Essenciais
Estados Unidos: Últimas notícias

Pesquisa divulga recorde de estudantes internacionais nos EUA

Estudar nos Estados Unidos: Relatório informa quantos estudantes internacionais estudaram no país em 2011

Estudantes internacionais nos Estados Unidos
2549

O número de estudantes internacionais em faculdades e universidades nos Estados Unidos aumentou em 6,5%, batendo o recorde de 764.495 alunos no ano acadêmico de 2011/12 e contribuindo U$ 22,7 bilhões com a economia americana. Estes são os dados divulgados recentemente no Open Door 2012, relatório sobre estudantes estrangeiros nos EUA realizado desde 1954 pelo Institute of International Education (IIE).

 

 

A pesquisa demonstra que o envolvimento internacional em universidades nos EUA aumentou 6,5% desde a pesquisa de 2010/11. Este aumento pode ter sido influenciado com a vinda de mais estudantes chineses: 194.029 – representando um aumento de 23% em relação ao ano passado e 25% do total de estrangeiros nos EUA neste ano. China é seguida por Índia e Coréia do Sul, mas o quarto lugar representou a maior mudança na lista deste ano: a Arábia Saudita aumentou o número de estudantes nos EUA em 50%. Brasil aparece em 14º lugar, tendo enviado 9.029 brasileiros para a América – 2,7% a mais que em 2010/11.

 

Os dez estados americanos mais procurados foram Califórnia, Nova York, Texas, Massachusetts, Illinois, Pensilvânia, Flórida, Ohio, Michigan e Indiana. E dentre as universidades que mais receberam estrangeiros estão a University of Southern California, New York University, Michigan State University, Boston University e a renomada Harvard University.

 

Nível acadêmico

 

Em relação ao nível acadêmico dos cursos, o ano de 2011/12 marcou a maior procura por graduações (309.342 estudantes) do que pós-graduações (300.430). Mas o aumento da procura por cursos non-degrees – ou seja, técnicos, profissionalizantes ou de idiomas – foi a mais surpreendente: 17,4% a mais que ano passado. Mesmo assim, ainda é o tipo de curso menos procurado, com o número de 69.566 estudantes.

 

Área de estudo

 

As áreas de estudo em STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics) estão entre as mais procuradas por estrangeiros, mas a líder é a de Business e Gestão representando 21,8% do total, seguida por Engenharia (18,5%), Matemática e Ciência da Computação (9,3%), Ciências Sociais (8,7%), Ciências Físicas e Biológicas (8,6%), Belas Artes e Artes Aplicadas (5,5%), Inglês Intensivo (5,1%), entre outras.

 

Estudantes americanos nos exterior

 

O Open Doors Report também traz os números da situação reversa: estudantes americanos que vão conquistar um diploma no exterior. No ano acadêmico de 2010/11, 273.996 norte-americanos estudaram em algum outro país, apenas 1,7% a mais que no ano anterior. Apesar do pequeno aumento no período de um ano, o número de americanos no exterior triplicou em duas décadas. Os dez destinos de estudo preferidos por eles foram Reino Unido, Itália, Espanha, França, China, Austrália, Alemanha, Costa Rica, Irlanda e Argentina. O Brasil recebeu 3.485 americanos, aparecendo em 15º lugar da lista.

 

Para conhecer a pesquisa completa, acesse o site do Open Doors 2012.

 

Pesquise cursos nos Estados Unidos.

 

Leia mais:

O que é o exame Graduate Management Admission Test (GMAT)?

Pós-graduação de gestão nos Estados Unidos

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

Estudantes internacionais nos Estados Unidos

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.