Essenciais
Estados Unidos: Quando chegar lá

Como abrir uma conta bancária nos Estados Unidos

Bancos norte-americanos: como abrir e manter uma conta bancária enquanto estuda nos EUA

Como abrir uma conta em um banco dos EUA
13737

Você viajou para os Estados Unidos para estudar. Já tirou o seu cartão do Social Security Number. O próximo passo vital para firmar-se como morador no país é abrir uma conta em um banco americano. Como estudante estrangeiro os critérios de abertura variam de acordo com o banco que você optar. É muito importante checar quais são os documentos exigidos, por isso aqui vai uma dica valiosa, antes de mais nada: ligue, visite o site ou vá ao seu banco para checar o que você precisa apresentar na hora da abertura da conta.

 

 

A sua universidade terá funcionários instruídos para informá-lo sobre as melhores opções locais, as mais próximas e acostumadas a receber estudantes estrangeiros. As quatro maiores redes bancárias dos Estados Unidos são Bank of America, Chase, Citi Bank e Wells Fargo. No entanto, eu abri minha conta em um banco menor, a cinco minutos da minha homestay na Virginia, o United Bank. Mesmo sendo pequeno, sempre fui muito bem atendida. A vantagem de optar por uma das maiores redes é a possibilidade delas possuírem links com redes bancárias brasileiras facilitando possíveis transações. Há também a facilidade de encontrar mais filiais espalhadas por todo o país e, consequentemente, mais caixas eletrônicos (chamados de ATM’s em inglês) para poder sacar seu dinheiro sem pagar a taxa extra cobrada em caixas de outras agências.

Quais documentos eu preciso levar comigo?

Se você pretende trabalhar enquanto estuda, abrir uma conta bancária é prioridade. Além disso, ter uma conta significa ter acesso a um cartão de débito e talão de cheque, evitando andar com dinheiro vivo. Mas vale um ressalvo: não existe compra parcelada nos Estados Unidos. Para pagar algo é em uma parcela só, a integral!

Os documentos necessários para abrir uma conta americana devem ser informados pela agência escolhida por você, como já avisado. Possivelmente serão eles:

-Passaporte

-Carta de matrícula na universidade

-Quantia necessária em dinheiro para o primeiro depósito (pode variar de 10 a 100 dólares)

-Um segundo documento de identificação (carta de motorista, RG, CPF)

-Documentos que comprovem o seu visto (Visa F-1 ou J-1)

-Social Security Number

Uma vez no banco, com todos estes documentos, é só esperar ser atendido, informar sua situação legal no país e pedir para abrir uma conta. O funcionário do banco fará todo o resto. Ele deverá informá-lo sobre todos os detalhes e vantagens da sua conta. Possivelmente, você será indagado se quer dividir o seu dinheiro entre checking e saving accounts. O que são elas?

Checking account: a conta corrente para depósitos, da qual o seu dinheiro será sacado e na qual suas compras feitas pelo cartão serão debitadas.

Saving account: é a nossa conhecida poupança, você pode optar em guardar uma quantia do seu dinheiro nesta conta para criar uma reserva, o seu pé de meia.

Em caso de dúvidas?

Não hesite em procurar ajuda no departamento financeiro da sua universidade ou qualquer departamento designado a orientar os estudantes estrangeiros. Assuntos financeiros podem ser bastante cabeludos, mesmo no Brasil!

Limite de conta

Atente-se a um detalhe na hora de fazer a sua conta: o limite. Se você ultrapassar a quantia de dinheiro que tem depositada poderá acontecer de duas uma:

-Quando você está prestes a ultrapassar o seu limite, o seu cartão é bloqueado, impossibilitando transações na conta ou saques.

-Se você ficar no negativo, não importa quanto, deverá pagar uma quantia extra para o banco, que costuma ser bem salgada (uns U$200).

Alguns bancos deixam o cliente escolher qual melhor opção para o seu limite. Outros trabalham com apenas uma destas opções. Por isso é muito importante checar esta informação na hora de criar a conta para não ter problemas com os seus gastos.

 

Leia mais...

Como economizar enquanto estuda nos Estados Unidos

Study in the USA

Gratuito

eBook ‘Estudar nos Estados Unidos’

Gostou da leitura? Nós reunimos os principais tópicos sobre estudar nos Estados Unidos em um só livro digital.

Baixe seu eBook

Dê uma olhada...

Pesquise por cursos

Estados Unidos
Graduação
SOBRE O AUTOR

Como abrir uma conta em um banco dos EUA

Brenda Bellani é editora de conteúdo e tradutora do Hotcourses Brasil. É formada em Jornalismo e especializada em Língua Inglesa e Tradução pela UNIMEP. Já morou 18 meses nos Estados Unidos como au pair e é apaixonada por viagens. Como hobby, ela mantém um blog sobre livros e tradução e é dona de uma lista infinita de livros-que-quer-ler.