
O Universitas 21 (U21) publicou os resultados da nona edição do ranking dos 50 melhores sistemas de ensino superior do mundo. A avaliação tem como objetivo analisar e listar quais países têm a melhor qualidade de educação acadêmica e estão mais preparados para atender à demanda de estudantes universitários, tanto nativos quanto internacionais, especialmente quando o assunto é pesquisa científica.
Para chegar ao resultado final, o país melhor avaliado recebe a nota 100 para cada variável avaliada. O resultado dos demais países é uma percentagem da pontuação mais alta. Os Estados Unidos repetiram o desempenho de 2019 e conseguiram o topo do ranking em 2020 de novo.
As variáveis da U21
As variáveis usadas pela U21 para a avaliação do ensino superior de cada país são as seguintes:
- Recursos: a contribuição do governo ou organizações privadas pelo bom funcionamento da universidade, como financiamentos para pesquisa.
- Ambiente: o contexto, as políticas e a autonomia da universidade, que resultam em um bom ambiente acadêmico, por exemplo, diversidade e o número de mulheres no corpo estudantil.
- Conectividade: como as pesquisas do sistema de ensino superior se mantêm em contato com o resto da sociedade e internacionalmente.
- Resultado: o impacto das pesquisas, qualidade da universidade e empregabilidade dos graduados. Por exemplo, qual é a porcentagem da população entre 25 e 64 anos que possui uma qualificação superior.
O resultado
Estados Unidos, Suíça, Dinamarca, Singapura e Suécia conseguiram as cinco primeiros posições do ranking como os melhores sistemas de ensino superior do mundo. O resultado é bastante útil para ter uma ideia da qualidade das universidades e das pesquisas científicas dos destinos de estudo na hora de escolher onde você quer estudar no exterior.
Veja o top 20 do ranking Universitas 21 de 2020:
- Estados Unidos: 100%
- Suíça: 90,1%
- Dinamarca: 85,7%
- Singapura: 84,5%
- Suécia: 84,3%
- Reino Unido: 83,6%
- Canadá: 83,2%
- Finlândia: 82,8%
- Austrália: 82,2%
- Holanda: 81,6%
- Noruega: 80,5%
- Áustria: 79,3%
- Bélgica: 75,6%
- Nova Zelândia: 72,7%
- Hong Kong: 72,7%
- Alemanha: 70,5%
- França: 68,6%
- Israel: 67,4%
- Irlanda: 66%
- Japão: 61,9%
Os Estados Unidos permanecem o número um, enquanto o Reino Unido caiu da terceira para sexta posição em relação ao ano passado. Já a Dinamarca subiu de quinta para terceira.
Embora alguns países tenham caído alguns lugares no ranking, eles ainda são considerados alguns dos melhores sistemas de ensino do mundo, como o canadense e o australiano, ambos uma posição inferior comparada a 2019.
Brasil
O Brasil ficou em 41º lugar entre os 50 países avaliados. Suas notas foram:
- Recursos: 22
- Ambiente: 42
- Conectividade: 47
- Resultados: 40
Conclusões
O relatório oficial divulgado pelo Universitas 21 traz seis importantes conclusões após nove anos conduzindo a pesquisa para o ranking de melhores ensino superior:
1. Há uma forte relação entre o financiamento das pesquisas e o seu desempenho.
2. A combinação entre financiamento público e privado tem pouco importância no desempenho.
3. Os países com população pequena se beneficiam da facilidade de desenvolvimento de conexões entre as instituições de ensino superior, empresas e governo.
4. Há uma correlação entre a quantidade de controle do governo e o nível de financiamento governamental. Os piores sistemas de ensino superior combinam controle rígido com financiamento limitado do governo.
5. Há uma relação negativa entre conectividade internacional e tamanho da população.
6. Há uma relação positiva entre conectividade e desempenho das pesquisas.
Leia o relatório completo do Universitas 21.
O que é o Universitas 21?
O Universitas 21 (U21) é um grupo de universidades internacionais focadas em pesquisa científica que trabalham juntas em questões em comum relacionadas ao ensino superior.
Os membros do grupo são de todas as partes do mundo, como você pode ver na lista a seguir:
- The University of Melbourne
- The University of New South Wales Sydney
- The University of Queensland
- KU Leuven
- McMaster University
- The University of Hong Kong
- University College Dublin
- The University of Auckland
- National University of Singapore
- Lund University
- University of Zurich
- University of Birmingham
- The University of Edinburgh
- University of Glasgow
- University of Nottingham
- University of Maryland
- University of California: UC Davis
Leia também:
10 fatos sobre o impacto econômico dos estudantes internacionais nos EUA