Essenciais
Estados Unidos: Destino de Estudo

Thanksgiving Day e Black Friday

O feriado norte-americano de Ação de Graças, Thanksgiving Day, e as promoções da Black Friday.

Dia de Ação de Graças - Thanksgiving Day nos EUA
75904

Quando acaba outubro nos Estados Unidos, é hora de trocar a decoração de Halloween por desenhos de perus, peregrinos e índios nativos norte-americanos. O mês de novembro marca o início da temporada de feriados (que será seguido pelo Natal e Réveillon) com o Thanksgiving Day – ou, como chamamos, Dia de Ação de Graças. Comemorada na última quinta-feira do mês, a data foi estipulada como feriado pelo presidente Abraham Lincoln em 1863; no entanto, o primeiro jantar de Thanksgiving de que se tem conhecimento foi em 1621, quando peregrinos e nativos celebraram a primeira colheita em terras norte-americanas.

 

 

Durante todo o mês de novembro, as escolas americanas estudam em sala de aula com seus alunos a história da data, criam diferentes artesanatos em formato de peru e encenam o primeiro jantar de Ação de Graças em peças teatrais.

 

É um dos principais e mais esperados feriados americanos. A data representa uma série de tradições:

Giving thanks ou being thankful: Thanksgiving é um dia para ser grato e agradecer todas as graças concedidas durante o ano.

Thanksgiving dinner: as famílias ou amigos se reúnem para um grande jantar caseiro em celebração à data. Com a mesa posta, é comum que cada um diga pelo que é grato (saying grace) antes de servir o jantar.

Turkey carving: o peru (turkey) é o prato tradicional do Thanksgiving. O jantar é iniciado com alguém fatiando (carving) a carne e servindo aos presentes. O turkey deve estar recheado com o que os americanos chamam de stuffing – a tradução certa é, realmente, recheio, mas trata-se de uma espécie de farofa que pode ser preparada de diversas maneiras e com diferentes ingredientes. (Ah, o peru fala inglês nos Estados Unidos! Os americanos imitam o som emitido pela ave como “gobble-gobble”, bem diferente do nosso “glu-glu”.)

Parades: a maior parte das cidades grandes dos Estados Unidos – incluindo Nova York, Chicago e Houston – realiza grandes desfiles (parades) com carros alegóricos para comemorar o feriado. Este ano, por exemplo, o tradicional desfile da marca Macy's em NY vai acontecer no dia 28, quinta-feira, às 9h, como sempre com gigantescos balões infláveis. Saiba mais sobre o Macy's Thanksgiving Day Parade aqui.

Thanksgiving Classic: todo feriado é marcado por uma partida clássica de futebol americano (football). Famílias e amigos costumam se reunir para assisti-la antes do jantar.

 

Black Friday

 

O dia seguinte ao de Ação de Graças também é folga na grande maioria das escolas e organizações norte-americanas, e é o principal dia de compras em todo o país. Conhecida pelo nome de Black Friday (Sexta-Feira Negra), ela marca tradicionalmente o início da temporada de compras natalinas. As lojas do país criam diferentes promoções e abaixam os preços de seus produtos significativamente – as mais procuradas são as de aparelhos eletrônicos. Redes como Best Buy e Walmart abrem as suas portas à meia noite e funcionam madrugada adentro atendendo ao público. É comum ver pessoas formando filas na porta de lojas de eletrônicos alguns dias antes da Black Friday. Esta tradição de promoções no término de novembro se espalhou pelo mundo e até mesmo o comércio brasileiro (principalmente o e-commerce) aderiu ao evento e abaixa relativamente o preço de alguns produtos.

 

Leia mais:

Estude nos Estados Unidos

Preconceito: brasileiros nos Estados Unidos

Compras nos Estados Unidos

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

Dia de Ação de Graças - Thanksgiving Day nos EUA

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.