Essenciais
Estados Unidos: Quando chegar lá

5 sotaques norte-americanos

Conheça cinco tipos diferentes de sotaques bem distintos nos Estados Unidos.

5 sotaques norte-americanos

Os Estados Unidos são um país enorme com uma grande variedade de diferentes culturas, etnias e tradições. Estima-se que há mais de 350 línguas faladas atualmente por todo o seu território, além, é claro, da variedade incrível de sotaques americanos. Se a sua intenção é estudar nos Estados Unidos, uma forma de compreender melhor as pessoas e história do país é aprender sobre a forma como falam – que certamente também ajudará bastante na sua adaptação.

 

Estudar nos EUA: encontre a sua universidade americana

 

Como estudante internacional você conhecerá novos ambientes, ideias e pessoas. Portanto, esperamos que esse nosso guia funcione como um ponto de partida para você se familiarizar um pouquinho mais com os Estados Unidos antes de viajar.

 

1. Sotaque de Nova York

 

Estude em Nova York

 

Por ser a cidade mais famosa dos Estados Unidos, é bem provável que você já ouviu alguém falando o sotaque de Nova York, especialmente em séries e filmes, como em Friends!

 

Palavras como talk e caught são pronunciadas como tawk e cawt, os principais estereótipos desse tipo de sotaque. (Lembram-se da Janice? Oh. My. God.)

 

Os novaiorquinos também tendem a omitir a letra “r” no final das palavras, assim girl, por exemplo, vira goil. Outra palavra bem característica é coffee, pronunciada como cwoffee.

 

Um artigo do The New York Times descreve esse sotaque como “uma mistura de várias comunidades: italiana, judaica, jamaicana, porto-riquenha, dominicana, irlandesa e muito mais”. Ou seja, ele reflete toda a diversidade cultural da cidade.

 

2. Sotaque do sul dos Estados Unidos

 

A parte sul dos Estados Unidos é formada por 16 estados, incluindo Virginia, Florida, Alabama e Texas. Nessas regiões, você normalmente encontrará um sotaque de inglês sul-americano bem estereotipado pela expressão y’all (de you all). Ele é peculiar da América do Sul e há muitos fatores que levaram à sua criação, incluindo imigração, urbanização, escravidão, entre outros.

 

Mas como a região sul é grande, existem muitas versões diferentes desse sotaque, dependendo de onde você escolher estudar. As pessoas no Alabama não soam como às da Georgia, embora todos se enquadrem no sotaque sulista.

 

3. Sotaque leste da Nova Inglaterra

 

Estude em Boston

 

Os estados de Vermont, Maine, Massachusetts, Rhode Island e New Hampshire estão localizados no leste da região conhecida como Nova Inglaterra, no nordeste dos Estados Unidos.

 

Ao se comunicar com o sotaque característico dessa área, a letra “r” é geralmente pronunciada com som de “ah”, de modo que palavras como car e park soam como cah e pahk. Em Boston, inclusive, onde se encontram a Harvard e o MIT, há a gíria wicked pissah, que significa o mesmo que awesome, mas é pouco usada pelo resto do país.

 

Na maior parte da Nova Inglaterra, você poderá ouvir outras frases bem peculiares, como “bang a uey”, quando um motorista passa a rua onde deveria virar e precisa fazer um retorno.

 

Embora as pessoas nessa área falem inglês, é claro, talvez você de um tempinho para se acostumar com o sotaque, que é mais próximo do britânico.

 

4. Sotaque geral do inglês americano

 

Com frequência ouvido em noticiários e filmes, o sotaque americano mais geral tem poucas características que podem ser atribuídas a uma região ou cultura específica. Ele também é chamado de centro-oeste às vezes, visto que é amplamente falado em estados do meio-oeste, como Nebraska, Ohio, Iowa, Kansas, Illinois, Minnesota, Indiana e alguns outros.

 

No entanto, existem características mais específicas, como not e hot pronunciados como naht e haht. Os falantes do sotaque geral americano falam a letra “r” ao contrário da Nova Inglaterra, ou seja, bem mais marcante. Esse sotaque é chamado de “neutro” passando a impressão que algumas regiões do país não têm sotaque nenhum.

 

5. Sotaque da Filadélfia

 

Estude na Filadélfia

 

O sotaque de Philly, como a cidade é carinhosamente chamada, é bem único. Palavras como fight e bike viram foit e boik; water se ponuncia wooder e yous é a versão y’all da Filadélfia. Se você está curioso para saber como soa esse sotaque, basta assistir a qualquer entrevista do Will Smith, que nasceu na cidade!

 

Há ainda expressões bem típicas, tipo, jeet, que significa did you eat; e wit whiz que se refere ao queijo usado no famoso cheesesteak da Filadélfia– um lanche mega recheado de queijo e bife.

 

Se você ainda estiver confuso em relação aos vários sotaques norte-americanos, sugerimos esse vídeo:

 

 

Leia também:

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook
CURSO PERFEITO
Quer saber qual curso é melhor para você?
Descubra com a nossa nova ferramenta "Selecionador de curso"!
COMEÇAR SUA BUSCA