Essenciais
Estados Unidos: Destino de Estudo

Por que as universidades de Boston são as mais desejadas pelos estudantes?

De Harvard aos cursos de inglês, Boston, nos Estados Unidos, tem algumas das melhores universidades e cursos do mundo, tornando-a popular entre estrangeiros

Por que as universidades de Boston são as mais desejadas pelos estudantes?
291

Berço da independência americana e das melhores e mais respeitadas universidades do mundo, a capital do estado de Massachusetts é o destino dos sonhos de grande parte dos estudantes que desejam fazer uma universidade no exterior.

 

Mas as razões para isso vão muito além da excelência acadêmica de suas renomadas instituições e incluem, também, a beleza da paisagem, a tranquilidade e a segurança das ruas e a alta qualidade de vida do local.

 

Pelas ruas, enormes áreas verdes e modernos arranha-céus dividem espaço com construções centenárias e antigos casarões vitorianos, herança da colonização britânica na cidade. Assim, passado e presente configuram o cenário perfeito e convidam para longas caminhadas pela Freedom Trail e pelos campi das imponentes universidades que fazem de Boston um dos mais importantes polos acadêmicos do mundo.

 

Não por acaso, Boston foi eleita a 8ª melhor cidade do mundo para se estudar em 2017 pela consultora britânica Quacquarelli Symonds (QS). O ranking leva em conta indicadores como custo de vida, diversidade de estudantes, oportunidades de trabalho após a graduação, qualidade de vida e a opinião dos próprios alunos.

 

 

A excelência acadêmica em Boston

 

Na região metropolitana de Boston, na cidade de Cambridge, estão as mais famosas universidades da região: o MIT (Massachusetts Institute of Technology) e a Harvard University, classificadas, respectivamente, em primeiro e terceiro lugar na edição deste ano da QS World University Rankings. 

 

 

MIT (Massachusetts Institute of Technology)


Referência em pesquisa em diversas áreas do conhecimento, o MIT já ocupa a primeira posição da lista há seis anos consecutivos. Atualmente, a instituição conta com mais de 4.500 alunos matriculados nos cursos de graduação e quase 6.500 mil pós-graduandos.

 

Harvard University

 

Inaugurada em 1636, a Universidade de Harvard (na imagem) é a instituição de ensino superior mais antiga dos Estados Unidos. Ao longo da história, já passaram por lá mais de 320 mil estudantes, incluindo presidentes americanos como John F. Kennedy e Barack Obama, grandes nomes da tecnologia como Bill Gates e Mark Zuckerberg, e dezenas de ganhadores do Prêmio Nobel. Atualmente, a instituição conta com mais de 20 mil alunos entre graduandos e pós-graduandos.

 

Northeastern University

 

Além do MIT e de Harvard, Boston também é o lar de outras seis universidades classificadas como melhores do mundo pela QS World University Rankings em 2017.

 

Dentre elas, a Boston College e a Northeastern University – que, fundada em 1898, tem como um dos principais diferenciais a mistura da experiência acadêmica com atividades profissionais durante a graduação. Na prática, isso quer dizer que os alunos da Northeastern saem na frente por entrar em contato com o mercado de trabalho desde cedo, intercalando períodos de estudo com períodos de trabalho em sua área de atuação.           
 

Além disso, a universidade conta com diversas opções de cursos de graduação e pós-graduação e mais de 300 entidades, clubes e fraternidades estudantis fora das salas de aula.

 

Processo seletivo e cursos de inglês

 

Portanto, não é de se estranhar que os processos de application para estas e outras universidades americanas sejam bastante complexos e concorridos. Entre entrevistas, redações, cartas de recomendação e históricos escolares, o nível avançado de inglês é uma das principais exigências das universidades.

 

Sabendo disso, muitas escolas oferecem cursos de inglês em Boston para estudantes que desejam fazer faculdade na cidade. Além de ajudar no aperfeiçoamento e compreensão do idioma, a realização dos cursos também contribui na adaptação dos estudantes, proporcionando maior contato com o ambiente universitário e com a comunidade local.

 

Leia também:

A importância de hobbies e atividades extracurriculares para as universidades no exterior

Entenda como ser au pair pode ajudar no seu desenvolvimento pessoal e profissional

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

Por que as universidades de Boston são as mais desejadas pelos estudantes?

G.A.T.E. – Global Access Through Education é uma plataforma criada pelo STB – Student Travel Bureau com o objetivo de reunir educadores, pais, alunos e profissionais em um fórum, oferecendo conteúdo inovador sobre educação, cultura e desenvolvimento profissional e pessoal. G.A.T.E acontece durante todo o ano online, por meio do site e de palestras baseadas em conteúdos específicos em escolas, universidades e nos escritórios do STB.

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Dê uma olhada...