois, você poderá aplicá-las no Brasil ou em qualquer outro país onde escolher começar a sua carreira.

 

Grandes empresas, multinacionais e potências empresariais nasceram nos EUA e também é nele que se encontram o Vale do Silício, berço do maior número de startups e empresas tech do mundo, e Hollywood. Não há como negar que o país é uma força dominante quando o assunto é empreendedorismo, tecnologia e entretenimento.

 

Encontre o seu curso nos Estados Unidos

 

Agora que você sabe tudo o que ele tem a te oferecer, comece a sua busca por um curso nos Estados Unidos!

 

Leia também:

 

(Texto original publicado no site Hotcourses Abroad. Tradução e localização por Brenda Bellani.)

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA